Notícias

Dois anos depois da tragédia de Brumadinho, relembre canção de Dom Vicente

Na foto abaixo, bispo preside missa no dia de Finados, em 2020, rezando pelas vítimas da tragédia e da Covid-19

Escrito por Elisangela Cavalheiro

27 FEV 2019 - 11H48 (Atualizada em 25 JAN 2021 - 14H09)

Reprodução fanpage do bispo

O bispo redentorista Dom Vicente Ferreira, referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), que inclui a cidade de Brumadinho, e bispo auxiliar de Belo Horizonte, compôs uma música dedicada a Brumadinho na época da tragédia, há exatos dois anos.

Poeta e compositor, Dom Vicente apresentou a canção na missa de trigésimo dia de falecimento das vítimas da tragédia, celebrada no dia 25 de fevereiro de 2019, na Igreja de São Sebastião, Matriz de Brumadinho.

Dom Vicente conta que, durante um tempo, ele não conseguia dizer “nenhuma palavra” sobre o drama vivido pelo povo mineiro, mas depois sentiu que era preciso deixar uma mensagem.

“Essa canção nasceu por estar imerso e encharcado de todo o drama de nosso povo de Brumadinho. Até certo momento, eu não conseguia dizer nada, nenhuma palavra sobre aquilo tudo; era só um lamento e um choro. Mas depois veio a necessidade de procurar uma palavra e o desejo de marcar com essa palavra uma partilha e tocar a sensibilidade de outras pessoas, sem ferir a dor do outro, mas viver a dor com o outro, disse ao A12.

O bispo enfatiza na letra a beleza da pequena cidade e a paz que foi perdida com o rompimento da barragem. De uma paisagem serena e tranquila – como a bruma da manhã, que Dom Vicente também quis representar como a alma do povo – veio o pranto, e depois, a denúncia.

“A música é um reconhecimento da beleza do nosso povo e da ecologia, o lamento profundo pela dor, pelo desejo de paz, e ao mesmo tempo, uma denúncia porque o mundo tão lindo que Deus fez está sendo jogado pela irresponsabilidade em vales de lama, assinala.

:: A encíclica Laudato Si do Papa Francisco e a tragédia de Brumadinho

Apostolado em 2021 

Atualmente, Dom Vicente continua sendo porta-voz das inúmeras famílias que perderam parentes na tragédia, que somam 273 pessoas, das quais 11 continuam desaparecidas. 

Através de um trabalho articulado pela Equipe Renser, a arquidiocese mineira tem acompanhado as comunidades a partir de inúmeros  projetos; com um Coletivo dos Atingidos e Atingidas; a edição anual de uma romaria para recordar as vítimas e clamar por justiça para todos que continuam sofrendo após este crime ambiental, entre outras ações. 

Em sua rede social a alguns dias, ao entoar novamente a canção em um programa de TV, o bispo disse: 

"Meu coração queima, de revolta. Busquei meu lamento. A forma que invento de resistir. BRUMADINHO: 2 anos de luto e luta. Uno-me em romaria com muita gente de teimosia. Nossa fé está na estrada". 

Arquidiocese de Belo Horizonte.
Arquidiocese de Belo Horizonte.
Bispo abençoa bombeiro à epoca da tragédia em 2019


Reveja a canção sendo apresentada pelo bispo na missa do dia 25 de fevereiro de 2019:

Letra:

Lamento - Dom Vicente Ferreira

Bruma
Orvalho da manhã tão pura
Brisa mansa ternura
No vale bom de viver

Vem sol
Feliz vem lumiar
Minas que banha o mar
De água doce e prazer

Bruma
De brumadinho
Se foi embora
Seu povo chora
Dor que dói demais

Cada olhar é lágrima
Nuvem que pesa
Mas a gente reza
Implorando paz

Deus Pai
Que tudo tão lindo fez
Por quê a insensatez
Destrói a vida sagrada

Valei
Senhor de tudo que existe
Se o Vale da morte insiste
Vale não vale nada


6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...