Notícias

Dom da Vida: o grande ato do amor de Deus

Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R., presidiu a celebração do 6º dia da Novena da Tarde, com o tema: "Com Maria, cuidar da vida humana, dom sagrado de Deus!"

Escrito por Natan Gomes

08 OUT 2025 - 16H52 (Atualizada em 08 OUT 2025 - 19H21)

Lucas Torres

Em consonância com o “Dia do Nascituro” nesta quarta-feira (8), os devotos da Mãe Aparecida foram convidados a refletir sobre o tema do 6º dia da Novena da Tarde: “Com Maria, cuidar da vida humana, dom sagrado de Deus!”.

A celebração, cuja temática apresentou a vida como o maior presente divino à humanidade, foi realizada no Santuário Nacional de Aparecida e presidida pelo Missionário Redentorista, Pe. Edson da Costa, C.Ss.R., Ecônomo da Basílica de São Geraldo, em Curvelo (MG).

.:: Orações de São Geraldo para as mães e gestantes ::.

No início da celebração, foi recordada a memória de Santa Gianna Beretta Molla, pediatra que faleceu em 1962 ao optar pela vida da criança em seu ventre em um parto de risco.

.:: Fique por dentro da Novena e Festa da Padroeira 2025 pelo Aplicativo Aparecida ::.

A proclamação do Santo Evangelho (Mt 2,13–15), realizada pelo concelebrante Pe. Robson Araújo, C.Ss.R., destacou o momento em que a Sagrada Família fugiu para o Egito, pois Herodes havia mandado assassinar todas as crianças do sexo masculino com até dois anos, na intenção de matar Jesus.

Hoje, os “Herodes” modernos se manifestam na indiferença diante do sofrimento e em toda forma de perseguição à vida.

Lucas Torres Lucas Torres Pe. Edson Alves, C.Ss.R., e Pe. Pablo Vinícius, C.Ss.R., após momento de reflexão


Durante sua reflexão, Pe. Edson traçou um paralelo entre a pessoa de Herodes e os “Herodes” dos tempos atuais:

“A imagem malvada do Evangelho é Herodes. Também a imagem malvada que podemos encontrar em nossos dias: os que cismam em perseguir a vida [...] Herodes são pessoas arrogantes, maldosas, voltadas para si mesmas, criativas em atentar contra a vida. Até quando teremos essas situações a minar, a interromper a esperança fecundada, gestada e dita, tão amada por Deus, porque Ele sabe que é muito bom o ato da criação".

O Missionário Redentorista também recordou o ato da criação, presente no Livro do Gênesis, quando Deus viu que tudo o que havia feito era bom, revelando que a vida é fruto do amor e motivo de alegria:

“Eu gostaria que trouxéssemos ao coração a fala que está presente após o ato da criação: e Deus viu que era muito bom e se alegrou e sentiu felicidade em seu coração. Homem e mulher criados à semelhança de Deus para concelebrar com Ele esse grande ato de amor".

O sacerdote reforçou ainda a importância de observar a vida como um dom fundamental, sinal de um grande milagre:

“Na natividade de Jesus, nos deparamos com lideranças malvadas, incertas de si mesmas e, por isso, fechadas ao dom da vida. Elas querem tirar a vida. Maria nos ensina que é preciso continuar com esperança e ousar sair de nós mesmos, dizendo sim à vida em todas as circunstâncias, do início da fecundação até o último momento, quando voltaremos para o abraço amoroso de nosso Deus".

Ele também ressaltou aos fiéis a mensagem expressa pela imagem de Nossa Senhora Aparecida:

“Na imagem da Mãe Aparecida, no sinal que é a Virgem Maria, nós nos deparamos com uma missão que precisa ser cumprida: cuidar, amar, zelar, proteger, não por medo, mas pelo cuidado que jamais devemos negar à vida”.

Que possamos concelebrar, junto a Nossa Senhora Aparecida, o grande ato de amor de Deus: o dom da vida!

Confira os principais momentos da Novena da Tarde:

Assista à celebração na íntegra: 

.:: Pe. Ferdinando reflete tema do 6º dia da Novena da Padroeira ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Natan Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...