Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 27 MAR 2019 - 10H30

Descubra o que está representado na Cruz Redentorista

A Cruz é um dos pilares da espiritualidade redentorista, junto com o Presépio, a Eucaristia e Maria. Essas representações da missão e da vocação da Congregação Redentorista ganham destaque em alguns símbolos, como no escudo ou brasão redentorista, na cruz redentorista, no hábito redentorista, entre outros.

Entre esses símbolos vamos destacar a Cruz Redentorista que é utilizada em várias ocasiões. Veja a seguir.

A12.
A12.
Cruz Redentorista carrega simbologia do brasão redentorista criado em 1738.

A Cruz na história

A cruz é um emblema utilizado em muitas culturas e religiões, mas seu significado ganhou novo sentido a partir da crucificação de Jesus.

No Cristianismo existem diversas cruzes, como a cruz ancorada, latina, grega, de São Pedro, pontifícia, batismal, tau, de Jerusalém, de Malta, de São Jorge, de Santo André, entre outras. Todas dignificam Jesus Cristo e sua morte e assinalam, em muitas vezes, uma relação histórica, como por exemplo, a cruz de São Pedro, que é invertida, porque o apóstolo pediu para que fosse crucificado de cabeça para baixo, por não se sentir digno de morrer como seu Mestre.

:: Dez características do Missionário Redentorista

Para os Redentoristas, a cruz representa a Redenção. Santo Afonso, fundador da congregação, tinha a sua devoção nos Mistérios da Paixão e Morte (Cruz), no Mistério da Encarnação (Presépio), no Mistério da presença de Jesus na Eucaristia e em Maria, a Mãe de Jesus.

O primeiro símbolo entre os redentoristas foi o escudo (ou brasão), que foi criado pelo irmão Vito Curzio, em 1738, seis anos depois da fundação da Congregação do Santíssimo Redentor. A Cruz Redentorista segue a simbologia deste escudo.

:: Vito Curzio foi o primeiro Irmão Missionário Redentorista

Padre Lucas Emanuel, promotor vocacional, explica o que contém a Cruz Redentorista:

“Nela não temos Cristo preso na cruz, porque ela é a Cruz da Redenção. Além da cruz, temos os instrumentos da Paixão, a lança, a esponja, os cravos, e ainda a representação do Monte Calvário, presentes no brasão redentorista. A pomba acima da cruz simboliza o Espírito Santo. No verso, temos a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, devoção que acompanha a congregação desde que o Papa Pio IX a entregou aos redentoristas e pediu que a tornasse conhecida em todo o mundo”.

A12.
A12.
Faces da Cruz Redentorista. De um lado, a imagem de Nossa Senhora e do outro, os símbolos da Redenção.


A Cruz Redentorista é utilizada pelos padres, irmãos, seminaristas e fiéis associados à missão, entre eles, os Oblatos, os Leigos Redentoristas, a Juventude Missionária Redentorista, e até por quem se identifica com o carisma.

:: Reze a oração do missionário redentorista

Os seminaristas a recebem logo que iniciam a caminhada de formação na congregação, e os leigos em diversas ocasiões, como por exemplo, em um envio missionário ou ao assumir um compromisso com a congregação.

Os Missionários Redentoristas ainda têm um lema que os identifica: “Copiosa Apud Eum Redemptio”, que significa “Com Ele há Copiosa Redenção”. Dessa forma, os filhos de Santo Afonso são conhecidos como anunciadores da Copiosa Redenção que brotou do coração traspassado pela lança na cruz.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.