Notícias

Alto do Rio Doce em Missão

Paróquia de São José, situada na cidade mineira, recebe os Missionários Redentoristas da Província de São Paulo

Escrito por Redentoristas

24 JUN 2022 - 09H37 (Atualizada em 24 JUN 2022 - 10H55)

Arquivo Pessoal

Depois de dois anos de interrupção por causa da pandemia da Covid-19, as Santas Missões pregadas pelos Missionários Redentoristas da Província de São Paulo voltam a acontecer, atingindo agora a Paróquia de São José, situada na cidade de Alto do Rio Doce.

A cidade tem cerca de 12 mil habitantes, localizando-se na Zona da Mata Mineira e sua paróquia, dedicada a São José, pertence à Arquidiocese de Mariana.

Fundado em 1890, o município, além das comunidades rurais é formado por quatro distritos: Alto Rio Doce, Abreus, situado ao lado de Dores do Turvo, Vitorinos, situado ao lado de Senhora dos Remédios e Missionário, situado a 12 km da sede e muitas outras comunidades rurais e urbanas.

Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, quando pároco da cidade de Lamim (MG), em 2020, solicitou as Missões. Com sua transferência para Alto do Rio Doce, levou consigo a solicitação para o trabalho, por conhecer bem a metodologia que os redentoristas usam na pregação das missões, sobretudo neste tempo de pós-pandemia.

Quando era menino, ele viu sua cidade natal, Sericita (MG), receber as Santas Missões, em 1995. Por isso, espera muito das Santas Missões para motivar o povo neste tempo de resgate da pós-pandemia.


Santas Missões Redentoristas foram retomadas após dois de paralisação por conta da pandemia


Retomada missionária

Os trabalhos missionários na Paróquia São José, de Alto do Rio Doce (MG) foram iniciados em março de 2022.

Com a mobilização das lideranças das pastorais e movimentos e com a coordenação das 31 comunidades da paróquia, a Primeira Fase das Missões, chamada de Missão da Visitação teve início com a realização do senso sociorreligioso para mapeamento das famílias e conhecimento de sua realidade.

No dia 23 de maio, chegou a Irmã Stella Cristofoletti, Apóstola do Cenáculo, para concluir o trabalho, realizando a tabulação das respostas, em vista da formação dos grupos missionários. Ao todo foram formados 94 Grupos Missionários que evangelizarão as mais de 3 mil famílias do município.

A partir do dia 12 de junho, vários Missionários Redentoristas visitaram a paróquia e as comunidades, celebrando, conhecendo e animando a todos em vista da realização da Missão nas Famílias em todas as comunidades da paróquia São José.

No dia 19 de junho, com a realização do dia de Capacitação Missionária, cerca de 300 pessoas foram enviadas como Missionários Leigos para animar os Grupos Missionários, rezando juntos, refletindo a Palavra e se mobilizando para a ação na comunidade.

Leia MaisUma experiência Vocacional no BrasilVocação: assumir os mesmos sentimentos do Coração de JesusEsperança e mobilização

Neste tempo de Pós-Pandemia, as Santas Missões Redentoristas se tornam um meio prático, estratégico e vital, subsidiando a paróquia no retorno de suas atividades apostólicas e pastorais.

Como parte da Ação Extraordinária da Igreja, as Missões Redentoristas buscam levar a esperança de Cristo às comunidades de uma paróquia, revigorando sua fé e resgatando os indiferentes.

Na fase mais aguda da pandemia, as pessoas tiveram que se afastar das comunidades, dos sacramentos e até mesmo da vida comum, sendo agora o tempo do recomeço e da volta à animação da vida em comunidade.

Na cidade de Alto Rio Doce, bem como em outras paróquias já em fase de organização para as missões, o povo tem feito das Missões Populares Redentoristas o seu caminho de volta para a vida de comunidade e para o sentido de pertença à Igreja, povo de Deus.

Fonte: Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.