Notícias

Minha Família Redentorista: Pais revelam papel na trajetória do Pe. Jonas

Declaração do avô e decisão da mãe contribuíram para decisão do padre de seguir os caminhos de Santo Afonso

Escrito por Mário Pereira

30 JUN 2023 - 17H45

Thiago Leon

A pequena cidade de Inconfidentes, localizada no sul do estado de Minas Gerais, conta com uma Paróquia com nome de santo Redentorista. Trata-se da Paróquia de São Geraldo Magela, frequentada há muitos anos pelo casal Esterlina Domiciano de Pádua e José Ramos de Pádua.

Pais de José Lázaro de Pádua e de Jonas Luiz de Pádua, eles viram este último, o caçula da família, seguir os passos de São Geraldo e de Santo Afonso, se tornando membro da Congregação do Santíssimo Redentor.

O hoje Padre Jonas, C.Ss.R, não gostava de frequentar a igreja, como revela a sua mãe, Dona Esterlina, no 6º episódio da série “Minha Família Redentorista”:

“O Jonas foi uma criança, assim, muito desinibida. Ele gostava muito de participar dos eventos que haviam na escola. Só que, o Jonas era também uma criança que não gostava de ir na missa e ficar sossegado”.

Somente aos cinco anos, quando se tornou coroinha da Paróquia, que o pequeno Jonas conheceu e se encantou com a história da Salvação. Anos mais tarde, ele conheceu os Missionários Redentoristas, através das Santas Missões, que chegavam a Inconfidentes. Se encantou com o trabalho realizado por padres e irmãos, e comunicou aos pais que gostaria de seguir os passos de Santo Afonso.

Thiago Leon
Thiago Leon
Padre Jonas durante celebração de São Geraldo em Inconfidentes (MG)


O apoio para seguir a trajetória vocacional Redentorista veio do avô materno, José Domiciano Vicente:

“O meu pai toda a vida foi muito católico, era muito devoto de Nossa Senhora, mas eu nem contei isso para o Jonas. Meu pai falou assim: ‘de jeito nenhum, deixa ele que vá, porque agora que Jesus está chamando ele, vá que ele fique esperando e não vá depois’”, revelou Esterlina.

A mãe parece ter seguido o conselho. Restando dois dias para a partida de Jonas rumo ao Seminário Redentorista, Dona Esterlina recebeu o aviso de que o filho havia sido selecionado para um emprego. Ela revelou a decisão que tomou diante da novidade:

“Eu não contei. Falei: ‘não vou contar nada não, vou ficar bem quietinha’. E ele veio, passou muito tempo e foi aí que eu contei para ele, que tinha sido chamado. Mas daí eu não contei não, vou fazer igual meu pai, vou ficar quietinha e deixa ele que vai”.

Uma lembrança que acompanha o pai, José Lázaro, até hoje, é o cuidado que o pequeno Jonas tinha com um tamagotchi, conhecido como “bichinho virtual”:

“Ele tinha que tratar daquilo lá, daquela coisinha, eu não entendia muito bem. Ele tinha que tratar, se não morria, e ele acordava tarde da noite e ia cuidar do bichinho para ele não morrer. Então aquilo lá ficou marcado muito”.

A série “Minha Família Redentorista”, que é exibida mensalmente no YouTube dos Missionários Redentoristas da Província de São Paulo, mostra como as famílias reagiram ao saber do desejo do parente, de anunciar a Copiosa Redenção. São relatos sobre a infância, a entrada para a Congregação do Santíssimo Redentor e outras curiosidades dos filhos espirituais de Santo Afonso Maria de Ligório.

.:: Saiba mais sobre o "Minha Família Redentorista"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...