Reprodução
Notícias

A cidade de Santo Afonso

Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

04 MAR 2022 - 08H38 (Atualizada em 04 MAR 2022 - 09H21)

O nosso santo pai e fundador, ao longo dos tempos recebeu muitas homenagens como a concessão de nomes de ruas, avenidas e praças, mas no estado do Mato Grosso existe uma cidade que recebe o nome de Santo Afonso.

É uma cidade pequena, com população estimada pelo IBGE é de 3,2 mil habitantes, distribuídos numa área de 1.172,87 km². O município encontra-se a 257 km da capital Cuiabá. Mas quem sabe seja essa a única cidade do Brasil e do mundo a ele totalmente dedicada!

Conheça!

História

Reprodução
Reprodução


As origens históricas do município ligam-se aos antigos garimpos de Diamantino, acompanhando as suas idas e vindas nos ciclos de produção e abandono. Na mesma região existe a cidade de Diamantino, que é a sede da diocese à qual pertence a cidade de Santo Afonso.

Leia MaisEntenda porque Santo Afonso também é um santo para os nossos dias

No início do século 20, o lugar era bastante explorado pelos seringueiros, vindo depois a exploração do ouro de aluvião.

A origem do nome Santo Afonso vem da referência que se faz a um cidadão chamado Afonso que, segundo fonte oral, era funcionário da Companhia de Telégrafos. Por muitos anos o local ficou conhecido por Afonso, mais tarde adicionou-se o termo "Santo", ficando Santo Afonso.

Por volta de 1912, a localidade ganhou uma estação telegráfica, intermediária entre Parecis e Barra do Rio Bugres, instalada pela Comissão Rondon. Em 1940, José Gratidiano Dorileo ali possuía um barracão de zinco, destinado a ser depósito do látex que era produzido na região. O lugar servia como ponto de referência para orientação regional da Serra de Tapirapuã. Também por Santo Afonso passou a Coluna Prestes, em 1927, a caminho da Bolívia. Seu desenvolvimento teve maior impulso a partir de 1959.

Questões fundiárias irromperam na região, tendo a Prelazia de Diamantino entrado com ação judicial em favor dos posseiros legais. A partir daí, com a solução dos problemas fundiários, um novo impulso migratório, acontecido em 1975, deu a configuração atual de Santo Afonso.

O município foi criado através da Lei nº 5.909, de 20 de dezembro de 1991, com sua área totalmente desmembrada do município de Arenápolis.

Como igreja, Santo Afonso pertence à diocese de Diamantino, parte do Regional Oeste II da CNBB, integrando à Província Eclesiástica de Cuiabá.

Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo, atualmente é diretor da Rádio Aparecida

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...