Enquanto milhares de devotos se dirigem ao Santuário Nacional de Aparecida para celebrar os dias de Novena e Festa da Padroeira do Brasil, no sertão baiano, muitas romarias se dirigem para o Santuário do Bom Jesus da Lapa.
A Igreja de Pedra e de Luz, localizada no oeste da Bahia, recebe entre os dias 9 e 12 de outubro, a 16ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, com o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”.
São quatro dias de momentos intensos de oração, fé e comunhão, nesta que é considerada a 3ª maior romaria ao Santuário do Bom Jesus, atrás somente das Romarias do Bom Jesus, entre o final de julho e o início de agosto, e de Nossa Senhora da Soledade, em setembro.
.:: Obra resgata a história do Santuário do Bom Jesus da Lapa
De 9 a 11 de outubro, o Tríduo Solene em honra à Mãe Aparecida reúne fiéis em oração e louvor. As celebrações diárias começam às 6h45 com a Santa Missa, seguida por momentos de confissões e batizados.
Tríduo Solene em honra à Mãe Aparecida acontece entre os dias 9 e 11 de outubro
À tarde, o Terço da Divina Misericórdia é rezado com os romeiros, seguido da Santa Missa, do Terço Mariano e, à noite, do Tríduo Solene na Esplanada, finalizado com apresentação musical após a celebração.
O Dia Festivo da Romaria, em 12 de outubro, começa às 5h com a Alvorada festiva e Missa na Esplanada. Às 7h, acontece a Missa Festiva transmitida pela TV Bom Jesus. No período da tarde, é realizada a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que percorre a Esplanada do Santuário. A programação termina com a celebração de encerramento, após a procissão.
Gruta de Nossa Senhora Aparecida
Entre as diversas grutas da Igreja de Pedra e de Luz, os romeiros encontram logo na entrada um pequeno, mas não menos importante, espaço dedicado à Mãe Aparecida.
A imagem exposta chegou a Bom Jesus da Lapa em 2009, doada pelo Santuário Nacional. Os santuários da Lapa (BA) e de Aparecida (SP) são administrados pelos Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida.
Imagem de Nossa Senhora Aparecida no altar do Santuário do Bom Jesus da Lapa
O Pe. Roque Silva Alves, C.Ss.R., reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa, falou sobre a importância desta devoção mariana para os missionários redentoristas e para todos os brasileiros e brasileiras:
“É interessante que Nossa Senhora Aparecida é a Madre Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, dos missionários redentoristas, da qual nós fazemos parte. Nós estamos em casa com a Rainha e Padroeira do Brasil”.
Pregadores do Tríduo e Festa de Nossa Senhora Aparecida de 2025
09/10 (Quinta-feira) – 19h
Tema: A esperança de um tempo novo – o milagre da pesca da imagem
Evangelho: Lucas 5,1-11
Pregador: Pe. Roque Silva Alves, reitor do Santuário
Após a Missa: Momento musical, às 20h30
.:: Você sabia? Em Bom Jesus da Lapa, São Geraldo é considerado intercessor pela casa própria!
10/10 (Sexta-feira) – 19h
Tema: A esperança de uma vida nova – o milagre das velas
Evangelho: Mateus 5,13-16
Pregador: Pe. Luiz Rogério Carrilho Cruz, equipe pastoral do Santuário
Após a Missa: Momento musical, às 20h30
11/10 (Sábado) – 19h
Tema: A esperança de um mundo novo – o milagre do escravo liberto
Evangelho: Mateus 8,28–34
Pregador: Ricardo Geraldo de Carvalho, equipe pastoral do Santuário
Após a Missa: Momento musical, às 20h30
12/10 (Domingo – Dia da Festa)
07h – Missa Solene – Presidida e pregada por Pe. Cristóvão Przychocki, ecônomo do Santuário
Tema: Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida!
Outras celebrações no dia festivo:
05h – Santa Missa
11h – Santa Missa
17h – Santa Missa
18h – Procissão Solene
19h – Encerramento da Festa
.:: Baixe o Aplicativo Aparecida! ::.
Fonte: Santuário do Bom Jesus da Lapa
Santuário Nacional acolhe missa da Assembleia Provincial Redentorista
Missa foi presidida pelo Pe. Edvaldo Araújo, C.Ss.R., e marcou momento de unidade e reflexão na Assembleia Provincial. Saiba mais!
Assembleia Provincial analisa planejamento de vida comunitária
Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida analisam textos sobre o Governo das Comunidades Locais e o planejamento da vida em comunidade. Saiba mais!
Artistas entre os Irmãos: a história do brasão redentorista
O brasão da Congregação Redentorista teve origem em um desenho do Ir. Vito Curzio. Como ele, outros irmãos redentoristas também se destacaram nas artes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.