Redentoristas

A Redenção em Santo Afonso e na Vida Redentorista

A chave de leitura da espiritualidade alfonsiana é o amor

Escrito por Pe. Evaldo César, C.Ss.R.

01 ABR 2024 - 06H55 (Atualizada em 01 ABR 2024 - 08H16)

Thiago Leon

Leia MaisPáscoa: deixar-se iluminar pela Palavra de Deus São Geraldo e seu amor ao Cristo Crucificado Papa Francisco: Santo Afonso nos ajuda a experimentar a misericórdia de DeusMuito se tem falado dos Missionários Redentoristas, filhos de Santo Afonso, que apregoam a Espiritualidade da Redenção. Ainda sob a luz da Semana Santa, a palavra redenção está em alta, e como herdeiros de uma espiritualidade redentora, torna-se quase uma obrigação que os redentoristas tenham claras inspirações sobre o que a Teologia entende por redenção

Assim, como um seguidor de Afonso, ouso partilhar com vocês algumas dessas inspirações que motivam o jeito de ser do missionário redentorista.

Para tanto, voltemos rapidamente ao contexto histórico no qual viveu Afonso, na cidade de Nápoles do século XVIII. Entre tantas linhas espirituais, existia uma forte corrente chamada jansenismo, uma espiritualidade rigorista, extremista, excludente.

Para os jansenistas, Jesus era um severo juiz, cuja morte salvou poucos escolhidos; o mundo para o jansenista era mau e depravado; eram rigoristas com práticas penitenciais e pregavam que a comunhão era reservada para pouquíssimas pessoas, cuja santidade fosse rigorosamente comprovada.

Mas Afonso não pensava assim e ousou questionar essa linha espiritual maléfica e mesquinha. Para ele, Deus quer que todos, sem exceção, sejam salvos em Cristo, pelo amor apaixonado de Jesus pela humanidade pecadora. A chave de leitura da espiritualidade alfonsiana é o amor: o amor de Deus pelo homem e do esforço do homem, reconhecendo este amor, em amar a Deus.

Shutterstock
Shutterstock
Deus quer que todos, sem exceção, sejam salvos em Cristo


Santo Afonso vê a encarnação como possibilidade de redenção, de cura amorosa para o ser humano machucado. Deus não enviou seu Filho Jesus para pagar pelos nossos pecados, mas para ensinar-nos o amor incondicional a Ele, esse sim capaz de nos resgatar das torpezas humanas. Na liberdade e no amor, Jesus se oferece ao extremo, para que seja extrema nossa vontade de estar mais perto de Deus.

:: Reze a Via Sacra de Santo Afonso de Ligório

O sofrimento de Jesus é visto como ato de 'apaixonamento' radical; a loucura da cruz é a loucura do amor. Ao sofrer, nos ensina Afonso, Jesus Cristo quer provocar em nós uma resposta rápida de amor, que cura e aplaca o sofrimento. Esta resposta, entretanto, é sempre pessoal. E a oração é sinal claro de que há desejo sincero de estar em Cristo. Daí a afirmação lapidar de Afonso: “Quem reza, se salva; quem não reza, se condena”.

A Redenção nasce no interior da pessoa e extravasa em missão. Não há missão ou pastoral redimida; há homens e mulheres que, buscando a redenção, produzem ações redentoras ao seu redor. Para Afonso a redenção é visceral, amorosa, libertadora. Ele não se converteu ao Cristianismo, mas converteu-se a Jesus Cristo. A espiritualidade redentorista e nosso amor pela redenção nasceu antes do coração do que da razão.

:: A benignidade na Teologia Moral de Santo Afonso

Afonso passa pelas teorias da redenção, vai da expiação e satisfação até a tese da doação amorosa de Jesus pela humanidade, estabelecendo uma visão positiva da Criação e do Homem. A redenção não é ato par salvaguardar a honra de Deus (satisfação), mas para recuperar o sentido do amor na humanidade, dos homens para com Deus que os ama infinitamente (doação). A redenção não veio para corrigir a Criação, mas para dar plenitude a tudo o que Deus tocou com suas mãos.

Fábio Silva.
Fábio Silva.
Para Afonso a redenção é visceral, amorosa, libertadora


Os redentoristas, herdeiros espirituais de Santo Afonso, têm obrigação radical de abrir-se à pluralidade cultural da redenção. Estamos em todo o mundo, em modos diferentes de entender a vida e, em todos eles, o sentido de redenção será único.

:: O significado da redenção para os Redentoristas

Os Redentoristas são chamados a jamais sucumbir diante do mal real do mundo, e ao mesmo tempo devem ter a consciência de que o mal jamais será eliminado pela evangelização da Igreja, por mais perfeita que ela possa ser. A redenção definitiva e plena é de Jesus Cristo e Nele somente!

.:: Descubra o que está representado na Cruz Redentorista ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R., em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...