Notícias

Editora Santuário: lugar de trabalho e de divulgação da Palavra

Escrito por Elisangela Cavalheiro

09 NOV 2020 - 16H27 (Atualizada em 10 NOV 2020 - 08H26)

Há 120 anos, no dia 10 de novembro de 1900, padre Gebardo Wiggermann abençoava a máquina que iria imprimir a primeira edição do Jornal Santuário. Hoje (09), depois de todos esses anos, outra bênção em uma nova máquina, comemora o pioneirismo desses padres e irmãos alemães e revigora a continuidade de uma história de sucesso e zelo pela evangelização.

É difícil imaginar aquele trabalho feito por meio de clichês de chumbo e tipos móveis, onde hoje existem máquinas totalmente automatizadas, que executam funções de altíssimo detalhe e priorizam, além de um produto excelente, melhores condições de trabalho.

Colaborador há 24 anos na Editora Santuário, Silvio Cirilo dos Santos, ficou feliz pela nova máquina adquirida e pela oportunidade de aprimorar sua profissão. Atrás da máquina e manipulando um pequeno monitor, ele manifesta gratidão pela empresa que marca sua história de vida.

“Eu me sinto privilegiado por trabalhar nesta empresa todo esse tempo. Até porque é daqui que eu tiro o sustento de minha família. Tudo que eu tenho, graças a Deus, foi por meio da Editora Santuário”, conta o colaborador que vai operar a nova máquina Wohlenberg que faz o processo de acabamento de um produto.

“Na verdade é uma experiência nova para todos nós operadores, porque a máquina nova realmente teve todo um aprendizado para poder operar ela, mas graças a Deus todo mundo conseguiu aprender direitinho e melhorou bastante o meu trabalho, não só para mim como para todos os outros também”, completa Santos.


A Editora Santuário é considerada um dos maiores e mais modernos parques gráficos do Estado de São Paulo. Através dela, surgiu o primeiro folheto litúrgico do país; uma família de subsídios voltados para uma melhor participação do fiel nas missas, como também um vasto número de publicações que oferecem o que há de melhor ao segmento católico.

Comemoração

Na presença dos mais de 230 colaboradores, de Missionários Redentoristas vindos de várias localidades do estado paulista e dos atuais diretores da Editora Santuário, foi comemorada a data de fundação e a benção do novo maquinário. 

A celebração teve início às 9h, com uma oração conduzida pelo superior provincial, padre Marlos Aurélio, dentro do parque gráfico da editora.

"Estamos continuando esta história começada lá atrás com padre Gebardo Wiggermann, e depois dele, tantos outros que se doaram e se dedicaram a este trabalho fundamental, relevante e importante da imprensa escrita”, disse.

O superior lembrou também o dinamismo que a empresa carrega desde o seu nascimento. "Que venham muitas outras oportunidades para perceber o desenvolvimento deste setor importante da missão que nós Redentoristas realizamos. Parabéns, a todos que se dedicam com generosidade, profissionalismo e competência técnica para nos ajudar a levar adiante esta missão que recebemos da Igreja e da Congregação Redentorista. Deus nos abençoe, Deus nos proteja, Deus nos ilumine. Amém!".

Na oração, padre Marlos pediu para que a benção atinja especialmente aqueles que vão operá-la como também a todos os demais. "Queremos que a bênção não seja somente para a máquina, mas seja para os trabalhadores. Que aqui haja muito trabalho! É isso o que nós mais suplicamos a Deus, porque assim será sinal que a Palavra que estará sendo divulgada e nós estaremos cumprindo bem a missão que Deus nos confiou".

Ao falar com o A12, padre Fábio Evaristo, diretor editorial, celebrou as conquistas ao longo da história. “Para nós, hoje, é uma alegria recordar esse 120 anos. Também celebramos a fundação da Congregação neste dia 9 de novembro e, recordamos a missão de nossa Congregação Redentorista, de divulgar o Evangelho de Cristo e o amor a Maria. Continuamos levando a Palavra de Deus aos corações, por meio das publicações e da escrita e isto é motivo de alegria, de sabermos que nossa missão está sendo realizada”.

Após a bênção da nova máquina, todos seguiram para a frente do prédio da Editora para inaugurar um monumento com placas comemorativas que mencionavam os nomes de todos os missionários que contribuem e contribuíram desde o início dessa obra, como também uma menção especial pelos 120 anos da Editora e os 50 anos da Família Deus Conosco.

Site e exposição

Para contar os principais acontecimentos da história da editora, foram lançados um site e uma exposição. O site pode ser visto aqui e a exposição pode ser conferida no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida até o dia 6 de dezembro. Tanto o site quanto a exposição carregam o mesmo nome: Uma história de evangelização pela leitura.

Veja na galeria os melhores momentos da celebração:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...