Mesmo sendo parte da nobreza napolitana, Santo Afonso Maria de Ligório cultivava aquilo que veio a se tornar o carisma da congregação que fundou — O cuidado para com os pobres.
A imagem do santo é de alguém focado nos estudos ao lado de livros teológicos, imerso na leitura ou em meditação. Ele também fazia isso durante sua jornada de trabalho, mas ainda assim dedicava parte do seu tempo aos mais necessitados.
O Doutor da Igreja também gastava grande parte do seu tempo no pátio do episcopado, no meio de uma turma de crianças, distribuindo palavras de afeto e pão.
Crianças se divertindo no pátio do episcopado enquanto seus pais trabalhavam
Certo dia, o Missionário Redentorista Angelo Gaudino, de passagem por Santa Águeda dos Godos, se deparou com um trabalhador rural que lamentava a renúncia da Diocese apresentada em 1775 por Santo Afonso devido à fragilidade de sua saúde:
"Quando íamos para a montanha, deixávamos nossos filhos no palácio de Monsenhor, e estávamos seguros de que seriam alimentados. Agora que ele renunciou e está partindo, a quem devemos recorrer?"
Naquela época, não existiam creches, jardins de infância ou outras instituições semelhantes. As crianças vagavam pelas ruas, quando não havia algum adulto em casa para cuidar delas.
O Santo atendeu à necessidade dos trabalhadores, que saíam ao amanhecer e só retornavam ao anoitecer.
Mesmo sem perceber, Santo Afonso antecipava o que conhecemos hoje como assistência social.
.:: Conheça o trabalho apostólico de Santo Afonso com as Capelas Noturnas ::.
As crianças eram difíceis, mas mesmo assim, Santo Afonso os suportava e, ao invés de repreendê-los, passava entre eles os abençoando, e se alegrava ao ensinar algumas orações enquanto seus pais estavam trabalhando.
Naquela época, também não havia auxílios nacionais ou internacionais. O santo redentorista cuidava deles com inspiração evangélica.
Os Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida, como continuadores de Santo Afonso, carregam ainda hoje esse mesmo zelo para com os necessitados.
Nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, os redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida administram Centros de Assistência Social, atuando na socialização e capacitação de crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade.
O trabalho é realizado por profissionais qualificados e comprometidos com à cidadania e a dignidade da pessoa humana.
.:: Conheça cada unidade do CAS (Centro de Assistência Social) ::.
Fonte: santalfonsoedintorni.it
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Padre Achilles Desurmont: Vida, Obra e Legado Redentorista
Conheça a trajetória do sacerdote francês que foi Superior da Província Francesa por 22 anos e fundador da revista "La Sainte Famille" (1875). Clique e confira!
São Geraldo Majella e o Natal do Nosso Senhor Jesus Cristo
A mística intimidade de São Geraldo com o Menino Jesus: das brincadeiras na infância ao milagre das chaves perdidas. Conheça essas histórias de fé e humildade
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.