Notícias

Memória de São Geraldo Majella é celebrada no Santuário Nacional

Celebração presidida pelo Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., reuniu redentoristas e devotos para recordar o exemplo de humildade, caridade e fé do Santo Irmão

Escrito por Mário Pereira

16 OUT 2025 - 10H52 (Atualizada em 16 OUT 2025 - 12H06)

José Eduardo Castro/ A12
“És Irmão entre os irmãos,
Apaixonado por Jesus,
Encantado por Maria...
Viveste em tudo a vontade do Senhor.
És o Santo! O nosso Santo!
Intercede lá dos céus,
Roga a Deus por todos nós,
Os missionários de Cristo Redentor.”


A Igreja celebra nesta quinta-feira, 16 de outubro, a memória de São Geraldo Majella. No Santuário Nacional de Aparecida, a lembrança do Santo Irmão Redentorista foi marcada pela Santa Missa das 9h, celebrada no Altar Central.

Geraldo foi um homem próximo dos humildes, verdadeiro cumpridor da vontade divina e reconhecido como grande intercessor das mães e gestantes.

A celebração foi presidida pelo Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., Superior Provincial da Província Redentorista Nossa Senhora Aparecida, e contou com a presença de Padres e Irmãos redentoristas, além de religiosos visitantes da Casa da Mãe Aparecida.

José Eduardo Castro/ A12 José Eduardo Castro/ A12 Celebração foi presidida pelo Superior Provincial Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R.


A homilia foi conduzida pelo Ir. Viveiros, C.Ss.R., missionário redentorista das Santas Missões e apresentador da Rede Aparecida de Comunicação. Em suas primeiras palavras, o religioso destacou o privilégio da Congregação do Santíssimo Redentor de celebrar, durante o Ano da Esperança, o Jubileu pelos 300 anos de nascimento de São Geraldo Majella.

Ir. Viveiros resgatou a trajetória do Santo Irmão desde os primeiros anos de vida, recordando a família abençoada em que nasceu. Após a morte do pai, o jovem Geraldo tornou-se responsável pela mãe e pelas três irmãs:

“Ele aprendeu o ofício de alfaiate. Montou sua alfaiataria e trabalhou com dedicação. A vida começou difícil: sustentava a mãe e as irmãs, e o que sobrava, ele dava aos pobres. Desde cedo, foi o homem da generosidade, o homem da solidariedade.”

.:: São Geraldo é considerado o padroeiro dos alfaiates 

Na reflexão, o Irmão também lembrou o encantamento de Geraldo pela Congregação fundada por Santo Afonso Maria de Ligório. Aos 22 anos, seu coração se inflamou ao acompanhar as Santas Missões Redentoristas. Assim, no dia 17 de maio de 1749, após sair de casa às escondidas, iniciou seu caminho até se tornar Irmão consagrado.

José Eduardo Castro/ A12 José Eduardo Castro/ A12 Ir. Viveiros, C.Ss.R., trouxe importante reflexão sobre a vida e a missão de São Geraldo


Ir. Viveiros destacou ainda a humanidade dos santos, citando um exemplo de São Geraldo:

“Os santos são humanos. São Geraldo dizia: ‘Quando sentir revolta interior, procurarei não explodir imediatamente. Assim farei com quem se zanga comigo ou me acusa. Esperarei que passe o ímpeto da ira, de modo que eu possa raciocinar com doçura’. Que grande mestre é esse, São Geraldo!”

Ao concluir sua homilia, o missionário ressaltou as virtudes do Santo Irmão e o orgulho de tê-lo como confrade:

“Geraldo era o homem acolhedor, sereno diante das dificuldades, homem da humildade, do espírito missionário e amigo dos pobres. Peçamos que São Geraldo Majella, neste Ano Jubilar, abençoe de modo especial o povo brasileiro, interceda pela Congregação Redentorista, pelos missionários e, particularmente, pelos Irmãos. Que o Senhor desperte muitos Irmãos para a Vida Consagrada, como São Geraldo. Amém!”

.:: Orações de São Geraldo para as mães e as gestantes

José Eduardo Castro/ A12 José Eduardo Castro/ A12 Pe. Marlos e os irmãos redentoristas após a celebração


Após a comunhão — momento de profunda intimidade com Cristo, que São Geraldo tanto respeitava —, o Ir. José Mauro Maciel, C.Ss.R., rezou a Oração Jubilar do Ano Geraldino.

Que possamos seguir o exemplo tão belo de São Geraldo, fazendo a vontade de Deus, “como Ele quer, enquanto quiser”!

Confira os principais momentos da celebração:

Assista à celebração na íntegra:

.:: Visite a página do Ano Jubilar Geraldino ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...