Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

Conheça a história dos cardeais redentoristas nos conclaves

Prelados redentoristas exerceram influentes serviços na Congregação e na Igreja

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

04 MAI 2025 - 06H00 (Atualizada em 05 MAI 2025 - 09H38)

Vatican Media

Ao longo de seus quase 300 anos de história, a Congregação Redentorista já teve sete de seus membros nomeados com o título cardinalício e todos, além de participarem de organismos importantes da Igreja, como congregações e secretarias da Cúria Romana, também participaram de momentos importantes da caminhada histórica da Igreja como os conclaves.

Em seu tempo, os cardeais redentoristas participaram de ao menos um conclave para a escolha do sucessor de Pedro. Conheça abaixo!

Cardeal Victor Auguste Dechamps (1810-1883) 

Divulgação
Divulgação
Dom Dechamps foi nomeado Cardeal em 15 de março de 1875

O belga Victor Auguste Dechamps foi o primeiro redentorista a ser agraciado com o título de cardeal na ordem dos presbíteros, com o título de São Bernardo Alle Terme.

Por causa de seus laços com o Papa Pio IX, colaborou no acordo para a mudança da Casa Geral Redentorista de Pagani para Roma, em 1855. Nomeado bispo da diocese de Namur, na Bélgica, em 25 de setembro de 1865, foi depois promovido a arcebispo de Mechelen, em 1867.

Ele participou do Concílio Vaticano I (1869-70), tendo um influente papel no desenvolvimento da doutrina sobre a Infalibilidade Papal, que seria depois proclamada como dogma.

Dom Dechamps foi nomeado Cardeal em 15 de março de 1875, podendo participar do Conclave que elegeu o Papa Leão XIII, em fevereiro de 1878. Ele também foi destaque entre os teólogos de sua época, particularmente no campo da apologética.


Cardeal Willem Marinus van Rossum (1854-1932) 

Reprodução
Reprodução
Cardeal van Rossum foi chamado de "Papa vermelho" por sua importante influência sobre a política papal para as missões

O holandês van Rossun foi o segundo redentorista na história a ser nomeado cardeal, fato ocorrido em 27 de novembro de 1911, pelo Papa Pio XI, com o título de cardeal diácono de San Caesareo in Palatino.

O cardeal Van Rossun participou do conclave de 1914, que elegeu o Papa Bento XV e em 12 de março de 1918, foi nomeado Prefeito da Sagrada Congregação para a Propagação da Fé. Dois meses depois, em 19 de maio, foi ordenado Arcebispo titular de Cesaréia, na Mauritânia, pelo Santo Padre.

Após a morte do Papa Bento XV, o Cardeal van Rossum participou no Conclave de 1922, que elegeu o Papa Pio XI e durante o seu pontificado continuou como Prefeito da Propagação da Fé, exercendo uma importante influência sobre a política papal para as missões, sendo inclusive chamado de “o papa vermelho”.

Foi ainda membro de várias outras congregações e comissões do Vaticano, autor de várias obras sobre a teologia moral e Direito Canônico.


Cardeal José Clemente Maurer (1900-1990) 

Província Redentorista de Nápoles
Província Redentorista de Nápoles
Cardeal Maurer participou ativamente de todas as sessões do Concílio Vaticano II

O alemão Clemente Maurer, terceiro redentorista premiado com o título de cardeal, passou toda a sua vida missionária na Bolívia, assumindo a cidadania daquele país.

Em 16 de abril de 1950, foi primeiramente ordenado como Bispo Auxiliar de La Paz e pouco depois nomeado Arcebispo de Sucre, na Bolívia, onde serviu de 1951 a1983.

Criado Cardeal em 26 de junho de 1967, pelo Papa Paulo VI, com o título de Presbítero, foi o Titular da nossa igreja redentorista de Santo Afonso, em Roma, que guarda o precioso ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O Cardeal Maurer participou ativamente de todas as sessões do Concílio Vaticano II, e nos conclaves de 1978 esteve presente na eleição do Papa João Paulo I e do Papa João Paulo II, no ano que ficou conhecido como “o ano dos três papas”.


Cardeal Julio Terrazas Sandoval (1936-2015)

Província Redentorista de Varsóvia
Província Redentorista de Varsóvia
Cardeal Julio Terrazas Sandoval participou dos conclaves que elegeram os papas Bento XVI e Francisco

O boliviano Julio Terrazas historicamente foi o 4º cardeal da Congregação Redentorista.

