“Sal da Terra e Luz do Mundo”
Leigos da família redentorista, que vivenciam o carisma e o misticismo alfonsiano, participaram do encontro de ex-seminaristas do Seminário do Santíssimo Redentor, em Sacramento (MG), entre os dias 26 e 28 de abril, com a presença de mais de 30 pessoas. Leia Mais Padre Vítor fortaleceu vocação do leigo na missão de Aparecida A importância do leigo e a perspectiva de sua vocação na Igreja
Sob a direção de Vânia Regina Manzan, uma equipe colocou o evento na agenda do município, em parceria com a Banda Lira do Borá, que conta com mais de 25 integrantes, e a Secretaria da Cultura, com Dimas da Cruz Oliveira, em visita guiada a Arraial de Desemboque, berço do nascimento das cidades do Triângulo Mineiro e sede de duas igrejas barrocas.
Tendo ouvido o que significou para cada um deles, notamos que para Cláudio Eustáquio da Silva, “a mensagem do Evangelho permaneceu, 'permanece em mim' e como Redentoristas, não escapamos deste compromisso”; para João Batista Rosa, “o carisma de Santo Afonso se configurou para nós e através da ação na sociedade nos transformamos hoje em cidadãos plenos e conscientes”; para José Roberto Amatangelo, “a importância de estarmos juntos é socializar, tornando-nos mais humanos”; José Adalto Paceli de Oliveira disse: “é uma palavra de incentivo e perseverança”; Sebastião Cassimiro Filho afirmou que “o encontro recarrega nossas energias, a amizade da vida redentorista e fortalece a oração grupal”.
Dom Messias dos Reis Silveira, bispo de Teófilo Otoni (MG), disse que “é uma das graças que Deus nos reservou depois de termos tido a alegria de viver no seminário no passado. Há algo que une a todos através da fraternidade inspirada na família dos Missionários Redentoristas, para fortalecer os laços de amizade social, para entrar em contato com a vida e o testemunho dos irmãos, que viveram antes e depois de nós. A experiência que Deus uma vez nos permitiu viver como seminaristas, com um clima de fraternidade, espiritualidade e esperança entre todos e que nos testemunhos de cada um podemos dizer que o seminário deu frutos, onde alguns se tornaram ministros ordenados e muitos estão inseridos na sociedade vivendo a vida cristã na força de batismo, sendo sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-14)”.
Para José Carlos Tadeu, “Sacramento representa um local de reencontro de amigos e de memórias, que não nos deixam, de um passado que insistimos em não esquecer”. Claudia Bernardes Almeida Rosa, esposa de Luiz Antônio, um dos organizadores, disse que “foi gratificante participar da preparação e organização do evento e compartilhar com o marido aqueles momentos vividos no seminário, além de rezar com todos eles”.
Lucia Helena Bernadelli, esposa de Valdair Bernardeli, mencionou a “importância de ajudar nas reuniões. É a alegria que fica, rever os amigos da época em que moraram juntos, e ela fica feliz em ajudar no encontro do ano que vem.” Dimas da Cruz Oliveira, assessor cultural, mencionou sua imensa alegria em participar do encontro e dar ao grupo a oportunidade de apresentar aspectos culturais locais.
Oralda Manzan, que, com a sua família, ofereceu apoio aos seminaristas durante a sua formação no seminário e na Coordenação Pastoral das Comunidades Católicas Rurais, disse que “a leitura do Evangelho de domingo foi importante, dada a necessidade de manter-se firme hoje no tronco da árvore”.
Ela ressaltou que quer sempre fazer o que sempre fez com muito prazer e continuará a fazer enquanto Deus lhe der a vida, sem falar que dos seminaristas que trabalharam com ela, cinco se tornaram sacerdotes e um se tornou bispo: Dom Messias Silveira.
Jonival Cortes, Presidente da União Nacional dos Ex-Seminaristas Redentoristas (UNESER), disse:
“Foi um momento muito rico de partilhas e emoções, um encontro missionário de grande significado e uma renovação do entusiasmo alfonsiano que nos rodeia.
Padre João Batista de Almeida, C.Ss.R, foi apresentado como novo Diretor Espiritual, trazendo entusiasmo, dinamismo e uma firme espiritualidade redentorista.
Destacou-se a oração do Santo Terço cantada, na sexta-feira, o Ato Penitencial, a caminhada no sábado, e a representação teatral e a missa na Igreja do Rosário no domingo, celebrada pelo Dom Messias e concelebrada pelo Padre João Batista”.
Fonte: Vicente de Paula Alves – UNESER (Via Scala News)
Santuário da Lapa celebra setenário de Nossa Senhora da Soledade
Festa da co-padroeira da “Igreja de Pedra e Luz” conta com a presença de padres convidados para as pregações. Confira a programação!
8 momentos da presença redentorista na Rede Aparecida de Comunicação
Rede celebra o aniversário de 73 anos da Rádio Aparecida, de 19 anos da TV Aparecida, e de 14 anos do Portal A12. Confira a lista!
5 personagens bíblicos para inspirar sua vocação
Conheça as histórias de Rute, Samuel, João Batista, Paulo e Maria.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.