O início do mês de setembro sempre representa um momento para elaborar os planos para o ano seguinte, mas também para avaliar o ano pastoral que passou.
A equipe de redentoristas que atuam na Albânia começou o novo ano com grande esperança, com a chegada do seminarista Krystian Grabowski, que se juntou à comunidade para realizar o seu ano pastoral.
O dia 5 de setembro marcou a festa de Madre Teresa de Calcutá, filha da nação albanesa, motivo de orgulho para os albaneses. Mesmo nascendo em Skopje, que hoje faz parte da Macedônia do Norte, ela cresceu em uma família albanesa.
Quando criança, se comunicava em albanês e sua mãe (Drane) e sua irmã (Age) estão sepultadas no cemitério da capital albanesa, Tirana, perto da missão redentorista.
Setembro foi uma época repleta de encontros, conferências, concertos e publicação de livros dedicados à Madre Teresa.
Na paróquia redentorista também foram organizados alguns eventos celebrativos. Isto é digno de nota, porque na Albânia, 70% da população é muçulmana, mas mantém respeito e estima para com Santa Madre Teresa, o que representa um raio de esperança e uma ponte para outras religiões no campo da evangelização.
O momento trouxe muita alegria para a comunidade redentorista que colabora com as Missionárias da Caridade há vários anos na evangelização e nas questões sociais.
As irmãs administram lares para pessoas abandonadas e doentes, prestando assistência médica e garantindo que tenham comida e um teto para viver. Elas ensinam o catecismo e visitam as famílias mais necessitadas.
Os redentoristas acompanham as irmãs e os colaboradores leigos em seu cuidado espiritual, praticando o carisma de pregação e serviço no confessionário, como apóstolos da Divina Misericórdia.
Na Albânia, o ministério redentorista é multidimensional, e seu ponto central é a paróquia missionária de Santo Afonso de Ligório, localizada em Kamez, onde servem e praticam o carisma de proclamar a redenção abundante para os mais necessitados.
A comunidade também se esforça na realização de missões, inspiradas no carisma e espiritualidade de Santo Afonso, apoiando os membros do clero local em seu ministério.
Nos últimos anos, foram realizadas missões em Vlora, Bilaj, Puka e Rreshen.
Os missionários também colaboram com congregações religiosas femininas e movimentos eclesiais, os apoiando em seu trabalho evangelizador e caritativo.
O trabalho com crianças e jovens merece uma atenção especial, pois eles são a esperança do país. Além da catequese, são organizadas várias atividades recreativas com elas, para que possam experimentar um alegre encontro com a Igreja viva e com Deus.
Missionários leigos trabalhando com as crianças na Albânia
.:: Conheça as Obras Sociais da Província Nossa Senhora Aparecida ::.
O grande desafio é trabalhar com os leigos, preparando-os para assumir responsabilidades cada vez maiores no trabalho e no ministério da comunidade, para o bem da própria Igreja e dos outros.
Mesmo sendo comunidades pequenas, com a participação de poucas pessoas, valem o tempo e a energia que se gasta, porque a semente está sendo lançada com a esperança de que dará frutos multiplicados no futuro.
O novo ano pastoral está sendo iniciado com grande esperança, mas também com a consciência de que os maiores milagres de Deus estão escondidos no coração humano.
Embora seja difícil quantificá-los ou traduzi-los em relatórios escritos, eles têm um impacto real na vida cotidiana e nas relações humanas.
.:: Trabalho dos Missionários Redentorista em Angola ::.
Pe. Andrzej Michoń, C.Ss.R
Fonte: Tradução livre: Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Santuário Nacional acolhe missa da Assembleia Provincial Redentorista
Missa foi presidida pelo Pe. Edvaldo Araújo, C.Ss.R., e marcou momento de unidade e reflexão na Assembleia Provincial. Saiba mais!
Assembleia Provincial analisa planejamento de vida comunitária
Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida analisam textos sobre o Governo das Comunidades Locais e o planejamento da vida em comunidade. Saiba mais!
Artistas entre os Irmãos: a história do brasão redentorista
O brasão da Congregação Redentorista teve origem em um desenho do Ir. Vito Curzio. Como ele, outros irmãos redentoristas também se destacaram nas artes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.