O nosso santo pai e fundador, ao longo dos tempos recebeu muitas homenagens como a concessão de nomes de ruas, avenidas e praças, mas no estado do Mato Grosso existe uma cidade que recebe o nome de Santo Afonso.
É uma cidade pequena, com população estimada pelo IBGE é de 3,2 mil habitantes, distribuídos numa área de 1.172,87 km². O município encontra-se a 257 km da capital Cuiabá. Mas quem sabe seja essa a única cidade do Brasil e do mundo a ele totalmente dedicada!
Conheça!
História
As origens históricas do município ligam-se aos antigos garimpos de Diamantino, acompanhando as suas idas e vindas nos ciclos de produção e abandono. Na mesma região existe a cidade de Diamantino, que é a sede da diocese à qual pertence a cidade de Santo Afonso.
Leia MaisEntenda porque Santo Afonso também é um santo para os nossos diasNo início do século 20, o lugar era bastante explorado pelos seringueiros, vindo depois a exploração do ouro de aluvião.
A origem do nome Santo Afonso vem da referência que se faz a um cidadão chamado Afonso que, segundo fonte oral, era funcionário da Companhia de Telégrafos. Por muitos anos o local ficou conhecido por Afonso, mais tarde adicionou-se o termo "Santo", ficando Santo Afonso.
Por volta de 1912, a localidade ganhou uma estação telegráfica, intermediária entre Parecis e Barra do Rio Bugres, instalada pela Comissão Rondon. Em 1940, José Gratidiano Dorileo ali possuía um barracão de zinco, destinado a ser depósito do látex que era produzido na região. O lugar servia como ponto de referência para orientação regional da Serra de Tapirapuã. Também por Santo Afonso passou a Coluna Prestes, em 1927, a caminho da Bolívia. Seu desenvolvimento teve maior impulso a partir de 1959.
Questões fundiárias irromperam na região, tendo a Prelazia de Diamantino entrado com ação judicial em favor dos posseiros legais. A partir daí, com a solução dos problemas fundiários, um novo impulso migratório, acontecido em 1975, deu a configuração atual de Santo Afonso.
O município foi criado através da Lei nº 5.909, de 20 de dezembro de 1991, com sua área totalmente desmembrada do município de Arenápolis.
Como igreja, Santo Afonso pertence à diocese de Diamantino, parte do Regional Oeste II da CNBB, integrando à Província Eclesiástica de Cuiabá.
Santuário da Lapa celebra setenário de Nossa Senhora da Soledade
Festa da co-padroeira da “Igreja de Pedra e Luz” conta com a presença de padres convidados para as pregações. Confira a programação!
8 momentos da presença redentorista na Rede Aparecida de Comunicação
Rede celebra o aniversário de 73 anos da Rádio Aparecida, de 19 anos da TV Aparecida, e de 14 anos do Portal A12. Confira a lista!
5 personagens bíblicos para inspirar sua vocação
Conheça as histórias de Rute, Samuel, João Batista, Paulo e Maria.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.