Notícias

5 fatos marianos que marcaram a vinda dos pioneiros redentoristas

Da história desses primeiros homens existem cinco fatos curiosos que antecederam a chegada a Aparecida

Escrito por Elisangela Cavalheiro

28 OUT 2020 - 10H39 (Atualizada em 25 OUT 2023 - 19H01)

Comissão do Patrimônio Histórico da Província

Os primeiros Missionários Redentoristas chegaram a Aparecida no dia 28 de outubro de 1894, num mês que é especial para os devotos da Mãe Aparecida e está totalmente ligado à história da presença da Congregação do Santíssimo Redentor no estado paulista.

Uma foto emblemática e já muito divulgada mostra os 13 missionários conhecidos como pioneiros alemães. São eles: padres Gebardo, Siebler, João da Mata, Gahr, Wendl e Valentim, e os irmãos Norberto, Gebardo, Ulrico, Floriano, Simão, Rafael e Estanislau. Na parte inferior da foto, uma inscrição bem alemã, diz: “1894 — retrato em Gars”. Na foto, na verdade são 14. Na véspera da viagem, o padre Valentim, por motivo de doença, não pode vir com o grupo, o que fez no ano seguinte. 

Da história desses primeiros homens existem cinco fatos curiosos que antecederam sua vinda.

É destaque coincidências que apontam a presença de Nossa Senhora, o que de certa forma não poderia ser diferente! Na história da congregação e do fundador, Santo Afonso Maria de Ligório, a Virgem Maria sempre teve presença destacada.

Conheça os fatos:

Presença de Nossa Senhora

1 – Foi na festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que o Superior Geral, Padre Matias Raus, aceitou enviar missionários da Província Redentorista Bávara (alemã) para atuar na evangelização de “pagãos e infiéis”, conforme desejo do Capítulo Geral de 1894. Embora o Brasil não fosse uma nação pagã ou infiel, naquele tempo não estava longe disso; motivo pelo qual a Província bávara aceitou a fundação ofertada pelos bispos de Goiás e de São Paulo. Um fato que indicava a necessidade dessa ação evangelizadora é que pouquíssimas pessoas buscavam a confissão na época.

Comissão do Patrimônio Histórico Provincial
Comissão do Patrimônio Histórico Provincial
Foto do Capítulo Geral de 1894, que deu aval para a vinda dos pioneiros alemães


2 – A partida dos redentoristas alemães para o Brasil ocorreu no dia 24 de setembro, festa de Nossa Senhora das Mercês. Devemos lembrar aqui um fato relacionado a Santo Afonso, que deixou sua espada de cavaleiro aos pés de uma imagem de Nossa Senhora das Mercês, a Mãe da Redenção e da Misericórdia.

:: As devoções marianas de Santo Afonso

3 – Durante a viagem, de passagem pela França, os padres e irmãos, com uma licença especial, puderam visitar o Santuário de Lourdes. Segundo as Crônicas, foi ali que Padres e Irmãos colocaram nas mãos da Imaculada, o feliz êxito da viagem que iam empreender (naquele tempo, uma aventura) e do trabalho que iam iniciar, num país inteiramente desconhecido para eles, onde sequer dominavam o idioma.

4 – Foi no Mês do Rosário que eles chegaram a Aparecida, para se encarregarem de um Santuário mariano dedicado a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

CDM/Santuário Nacional
CDM/Santuário Nacional
Basílica de Aparecida em 1894, ano que chegaram os pioneiros redentoristas


5 – Um último fato, bem indicado pelo padre Isac Lorena, na publicação ‘In illo tempore’, de 1979, é que em Goiás, os pioneiros que lá chegaram iam cuidar do Santuário de Trindade. A imagem que nele se venera não é bem uma imagem da Santíssima Trindade, mas de Nossa Senhora, pois apresenta as três Pessoas Divinas, coroando a Virgem Maria em sua glória. E ainda um outro fato: o berço da então futura Vice Província, naquele tempo em Goiás, foi colocado em Campininhas, na paróquia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

“Tudo isso nos leva a concluir que a Mãe da Igreja é também a Mãe da nossa Província. Ela, quem embalou o seu berço entre as duas paróquias, de Aparecida e Campininhas, ambas dedicadas à Imaculada Conceição; e Ela quem acompanhou os primeiros passos dos Fundadores, para que a Vice Província se desenvolvesse, e chegasse a ser o que hoje é”, assinalava o padre Isac Lorena, falecido em 1998.

:: A chegada dos Missionários Redentoristas a Aparecida

Fonte: In illo tempore

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...