Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 18 SET 2020 - 14H46

Primeira comunidade redentorista no interior de SP completa 100 anos

A primeira comunidade redentorista constituída no interior do estado de São Paulo está localizada na cidade de Araraquara. Essa presença redentorista remonta ao dia 21 de setembro de 1920 quando chegaram os primeiros missionários para assumir o trabalho pastoral de uma igreja. 

A herança desses missionários persiste até hoje, 100 anos depois, a partir do atendimento pastoral na Igreja Santa Cruz e no trabalho evangelizador da primeira equipe missionária do Brasil, que ali surgiu.

:: O mais antigo grupo de missões populares redentoristas do Brasil

Reprodução
Reprodução
Fachada da Igreja de Santa Cruz em Araraquara (SP)



Ano jubilar

Durante todo o ano de 2020, foram organizadas atividades para a comemoração centenária, mas com a pandemia foram necessárias adaptações. 

"A pandemia da Covid-19 recolheu os Redentoristas em casa e fechou a igreja. Impossibilitados de receber fisicamente os fiéis e de viajar para as comunidades ondem aconteceriam as Missões Redentoristas, os religiosos abraçaram o velho ditado. 'Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé'. Já que o povo não pode frequentar o templo, com criatividade foi possível levar o templo às residências e alimentar nelas a 'Igreja Doméstica'", é o que diz o reitor da Igreja, padre João Batista de Almeida. 

Com missas diárias, novenas perpétuas, terços semanais como da Família e dos Homens, catequese mariana, novenas em preparação de festas e solenidades e celebração penitencial nas redes sociais e também com a presença na rádio, os missionários se mantiveram próximos dos fiéis. Dessas celebrações, a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teve uma audiência significativa, reuniu cerca de 217 mil aparelhos ligados, somando as três missas realizadas no dia.

Com a reabertura das igrejas e do comércio local, a comunidade passou a realizar missas com a presença dos paroquianos, contando com as devidas precauções e cuidados de higiene.  

Para o superior provincial, padre Marlos Aurélio a comemoração do centenário dá a oportunidade de reconhecer o quanto Deus foi generoso durante todos esses anos e é um convite para renovar o compromisso assumido nestas terras. 

"A celebração deste jubileu centenário deve reacender nosso entusiasmo missionário e nos provocar a respondermos aos novos desafios que surgem à evangelização, sobretudo com criatividade e ousadia", frisa o superior.

História centenária

Os Redentoristas chegaram a Araraquara para fortalecer a devoção já existente em honra da Santa Cruz. Ali a primeira igrejinha dedicada a celebrar esta devoção; que remonta ao início do cristianismo, começou a ser construída em 1871. O primeiro missionário redentorista padre Luiz Weiss chegou na tarde do dia 21 de setembro de 1920.

A Igreja de Santa Cruz está no coração da cidade de Araraquara, e por isso, e também pelo dinamismo dos missionários, é a igreja que mais reúne fiéis que ali chegam de todas as partes da cidade, principalmente às quartas-feiras, quando participam durante todo o dia das novenas em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Muitos redentoristas, padres e irmãos, já passaram pela igreja e pela cidade. Hoje a comunidade é formada por 11 redentoristas que trabalham na igreja e mais 5 que integram a equipe missionária.

Arquivo pessoal.
Arquivo pessoal.
Missionários da Comunidade de Araraquara.



Nestes 100 anos, os missionários continuam cumprindo a sua missão tornando a igreja de Santa Cruz uma referência para toda a região, seja pelo
atendimento espiritual e pastoral do povo, seja pela propagação da devoção mariana, e também por ser ponto de partida da equipe missionária que realiza a pregação das Santas Missões em muitas cidades e paróquias deste imenso Brasil.

Programação Especial

::  Acompanhe as celebrações no domingo (20) pela fanpage e pela webtv da Igreja. A missa solene acontece às 9h.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...