Notícias

100 anos da Casa da Imaculada Conceição de Campos dos Goytacazes

Centenário da presença redentorista e de devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

25 JAN 2023 - 14H58 (Atualizada em 26 JAN 2023 - 10H10)

Divulgação

25 de janeiro de 1923 – Fundação da “Casa da Imaculada Conceição de Campos” (Comunidade Redentorista Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos dos Goytacazes (RJ)). A constituição canônica se daria no dia 09 de fevereiro de 1924. Entretanto, a Crônica da Província apontou o dia em que isto ocorreu como sendo 26 de janeiro de 1926.

Aventura apostólica na história

A Província do Rio de Janeiro foi fundada pelos missionários que vieram da Holanda. A primeira fundação da então chamada Vice-Província brasileira foi feita em 1893, na cidade de Juiz de Fora (MG), junto à Igreja de Nossa Senhora da Glória onde os redentoristas estão até hoje.

Divulgação
Divulgação
A comunidade foi pioneira na Diocese de Campos


No início, sua área de atuação apostólica ia de Minas Gerais até o estado do Ceará, área de ação reduzida depois com a criação da Missão de Garanhuns (PE), elevada mais tarde à condição de Vice-Província de Recife, em 1953

Divulgação
Divulgação
Vitral do Santuário de Campos dos Goytacazes

No dia 29 de junho de 1951, aconteceu a elevação de Vice-Província à condição de Província com a consequente separação da Província Holandesa. Em 1971, foi efetuada a mudança de sua sede administrativa para a cidade de Belo Horizonte (MG) e transferida a sede provincial para Juiz de Fora.

Uma comunidade centenária

A fundação da Casa Redentorista de Campos dos Goytacazes teve início no dia 25 de janeiro de 1923, festa da Conversão de São Paulo. Os Redentoristas instalaram-se provisoriamente no convento, nas dependências da Igreja de São Francisco, onde deram início à pregação das Santas Missões, fazendo pregações nas capelas, povoados e igrejas do norte fluminense e também em cidades do Espírito Santo.

Assim, permaneceram nesta primeira casa por cerca de 22 anos. As instalações eram precárias, porque moravam em acanhadas acomodações das Sacristias da Igreja de São Francisco e as realidades pastorais da quase-paróquia logo evidenciaram a necessidade de um convento e igreja próprios na cidade, que correspondessem ao apostolado e à maneira típica de vida dos Redentoristas.

Por volta de 1946, os Missionários Redentoristas de Campos dos Goytacazes iniciaram a mobilização da comunidade local a fim de viabilizar a nova construção, com a realização de diversos eventos em benefício do novo Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 1947, começaram os trabalhos preparatórios para a construção da casa e no ano seguinte, o lançamento da primeira pedra.

No dia 12 de fevereiro de 1950, Dom Antônio de Castro Meyer, então Bispo de Campos, celebrou a Santa Missa e deu a bênção ao novo Convento. Após 27 anos de presença redentorista, estava pronta a nova moradia. Cinco anos depois, foi inaugurado o templo, em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

No ano de 1996, a Igreja do Convento foi elevada à condição de Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, passando a receber muitos devotos e romeiros que vinham da cidade e de outras localidades. A comunidade foi pioneira na Diocese de Campos, levando até lá movimentos como a Liga Católica, Legião de Maria, Cursilho e Encontros Conjugais.

Localizada na região norte do estado do Rio de Janeiro, a cidade, que é sede de diocese, possuiu hoje população acima de 500 mil habitantes. Sua economia se beneficia com os royalties do petróleo, o que determina uma maior diversidade de investimentos, principalmente na área de serviços.

Divulgação
Divulgação
No ano de 1996, a Igreja do Convento foi elevada à condição de Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Festa Jubilar

O centenário de presença e de devoção a Nossa Senhora foi comemorado com um Tríduo Celebrativo que culminou com a grande festa deste dia, com missa solene, procissão da luz e renovação das promessas batismais.

E que venham outros 100 anos de pioneirismo e de compromisso com a propagação da Copiosa Redenção.

Pe. José Inácio de Medeiros, CSsR
Rádio Aparecida
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...