Notícias

Como ser missionário na Quaresma

Escrito por Elisangela Cavalheiro

16 MAR 2022 - 09H00 (Atualizada em 16 MAR 2022 - 10H02)

Shutterstock

A Quaresma é um tempo que nos convida a viver mais intensamente a experiência de conversão e renovação da nossa vida. 

Nesse caminho, podemos contar com algumas dicas para descobrir como ser um missionário, segundo o carisma redentorista. 

Confira depois  da foto  arrow_downward




Curar feridas 

É preciso reconhecer e a tocar as feridas do mundo que clamam por Redenção. Para tanto, devemos também reconhecer as feridas em nós mesmos, naqueles aos quais somos enviados, e na sociedade em que vivemos.

Que o Espírito nos leve com Jesus ao deserto, para tocar e curar essas feridas que continuam afligindo a todos nós, bem como a nossa Casa Comum.

Práticas antigas, olhar renovado

Devemos viver dentro de nós o Mistério Pascal em nossa vida pessoal, familiar e social, especialmente através do jejum, da oração e da esmolaSendo membros da Família Redentorista, como podemos seguir essas tradicionais práticas quaresmais com sentido e esperança renovados?

Nesta Quaresma, procuremos pedir para enxergar o mundo com os olhos de Deus, tal como Deus vê o mundo.

announcement A partir das práticas quaresmais, veja como viver este tempo: 

check Oração 

Para desenvolver este olhar contemplativo, precisamos de tempo de silêncio e tranquilidade para refletir sobre a palavra de Deus e sobre o mundo de Deus. Este olhar positivo pode intensificar nossa solidariedade com os outros e com a criação ferida que clama por ser curada.

check  Jejum 

jejum nos ensina a resistir à tentação de devorar tudo quanto desejamos. Que nosso jejum quaresmal nos ajude a desenvolver a autodisciplina e controle, para tratarmos o mundo com respeito e cuidado.

Talvez possamos ‘jejuar’ de alguma atividade que prejudica o meio-ambiente como economizar água e energia, separar materiais recicláveis e levar aos postos de  coleta, caminhar ou usar o transporte público em vez do carro; e em tudo isso, refletir em como você consome: desperdiço alimentos, produtos. 

check  Caridade

A caridade é a virtude cristã tradicional da partilha com o próximo em necessidade. Ela nos lembra que somos chamados a ser Igreja em saída, a ‘Igreja que sai pelo mundo afora’, como diz o Papa Francisco.

Leia MaisComece o jejum quaresmal com esta oração de Santo Afonso

Nesta Quaresma, que possamos doar não apenas de nossos recursos financeiros, mas partilhar nossos talentos e nosso tempo, serviço e criatividade.

Com a pandemia, podemos estar um pouco limitados, mas ainda temos infinitas possibilidades para fazer o bem ao próximo: 

Podemos cuidar de um jardim, auxiliar uma família de refugiados a se adaptar ao seu novo lar, ajudar com alimentos e o que mais for possível para uma família que está em dificuldades financeiras, apoiar uma causa ambiental, promover a justiça e a paz, enfim, são muitas as possibilidades.

check União

Por fim, essa caminhada não deve ser feita apenas como “discípulos individuais”, que buscam sozinhos a sua conversão, mas como “comunidades de missionários”, que se ajudam um ao outro.

Que Maria e Santo Afonso nos acompanhem nessa caminhada até o Mistério Pascal. 

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...