Notícias

Família dos Devotos renova sua esperança na Novena da Padroeira

Pe. Adam Rapala, C.Ss.R., conduziu o último dia da Novena da Tarde, convidando a Família dos Devotos a viver a fé com Maria, no amor e na solidariedade

Escrito por Mário Pereira

11 OUT 2025 - 16H15 (Atualizada em 11 OUT 2025 - 18H44)

Lucas Torres

Os filhos e filhas de Nossa Senhora Aparecida compareceram em grande número neste sábado (11), para o 9º dia da Novena da Tarde, no Santuário Nacional.

Essa Família dos Devotos, que tem em Maria sua intercessora fiel junto a Deus, acolheu com carinho a mensagem de esperança transmitida ao longo dos nove dias de preparação para a grande Festa da Padroeira do Brasil, celebrada neste domingo, 12 de outubro.

Lucas Torres Lucas Torres Na véspera da Festa da Padroeira, milhares de devotos estiveram presentes na Casa da Mãe Aparecida


Neste 9º e último dia da Novena, o tema refletido foi “Com Maria, ser Família dos Devotos, Peregrina da Esperança”, tendo como pregador o Pe. Adam Rapala, C.Ss.R., ecônomo adjunto do Santuário Nacional.

.:: Jornada Bíblica: um tour pelas fachadas do Santuário Nacional de Aparecida

O Missionário Redentorista iniciou sua reflexão com o trecho do canto “A Nós Descei, Divina Luz”: “A nós descei, Divina Luz, a nós descei, Divina Luz; em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus.”. E emendou com um resgate histórico das que podem ser consideradas as primeiras “Famílias dos Devotos” de Nossa Senhora Aparecida:

“Em 1717, Deus olhou para a família dos três pescadores, homens simples e humildes, com as mãos calejadas pelo trabalho pesado, mas com o coração aberto ao mistério de Deus. Hoje, esse mesmo olhar de amor se volta para cada um de nós: para a minha família, para a sua família, para a nossa Família dos Devotos. Somos chamados a continuar esse projeto de salvação, porque no seio de uma família Maria encontrou o amor, a fé e a disposição de caminhar com o povo pelos caminhos da vida.

Em seguida, o sacerdote provocou uma reflexão: sabemos o que é família, mas o que é ser devoto?

“Ser devoto é muito mais do que colocar uma medalha no pescoço ou um terço na mão. Ser devoto é comprometer-se com a causa da vida, cuidar da vida da sua família e da vida de quem caminha ao seu lado.”

Para aprofundar a explicação, o Padre recordou uma das frases mais conhecidas do santo fundador da Congregação Redentorista:

“Santo Afonso nos diz que ‘o verdadeiro devoto de Maria nunca se perde’. De fato, não se perde um filho que caminha com sua Mãe. Maria é a nossa Mãe, próxima de cada um de nós. Nela e com Ela encontramos alento e força para a caminhada, mesmo quando não enxergamos o caminho inteiro. Estar com Maria é confiar como ela confiou; é caminhar com fé. Somos família, unidos pela fé, no amor e no cuidado.”

.:: A devoção mariana de Santo Afonso de Ligório

Lucas Torres Lucas Torres Pregador do 9º dia da Novena da Tarde, Pe. Adam Rapala, C.Ss.R., é ecônomo adjunto do Santuário Nacional


O Missionário Redentorista também recordou o Papa Francisco para enfatizar que é na família que aprendemos a ir ao encontro dos que mais precisam:

“Devemos defender a família de todas as forças que corroem o amor familiar: o individualismo, o egoísmo e a cultura do descartável. Na verdadeira família, ninguém é menosprezado, rejeitado ou excluído. Ser família é colocar a fé em ação, como fez Maria. Ser família é se ajoelhar diante do outro, como Jesus fez diante dos discípulos.”

Por fim, Pe. Adam destacou a primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV, Dilexi te, que significa “Eu te amei” em latim:

“O Papa Leão afirma que o amor e a caridade para com os pobres e necessitados não podem se separar da fé cristã. O amor ao próximo não é acessório, mas parte essencial do anúncio do Evangelho. Amar o próximo não é uma opção, é um dever.

Na Casa da Mãe Aparecida, a Família dos Devotos colabora não apenas para manter essa estrutura tão bonita e acolhedora, ou para fazer com que a Palavra alcance os mais distantes por meio da Rede Aparecida de Comunicação. Colabora também para manter viva a chama da fé na vida de muitas famílias — crianças, jovens, adultos e idosos — por meio das obras e projetos sociais desenvolvidos pelo Santuário Nacional.

Confira os principais momentos da celebração:

Assista à celebração na íntegra:

.:: Faça parte da Família dos Devotos! ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...