Saiba como foi a canonização de São Clemente Maria Hofbauer
Santo Redentorista, considerado como segundo fundador da Congregação, foi canonizado pelo Papa Pio X

No dia 20 de maio de 1909, quando a Igreja celebrava o domingo da Ascensão do Senhor, aconteceu em Roma a solene canonização de São Clemente Maria Hofbauer, pelo Papa Pio X. A solenidade contou com a presença maciça dos Capitulares Redentoristas, que estavam reunidos em Roma desde 26 de abril. Leia Mais5 virtudes de São Clemente que motivam a missão RedentoristaConheça a Espiritualidade de São Clemente Maria HofbauerSão Clemente, o santo padroeiro dos padeiros
Neste artigo, apresentamos a você como foi a cerimônia de sua canonização realizada no ano de 1909, mostrando alguns trechos da narrativa, cujo texto original se encontra no Arquivo da Casa Geral, em Roma.
Diz assim o cronista:
“Ainda não eram cinco horas da manhã, e a praça de São Pedro, em Roma, já estava superlotada. Às seis, foram abertas as portas da Basílica, enfeitada com grande pompa, para acolher até oitenta mil fiéis. Desde o teto até o pavimento estavam dispostas milhares de lâmpadas elétricas. Sobre as paredes, havia grandes pinturas, que representavam os milagres de São Clemente e de São José Oriol, um espanhol, canonizado junto com o nosso confrade. Pontualmente às oito horas, apareceu a cruz processional e, atrás dela, todo o séquito”.

Canonização aconteceu em 1909
Procissão de entrada
A canonização de São Clemente Maria Hoffbauer, aconteceu no ano de 1909. Ele é considerado por muitos como o segundo fundador da Congregação Redentorista. O santo redentorista faleceu no dia 15 de março de 1820, em Viena, Áustria
Continua o cronista:
“Após a cruz processional, entrando na Basílica de São Pedro, seguiam os superiores gerais e os procuradores de várias ordens religiosas, os capítulos das várias colegiadas e o da Basílica Lateranense; as congregações de vários ritos, magníficos estandartes das confrarias de São Clemente e de São José Oriol, duas divisões da guarda suíça; o cortejo de Sua Santidade; o coro pontifício, os penitenciários com a cruz, os abades com as mitras de linho e as capas, 250 arcebispos e bispos, 30 cardeais com as mitras de damasco e as capas, todos com velas acesas. Enfim, apareceu a figura, plena de benigna majestade, do Papa Pio X, levado sobre o trono gestatório, com a tiara na cabeça e a capa branca”.
Cerimônia de canonização
Iniciando a cerimônia de canonização de São Clemente, junto com São José Oriol, o Santo Padre Pio X entoou o solene canto da Ladainha de todos os Santos, que a todos comoveu. Foi cantado o hino ao Espírito Santo “Veni Creator”.

Recordação da canonização de São Clemente e São João Oriol
Após o canto ao Espírito Santo, o Santo Padre Pio X, com a tiara na cabeça, proclamou santos os dois beatos, com as seguintes palavras:
“Para a honra da Santa e indivisa Trindade, para a exaltação da Fé Católica e incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa prévia deliberação madura, tendo invocado muitas vezes o auxílio divino, e com o conselho dos nossos Veneráveis Irmãos, decretamos e definimos que são Santos os Beatos confessores José Oriol e Clemente Maria Hofbauer, os inscrevemos no Catálogo dos Santos, determinando que a memória deles seja celebrada cada ano por toda a Igreja entre os confessores com piedosa devoção, no dia do seu nascimento para o céu, a saber, 23 de maio para Oriol e 15 de março para Hofbauer. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”
Depois da proclamação, entoou-se o Te Deum. A seguir, recitou cantando a oração dos dois novos santos e dignou-se de conceder a todos os presentes, a indulgência plenária. Terminada essa magnífica cerimônia, que durou uma hora, das 11h às 12h, soaram os sinos de quase todas as 400 igrejas e capelas de Roma.
Enquanto ressoavam os sinos, o Santo Padre Pio X celebrou a Santa Missa solene de agradecimento. No ofertório, aproximaram-se do trono pontifício os cardeais, levando os dons: grandes círios, flores, pequenos barris dourados com o vinho, os panos dourados e prateados, e também pombas, rolas e outros pássaros, em gaiolas douradas e ornadas.
Os cânticos do Sanctus e ao Agnus Dei, o coro pontifício executou uma composição, de modo tão perfeito que, a quem ouvia, podia parecer que, por um instante, não estava neste mundo. O rito terminou antes das 13 horas. Os corações de todos se elevavam e cada um, certamente, dizia consigo mesmo as palavras que agora repetimos.
Viva por longos anos o nosso querido e amadíssimo Santo Padre Pio X!

Bilhete de Ingresso da canonização de São Clemente e São José Oriol
No dia 15 de março e, em outras ocasiões festivas, a Congregação e a Igreja recordam a vida e a missão de São Clemente Maria Hoffbauer, missionário redentorista, a quem recorremos especialmente neste tempo de Reconfiguração da Congregação, para que seja um processo fecundo e feliz e que os redentoristas, lendo e respondendo aos sinais do tempo, sejam audazes e corajosos no anúncio da Copiosa Redenção.
Oração:
"Bom Deus do Céu, escolhestes São Clemente como missionário do Reino de Deus e através do serviço aos pobres e abandonados, ele consagrou sua vida a Jesus Cristo.
Concedei-nos a perseverança necessária no trabalho de evangelização e dai-nos um coração caridoso, para que imitemos em nosso cotidiano as ações de São Clemente. Pedimos isso em nome de Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. Amém".

Missionário Redentorista é nomeado Bispo de Barra, na Bahia
Pe. João Batista Alves do Nascimento, C.Ss.R, é o atual reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa

Redentoristas retomam Novena Perpétua no Santuário Nacional de Aparecida
Oração em louvor a Nossa Senhora Aparecida será realizada na Capela São José e terá transmissão da TV Aparecida

Reconfiguração e Reestruturação para uma missão renovada
Superior Provincial da Unidade de São Paulo fala sobre a Grande Assembleia Redentorista e os próximos passos em vista da Nova Província
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.