Notícias

Dom Orlando convida devotos a aprender de Pe. Vítor Coelho o entusiasmo pela Palavra

Escrito por Elisangela Cavalheiro

24 JUL 2021 - 11H02 (Atualizada em 24 JUL 2021 - 11H35)

Ivan Simas

O Santuário Nacional de Aparecida encerrou na manhã deste sábado (24), a 10ª Romaria em homenagem ao Padre Vítor Coelho de Almeida. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e concelebrada pelo vice-postulador da Causa de Beatificação do Padre Vítor, Padre Anísio Tavares, C.Ss.R., e ainda na presença de outros redentoristas e padres em romaria à Casa da Mãe Aparecida neste dia.

A décima romaria foi realizada com o tradicional tríduo entre os dias 21 e 23 de julho, sempre trazendo um tema especial a cada dia para lembrar algum aspecto da vida do missionário considerado "Apóstolo de Aparecida". Já como tema geral, o evento quis chamar a atenção para o missionário preocupado com o anúncio da Palavra. "Pe. Vítor Coelho, Discípulo Missionário de Jesus Cristo".

Dom Orlando Brandes enfatizou em sua homilia que Padre Vítor foi um discípulo entusiasmado pela Palavra e que seu ministério é para nós hoje, um convite para que saibamos valorizar cada vez mais a Sagrada Escritura; convite que é feito também por toda a Igreja no Brasil.

"Discípulo da Palavra Padre Vítor ensinou não só uma vez, mas muitas vezes, a leitura orante da Bíblia, aqueles quatro passos que a nossa CNBB fala tanto e que nós ainda não entramos nesse caminho. Seja bendito o Deus da Providência porque neste ano de 2021 o grande lema da CNBB para todo o povo brasileiro é este 'Casa da Palavra'", disse dom Orlando. 

O arcebispo falou ainda que Padre Vítor, o "homem bíblico", tinha grande cuidado para com a Palavra de Deus, tanto que trabalhou muito tempo na catequese e quando nas pregações que fazia, através da Rádio Aparecida, trazia muitos textos bíblicos para suas reflexões e até mesmo palavras vindas do grego e do hebraico para explicar melhor o contexto e significados  das leituras. 

Dom Orlando também lembrou que o Santuário de Aparecida está preocupado com o anúncio da Palavra de Deus por meio da Jornada Bíblica, o grande projeto de evangelização e revestimento de suas fachadas, e que o chamamento da vida e do ministério do Padre Vítor, especialmente em Aparecida, nos faz pensar e escolher um cristianismo cada vez mais enraizado na Palavra.

"Com Padre Vítor um homem da Palavra não podemos ser mais um cristianismo sacramentalizador, temos que ter a partir do Padre Vítor um cristianismo bíblico. Quanto mais bíblico mais missionário, quanto mais bíblico mais mariano, porque Maria é a primeira discípula da Palavra", frisou o arcebispo.

Ao encerrar, Dom Orlando falou qual a mensagem que a romaria e a vida do grande Apóstolo de Aparecida nos deixa neste dia: "Temos muito a celebrar hoje e Padre Vítor deixa essa mensagem: que sejamos mais bíblicos e entusiasmados pela Palavra de Deus", finaliza. 

Confira a homilia completa de Dom Orlando Brandes no encerramento da Romaria: 


Ao final da missa, Padre Anísio Tavares manifestou o seu agradecimento a todos que colaboraram nesses dias especiais e pediu aos fiéis que "levem o testemunho do Padre Vítor Coelho para suas casas, comunidades e passem às novas gerações quem foi esse homem de Deus e sua importância para a Igreja missionária e em saída". Ele disse ainda que a romaria não se encerra neste dia, mas que começa agora nosso "empenho em divulgar a mensagem do Padre Vítor  e também rezar pela sua beatificação". 

Para encerrar, Irmão Maciel que é o Missionário Redentorista responsável pelo Memorial Redentorista, espaço dedicado à preservação da memória do Padre Vítor e onde também estão os seus restos mortais e a sede da Causa de Beatificação, rezou a Oração pela Beatificação do Padre Vítor, como em todos os dias da romaria. 

Ivan Simas
Ivan Simas
10ª Romaria Padre Vítor Coelho de Almeida (2021)


Reveja - No Canal dos Missionários Redentoristas no Youtube estão todas as homilias da romaria, que cada dia teve a presença de um missionário redentorista para exaltar um aspecto da vida e do ministério do Padre Vítor. 

Biografia do Padre Vítor - Acesse também A12.com/padrevitor e conheça a história e o ministério, como também a Campanha realizada para a Causa de Beatificação e os meios para a comunicação de alguma graça alcançada pela intercessão do Servo de Deus Padre Vítor Coelho de Almeida. 

:: Reze a Oração pela Beatificação e peça a intercessão do Padre Vítor

Confira a galeria de fotos da celebração da 10ª Romaria: 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...