Nomeado primeiro como Bispo Auxiliar de La Paz, em 1978, em 1982 o Papa Paulo VI o nomeou como Bispo de Oruro e, mais tarde, em 6 de fevereiro de 1991, o Papa João Paulo II o nomeou como Arcebispo Metropolitano de Santa Cruz de la Sierra.

Foi também o papa João Paulo II que lhe conferiu o título de cardeal, em 21 de fevereiro de 2001.

Ao longo de sua vida exerceu importantes serviços na Igreja da Bolívia e latino-Americana.

Como cardeal pode participar do Conclave que 2005, elegeu o Papa Bento XVI e também do conclave que em 2013, escolheu o Papa Francisco, com o qual já havia convivido, enquanto cardeal arcebispo de Buenos Aires, na Conferência de Aparecida em 2007.


Cardeal Varkey Vithayathil (1927-2011) 

Vatican Media
Vatican Media
Cardeal Varkey, participou do Conclave de 2005 que elegeu o Papa Bento XVI

O indiano, quinto cardeal redentorista, era do Rito Sirio-Malabar da Índia.

Depois de uma intensa vida apostólica e missionária, em 18 de dezembro de 1996, o Papa João Paulo II o nomeou, primeiro, Arcebispo titular de Acrida e depois de “Antinoe”.

Também foi Administrador Apostólico da Igreja Sírio-Malabar e da Arquidiocese de Ernakulam-Angamaly, na Índia.

Em 23 de dezembro de 1999, foi nomeado Arcebispo-Mór da Igreja Sírio-Malabar — uma posição semelhante a de um Patriarca, exercendo importantes ofícios na Igreja e na Conferência dos Religiosos de seu país.

Foi o Papa João Paulo II que o nomeou para o Colégio dos Cardeais em 21 de fevereiro de 2001, exercendo diversos ofícios na Cúria Romana.

O Cardeal Varkey participou do Conclave de 2005 que elegeu o Papa Bento XVI.

Cardeal Joseph William Tobin (1952) 

Scala News
Scala News
Cardeal Tobin irá participar do conclave que escolherá o sucessor do Papa Francisco

O norte-americano, ex-superior geral da Congregação e arcebispo de Indianápolis, nos Estados Unidos, foi indicado cardeal pelo Papa Francisco no dia 9 de outubro de 2013, sendo criado cardeal no Consistório do dia 19 de novembro de 2013, véspera do fechamento da Porta Santa da Misericórdia junto com outros 13 bispos.

Depois que deixou o ofício de Superior da Congregação Redentorista, cargo que exerceu por 12 anos (1997 a 2009), foi Secretário da Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Depois foi nomeado como arcebispo de Indianápolis, nos Estados Unidos.

Como cardeal é o titular da Arquidiocese de Newark, Estados Unidos e poderá participar do conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco.


Cardeal Mykola (Nicolau) Bychok (1980) 

Catholicukes
Catholicukes
Ucraniano Bychok é o segundo de uma igreja de rito oriental a ser nomeado cardeal

Na oração do Angelus do domingo, dia 6 de outubro de 2024, o Papa Francisco anunciou a realização de um novo Consistório para a criação de 21 novos cardeais.

Esse consistório aconteceu no dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição e entre os indicados estava o Missionário Redentorista Dom Mykola (Nicolau) Bychok, Bispo da Eparquia dos Santos Pedro e Paulo de Melbourne dos Ucranianos, que se transformou no sétimo cardeal redentorista da história.

Em 15 de janeiro de 2020, Dom Mykola havia sido nomeado bispo da Eparquia dos Santos Pedro e Paulo de Melbourne dos Ucranianos, na Austrália, com jurisdição sobre outros países da Oceania e da Ásia.

Com sua nomeação para o título de cardeal, se torna o segundo de uma igreja de rito oriental, podendo participar do conclave que escolherá o sucessor do Papa Francisco.

Como Dom Mykola é o mais jovem do Colégios dos Cardeais, poderá, quem sabe, participar de mais de um conclave.

.:: Conheça os Missionários Redentoristas Ucranianos do Canadá 

Durante muito tempo, especialmente no período medieval e nos séculos seguintes, o título cardinalício significava honra, poder e glória para quem o recebia. Graças às mudanças ocorridas na Igreja, recuperando o essencial de sua missão, sobretudo, para a Congregação Redentorista, o cardinalato se transforma num instrumento de serviço e de promoção integral, especialmente aos mais pobres e abandonados, como é a nossa missão.

Fonte: Instituto Histórico Redentorista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...