Notícias

Conheça uma histórica casa redentorista na Itália

Histórica casa de Scifeli sediou o III Capítulo Geral da Congregação do Santíssimo Redentor

Escrito por Mário Pereira

24 MAI 2024 - 14H23

Divulgação

Uma celebração eucarística presidida pelo Padre François Stanula, Vigário Geral da Congregação Redentorista, no dia 28 de abril, marcou o encerramento do ano jubilar, que comemorou os 250 anos de fundação da Casa Redentorista de ScifeliLeia MaisO Venerável Domingos BlasucciCinco virtudes inspiradoras de Maria para viver a vocaçãoSaiba como foi a canonização de São Clemente Maria Hofbauer

A cerimônia começou com uma procissão, que percorreu as ruas da pequena cidade, levando a imagem de Santo Afonso de Ligório, fundador da Congregação.

Numa praça diante da igreja de Maria Santíssima, sob o título de Bom Conselho, aconteceu o encerramento da procissão, com as palavras do pároco, Pe. Habib Badran, C.Ss.R.

História da fundação

A fundação redentorista em Scifeli começou em 1773, quando Jean Louis Arnaud, um sacerdote francês, assinou a ata de doação da pequena casa e da igreja aos Missionários Redentoristas.

Divulgação
Divulgação
Procissão com a imagem de Santo Afonso, fundador da Congregação Redentorista


A partir da histórica casa os missionários puderam começar sua missão apostólica nesta região da Itália. Muitos missionários estiveram comprometidos com a pregação das Missões, ajudando a muitas pessoas a conheceram mais intimamente a Jesus e a amá-lo cada vez mais. A casa de Scifeli foi também uma casa de formação.

Aos poucos a casa foi se transformando num sinal do dinamismo missionário da congregação. Na primeira fase da história da congregação foram fundadas várias casas no Reino de Nápoles, porém, Santo Afonso estava convencido de que era preciso ir mais além. Isto ele expressou numa carta onde afirma: “se a Congregação não se estabelecer fora do Reino de Nápoles nunca será Congregação” (Carta – 30.05.1776).

Divulgação
Divulgação
Fachada da histórica casa e igreja de Scifelli


Quando Afonso ficou sabendo da fundação em Scifeli, que é um distrito de Roma, delegação de Frosinone, na Diocese de Veroli, se encheu de alegria. “Afonso olhava para o norte, para outros países, para os Alpes. No momento a Congregação já possuía um primeiro refúgio fora do Reino de Nápoles. Era como a gruta de Belém para a pequenez e pobreza; porém, Jesus Cristo assim nasceu” (Théodule Rey-Mermet – O Santo do Século das Luzes, página 770).

Uma placa colocada na parede da casa contém os seguintes dizeres: “Nesta casa, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, em 1773, de 15 de outubro a 13 de novembro de 1785, se celebrou o III Capítulo Geral da congregação do Santíssimo Redentor”. São Clemente Maria Hoffbauer se inspirou em seus decretos e fez deles o seu guia na propagação do Instituto Redentorista.

.:: Saiba como foi o 1º Capítulo Geral da Congregação Redentorista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...