Depois de dois anos de interrupção por causa da pandemia da Covid-19, as Santas Missões pregadas pelos Missionários Redentoristas da Província de São Paulo voltam a acontecer, atingindo agora a Paróquia de São José, situada na cidade de Alto do Rio Doce.
A cidade tem cerca de 12 mil habitantes, localizando-se na Zona da Mata Mineira e sua paróquia, dedicada a São José, pertence à Arquidiocese de Mariana.
Fundado em 1890, o município, além das comunidades rurais é formado por quatro distritos: Alto Rio Doce, Abreus, situado ao lado de Dores do Turvo, Vitorinos, situado ao lado de Senhora dos Remédios e Missionário, situado a 12 km da sede e muitas outras comunidades rurais e urbanas.
Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, quando pároco da cidade de Lamim (MG), em 2020, solicitou as Missões. Com sua transferência para Alto do Rio Doce, levou consigo a solicitação para o trabalho, por conhecer bem a metodologia que os redentoristas usam na pregação das missões, sobretudo neste tempo de pós-pandemia.
Quando era menino, ele viu sua cidade natal, Sericita (MG), receber as Santas Missões, em 1995. Por isso, espera muito das Santas Missões para motivar o povo neste tempo de resgate da pós-pandemia.
Retomada missionária
Os trabalhos missionários na Paróquia São José, de Alto do Rio Doce (MG) foram iniciados em março de 2022.
Com a mobilização das lideranças das pastorais e movimentos e com a coordenação das 31 comunidades da paróquia, a Primeira Fase das Missões, chamada de Missão da Visitação teve início com a realização do senso sociorreligioso para mapeamento das famílias e conhecimento de sua realidade.
No dia 23 de maio, chegou a Irmã Stella Cristofoletti, Apóstola do Cenáculo, para concluir o trabalho, realizando a tabulação das respostas, em vista da formação dos grupos missionários. Ao todo foram formados 94 Grupos Missionários que evangelizarão as mais de 3 mil famílias do município.
A partir do dia 12 de junho, vários Missionários Redentoristas visitaram a paróquia e as comunidades, celebrando, conhecendo e animando a todos em vista da realização da Missão nas Famílias em todas as comunidades da paróquia São José.
No dia 19 de junho, com a realização do dia de Capacitação Missionária, cerca de 300 pessoas foram enviadas como Missionários Leigos para animar os Grupos Missionários, rezando juntos, refletindo a Palavra e se mobilizando para a ação na comunidade.
Leia MaisUma experiência Vocacional no BrasilVocação: assumir os mesmos sentimentos do Coração de JesusEsperança e mobilização
Neste tempo de Pós-Pandemia, as Santas Missões Redentoristas se tornam um meio prático, estratégico e vital, subsidiando a paróquia no retorno de suas atividades apostólicas e pastorais.
Como parte da Ação Extraordinária da Igreja, as Missões Redentoristas buscam levar a esperança de Cristo às comunidades de uma paróquia, revigorando sua fé e resgatando os indiferentes.
Na fase mais aguda da pandemia, as pessoas tiveram que se afastar das comunidades, dos sacramentos e até mesmo da vida comum, sendo agora o tempo do recomeço e da volta à animação da vida em comunidade.
Na cidade de Alto Rio Doce, bem como em outras paróquias já em fase de organização para as missões, o povo tem feito das Missões Populares Redentoristas o seu caminho de volta para a vida de comunidade e para o sentido de pertença à Igreja, povo de Deus.
Fonte: Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.
Quem foi o primeiro Irmão Missionário Redentorista?
Conheça o primeiro Irmão da Congregação Redentorista, celebrado no dia 18 de setembro!
Conheça o Centro de Assistência Social Pedro Donders
Segundo vídeo da série produzida pelo Portal A12 apresenta os serviços oferecidos na unidade de Miracatu (SP)
3 Irmãos Redentoristas que inspiram a vida missionária
Conheça a história de 3 missionários redentoristas que são inspiração para aqueles que desejam seguir o caminho da vida religiosa consagrada.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.