Notícias

Igreja Ucraniana recorda o redentorista Monsenhor Volodymyr Malanchuk

Notável Missionário Redentorista é homenageado com Ano Jubilar 2025/2026 dedicado à sua vida e obra missionária

Escrito por Redentoristas

29 OUT 2025 - 16H25 (Atualizada em 29 OUT 2025 - 17H15)

Instituto Histórico Redentorista

No dia 29 de setembro, foi publicado um decreto que dedica o Ano 2025/2026 a Monsenhor Volodymyr Malanchuk, Missionário Redentorista, na Eparquia de São Volodymyr Magno de Paris.

Diz o decreto:

“Prestando homenagem e expressando nossa eterna gratidão aos nossos predecessores, estudando a história de nossa Igreja na França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Suíça; por ocasião dos importantes Jubileus do primeiro Exarca da Igreja Católica Ucraniana na França (1961-1982), Monsenhor Volodymyr Malanchuk (1904-1990), no centenário de seus primeiros votos na Congregação do Santíssimo Redentor (1925), convocamos esse ano especialmente a ele dedicado”.

O mesmo decreto destacou datas importantes de sua vida e de seu ministério que serão lembradas:

  • 29 de setembro de 2025: 35º aniversário de sua morte (1990);
  • 19 de fevereiro de 2026: 65º aniversário de sua consagração episcopal em Winnipeg, Canadá (1961);
  • 19 de março de 2026: 65º aniversário de sua entronização em Paris (1961);
  • 26 de abril de 2026: o 95º aniversário de sua ordenação sacerdotal (1931).

Continua o decreto: “... proclamo o ano 2025/2026 como o ano de Monsenhor Volodymyr Malanchuk a ser vivido entre os dias 29 de setembro de 2025 a 29 de setembro de 2026 inclusive na Eparquia de São Volodymyr, o Grande, de Paris”.

O clero e os fiéis da Eparquia foram convidados a participar ativamente da celebração deste ano, a fim de difundir o conhecimento deste grande servo da Igreja e seu zeloso ministério entre os fiéis ucranianos no território do Exarcado Apostólico.

E, por fim, disse o mesmo decreto publicado por Hlib Lonchyna, administrador apostólico: “Eu confio este ano à proteção da Santíssima Theotokos do Perpétuo Socorro, implorando a intercessão dos santos, mártires e justos da terra ucraniana”.

Quem foi Monsenhor Volodymyr Malanchuk (1904-1990)

Volodymyr Malanchuk nasceu em 20 de agosto de 1904, na vila de Bazaar, região de Tarnopol (atual Ucrânia). Ele e seus dois irmãos mais novos, Julian (1907) e Mykola (1909), ficaram órfãos bem cedo.

No final da Primeira Guerra Mundial, Volodymyr foi para Kiev, onde frequentou o ginásio, mas após a invasão bolchevique de 1918, retornou à Galícia, onde começou seus estudos no seminário menor de Lviv.

A Galícia é uma região histórica situada no oeste da atual Ucrânia. Ali, o seu diretor espiritual foi o padre Jozef Schrijvers. Foi precisamente pelo seu conselho que Volodymyr, junto com outros jovens, partiu a fim de estudar na Bélgica.

Em Essen, no seminário dos Redentoristas, completou seus estudos secundários entre 1921 e 1924.

Depois de entrar para os redentoristas, passou um ano de noviciado em Sint-Truiden, onde, em 21 de setembro de 1925, professou os seus primeiros votos religiosos.

Mais tarde, começou seus estudos no seminário de Beauplateau, também na Bélgica. Em 1930, retornou à Galicia, onde completou o último ano de estudos e, em 26 de abril de 1931, foi ordenado sacerdote pelo Metropolita Andrei Szeptycki (Shepttytskyi).

Após a ordenação, foi professor no noviciado em Zboiska e, a partir de 1934, professor de filosofia no seminário menor redentorista.

.:: Missionários Redentoristas restauram comunidade Oblata na Ucrânia ::.

No período de 1937-1939, antes da Segunda Guerra Mundial, estudou teologia na Universidade Jan Kazimierz de Lviv, onde obteve o seu diploma.

Os fundos para os estudos foram fornecidos pelo bispo, hoje beato da Igreja, Dom Mykoła (Nicolau) Czarnecki.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, ele e mais um grupo de estudantes viajaram para a Polônia ocupada pelos alemães, para a cidade de Tuchów. Mas não ficou muito tempo por lá, indo para a Alemanha, buscando uma oportunidade de viajar para a Bélgica ou Canadá.

No entanto, não conseguindo obter os documentos necessários, permaneceu na Baviera, onde ensinou filosofia aos redentoristas alemães.

Ao mesmo tempo, iniciou seu ministério pastoral entre os imigrantes ucranianos. O administrador apostólico para os ucranianos na Alemanha, padre Petro Werhun, o nomeou como reitor da Baviera.

Paralelamente, frequentou cursos na Universidade de Munique, onde, em 1943, conseguiu o doutorado em filosofia.

Após a guerra, junto com outros padres ucranianos, abriu um seminário para estudantes da Galícia que haviam fugido dos comunistas. Nele, ocupou o papel de diretor espiritual e professor.

Em 1949, mudou-se com o seminário para a Holanda. Por um curto período de tempo, ocupou o cargo de vigário-geral do Visitador Apostólico para os ucranianos na Europa Ocidental, Dom Ivan Buczki, na Inglaterra.

Em 1951, finalmente realizou seu sonho partindo para o Canadá, onde assumiria a liderança da Vice-Província de Yorktown.

Em 22 de julho, o Papa João XXIII estabeleceu o Exarcado Apostólico para os ucranianos na França, nomeando o padre Volodymyr Malanchuk como exarca.

Ele recebeu a sagração episcopal em Winnipeg, Canadá, em 19 de fevereiro de 1961 e, um mês depois, em 19 de março, ocorria sua instalação em Paris, na igreja de Saint Germain-des-Prés.

Como bispo, Dom Volodymyr participou ativamente do Concílio Vaticano II.

Em 1982, se aposentou voltando ao Canadá e o seu confrade Mychajlo Hrynczyczyn tornou-se o novo bispo dos ucranianos na França.

Depois de retornar ao Canadá, viveu no convento redentorista e, no final de sua vida, em uma casa de repouso, onde faleceu em 29 de setembro de 1990, em Winnipeg, onde foi sepultado.

Agora recebe, em gratidão, reconhecimento e justiça, um ano totalmente a ele dedicado!

.:: Beatos Ucranianos: Redentoristas gastaram suas vidas pelos redimidos ::.

Pe. Ruslan Pikh C.Ss.R.

Fonte: Tradução livre: Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...