Notícias

Descubra o que está representado na Cruz Redentorista

Santo Afonso tinha a sua vocação nos Mistérios da Paixão e Morte

Escrito por Elisangela Cavalheiro

10 MAR 2024 - 06H00

A12.

A Cruz é um dos pilares da espiritualidade redentorista, junto com o Presépio, a Eucaristia e Maria. Leia MaisEntenda: O que é a celebração de Ordenação Diaconal?Entenda: O que é uma celebração dos Votos Perpétuos?

Essas representações da missão e da vocação da Congregação Redentorista ganham destaque em alguns símbolos, como no escudo ou brasão redentorista, na cruz redentorista, no hábito redentorista, entre outros.

Entre esses símbolos vamos destacar a Cruz Redentorista que é utilizada em várias ocasiões. Veja a seguir.

A Cruz na história

A Cruz Redentorista é utilizada pelos padres, irmãos, seminaristas e fiéis associados à missão, entre eles, os Oblatos, os Leigos Redentoristas, a Juventude Missionária Redentorista, e até por quem se identifica com o carisma.

A cruz é um emblema utilizado em muitas culturas e religiões, mas seu significado ganhou novo sentido a partir da crucificação de Jesus.

No Cristianismo existem diversas cruzes, como a cruz ancorada, latina, grega, de São Pedro, pontifícia, batismal, tau, de Jerusalém, de Malta, de São Jorge, de Santo André, entre outras. Todas dignificam Jesus Cristo e sua morte e assinalam, em muitas vezes, uma relação histórica, como, por exemplo, a cruz de São Pedro, que é invertida, porque o apóstolo pediu para que fosse crucificado de cabeça para baixo, por não se sentir digno de morrer como seu Mestre.

:: Dez características do Missionário Redentorista

Para os Redentoristas, a cruz representa a Redenção. Santo Afonso, fundador da congregação, tinha a sua devoção nos Mistérios da Paixão e Morte (Cruz), no Mistério da Encarnação (Presépio), no Mistério da presença de Jesus na Eucaristia e em Maria, a Mãe de Jesus.

O primeiro símbolo entre os redentoristas foi o escudo (ou brasão), que foi criado pelo irmão Vito Curzio, em 1738, seis anos depois da fundação da Congregação do Santíssimo Redentor. A Cruz Redentorista segue a simbologia deste escudo.

:: Vito Curzio foi o primeiro Irmão Missionário Redentorista

Padre Lucas Emanuel, missionário redentorista, explica o que contém a Cruz usada pelos religiosos da Congregação:

“Nela não temos Cristo preso na cruz, porque ela é a Cruz da Redenção. Além da cruz, temos os instrumentos da Paixão, a lança, a esponja, os cravos, e ainda a representação do Monte Calvário, presentes no brasão redentorista. A pomba acima da cruz simboliza o Espírito Santo. No verso, temos a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, devoção que acompanha a congregação desde que o Papa Pio IX a entregou aos redentoristas e pediu que a tornasse conhecida em todo o mundo”.

A12.
A12.
Faces da Cruz Redentorista. De um lado, a imagem de Nossa Senhora e do outro, os símbolos da Redenção.


:: Reze a oração do missionário redentorista

Os seminaristas a recebem logo que iniciam a caminhada de formação na congregação, e os leigos em diversas ocasiões, como, por exemplo, em um envio missionário ou ao assumir um compromisso com a congregação.

Os Missionários Redentoristas ainda têm um lema que os identifica: “Copiosa Apud Eum Redemptio”, que significa “Com Ele há Copiosa Redenção”. Dessa forma, os filhos de Santo Afonso são conhecidos como anunciadores da Copiosa Redenção que brotou do coração traspassado pela lança na cruz.

SEJA UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...