Notícias

Irmãos Redentoristas concluem encontro com Missa no Santuário

Na celebração, quatro irmãos renovaram seus votos religiosos de acordo com os conselhos evangélicos da Congregação do Santíssimo Redentor

Escrito por Alberto Andrade

02 DEZ 2022 - 10H17 (Atualizada em 02 DEZ 2022 - 11H10)

Rian Torres - A12

Nesta sexta-feira (2), houve a conclusão do encontro de 25 irmãos redentoristas, que durante uma semana se reuniram para estudo, reflexões e oração sobre sua missão, em comunhão com o Papa Francisco, sendo parte integrante de uma Igreja Sinodal.

Leia MaisQuem foi o primeiro Irmão Missionário Redentorista?Irmão Marcel Van: o redentorista que transformava sofrimento em alegria Profissão Perpétua: Amar e servir como Irmãos RedentoristasA Santa Missa das 9h no Altar Central foi presidida pelo superior provincial da Unidade Redentorista de São Paulo, padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R, concelebrada pelo padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R, reitor do Santuário Nacional, e outros sacerdotes redentoristas.

Em entrevista ao A12, o superior provincial falou a respeito da importância da semana de estudos para cada irmão redentorista.

“Uma oportunidade que eles têm como grupo, dentro da Província de São Paulo, sobretudo Irmãos Redentoristas, de pensarem sua vida, sua missão, sua vocação como Redentoristas e Irmãos que são.

Ajuda que eles também façam uma revisão dos seus projetos e de uma compreensão de tudo aquilo que está sendo o movimento da reestruturação, da reconfiguração da Congregação no mundo. Um sentimento de pertencer à Igreja. Eles refletiram muito sobre esse caminho de sinodalidade, que é movimento que toda Igreja está fazendo”.

Rian Torres - A12
Rian Torres - A12


O Irmão João Batista de Viveiros, C.Ss.R., fala do sentido especial para os missionários redentoristas em concluir o encontro na Casa da Mãe Aparecida.

“Nossa Senhora tem uma importância na nossa espiritualidade, na nossa Congregação. Ela é um pilar da nossa espiritualidade. São 4 pilares: o Presépio, a Cruz, a Eucaristia e Maria. Então, Maria tem um sentido muito especial.

Para nós, Irmãos, tem um sentido particular. Ela é fonte daquilo que é luz. Para nós, Ela é modelo. Ela escuta, Ela é humilde, Ela diz sim para a vontade de Deus. E para nós a vida consagrada é isso. Colocar-se inteiramente a serviço do filho de Maria”.


Rian Torres - A12
Rian Torres - A12


Durante a homilia, padre Marlos falou que nós, católicos, precisamos ter uma atitude orante e também anunciar o Evangelho durante o tempo do Advento.

“Por isso mesmo, a Igreja propõe uma preparação mais intensa para que a gente acolha e viva este mistério.

Este tempo quer tirar de nós todo o tipo de cegueira, sobretudo aquela que nos exclui da comunidade dos crentes, quando achamos que somos suficientes por nós mesmos para reconhecer a presença de Deus em nossa vida! Temos o dever moral de compartilhar esta fé para nossos irmãos e irmãs ”.

Irmãos renovaram seus votos religiosos

Após a homilia, houve a renovação anual dos votos religiosos dos irmãos juniores, seguindo os estatutos e conselhos evangélicos da Consagração do Santíssimo Redentor.

Os irmãos redentoristas Cleiton Irineu de Carvalho Teixeira, Ian Lucas Lopes de Castro, Marcos dos Santos Vilanova e Thaylor Bertoli professaram os votos de pobreza, castidade e obediência, que foram acolhidos pelo superior provincial, padre Marlos Aurélio, que indicou aos jovens a responsabilidade diante desse passo na congregação.

Rian Torres - A12
Rian Torres - A12


Os votos expressam um caminho para a vivência radical da doação do religioso a Deus, isto é, toda a sua vida estará plenamente disponível para o seguimento a Cristo.

“Hoje eles estão aqui com a mesma disposição, feita no dia da sua profissão. Um ‘sim’ que precisa ser constantemente renovado a Deus. ‘Sim’ esse que precisa ser renovado a cada dia, a cada mês, a cada ano.

É preciso sempre renovar a alegria em pertencer a essa família religiosa, dando esse testemunho vocacional para que mais homens se disponham a este serviço e a esta vocação, disse padre Marlos durante a renovação.


Irmão André Luiz Oliveira, C.Ss.R., fala sobre o despertar de sua vocação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...