“Bendita seja a vida e seus dons, benditas sejam todas as criaturas do céu, da terra, dos abismos e dos fundos dos mares, as galáxias e os planetas, os astros e os cometas, obras das mãos divinas, do Deus Criador, que do nada fez o tudo”.
Com essas palavras, o Pe. Cristóvão Mamala, C.Ss.R., abriu neste sábado, 4 de outubro, o 2º dia da Novena da Tarde de 2025, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
O missionário redentorista, que é diretor do Alfonsianum, o Instituto Redentorista de Estudos Superiores, presidiu a celebração, que trouxe como tema de reflexão: “Com Maria, cuidar da vida em toda a criação!”.
Devotos rezam durante o segundo dia da Novena da Tarde no Santuário Nacional
.:: Conheça as iniciativas sustentáveis do Santuário Nacional
A temática nos faz recordar São Francisco de Assis, santo da Igreja que se dedicou a viver para proclamar o Evangelho de Jesus com determinação e simplicidade, e que foi declarado Padroeiro dos animais e da natureza.
Irmão Alan Patrick Zucheratto durante a entrada da Palavra de Deus
O tema também dialoga com a Palavra do Senhor (Gn, 1,1), proclamado pelo Missionário Redentorista e concelebrante, Ir. Alan Patrick Zuccherato, que nos recorda A Criação no coração amoroso de Deus.
Em sua pregação, Pe. Cristóvão nos lembra que “fomos criados no amor e para amar”, e que Maria, além de viver no mesmo mundo que nós vivemos, gerou a vida e doou a sua vida ao filho Jesus, nosso Salvador. Em sinal de agradecimento, ele deixou uma rosa aos pés do trono da Mãe Aparecida, para simbolizar o nosso coração:
“Pedimos que o desejo de amor que nós temos em nosso coração, com a ajuda de Deus, possamos florir. Acreditemos no Senhor, que é maior do que o pecado e a morte. Que o nosso coração Maria possa florir no amor. Que nesse mundo, dilacerado de discórdia, de guerras, possamos emanar o perfume e testemunhar o amor de Deus por nós”.
.:: 10 anos da Laudato Si' e o cuidado com a Casa Comum
Da mesma forma, o Missionário Redentorista apresentou aos milhares de devotos presentes na Casa da Mãe e que acompanhavam pela Rede Aparecida de Comunicação, um vaso com a água barrenta do Rio Paraíba do Sul:
“Essa água simboliza a nossa vida. Nem sempre cristalina e pura. Muitas vezes barrenta, confusa. Nossa vida é imersa em dificuldades e sofrimentos, mas essa é a vida sagrada que nós temos de Deus e queremos hoje oferecer aos pés de Nossa Senhora, prometendo que vamos defender a vida e amar a vida de cada criatura. Vos pedimos, Maria, como outrora aparecera nas águas barrentas do Rio Paraíba e renovastes a esperança dos pescadores desesperados: ressurge em nossa vida, nos dê a certeza da presença do Senhor em nossa vida, e a esperança renovada para sermos nesse mundo os peregrinos da esperança!”.
Padre Cristóvão segura a jarra com água do Rio Paraíba em sua mão direita e olha para a imagem de Nossa Senhora Aparecida
Por fim, Padre Cristóvão apresentou um vaso com a simples terra que Deus criou para nós e que simboliza o chão que percorremos todos os dias da nossa vida:
“Esse chão que nos sustenta para trabalharmos, vivermos a imagem de Deus em nós. Como dizia São Francisco: ‘Louvado sejas, Senhor!’. Essa terra, Maria, colocamos aos teus pés. É o nosso chão de cada dia. Nossa vida, de onde viemos e vos pedimos que cada passo feito nessa terra, seja como aquele passo dos romeiros, que vêm caminhando a pé, no meio do cansaço e do sofrimento, para renovar a fé e receber as graças da Mãe”.
Que Maria, com seu exemplo de fé e simplicidade, possa nos inspirar a preservar a Casa Comum, este dom precioso que Deus nos confiou!
Confira os principais momentos do 1º dia da Novena da Tarde:
1/16
















Assista à celebração na íntegra:
.:: Confira a programação completa da Novena e Festa da Padroeira 2025 ::.
Santuário Nacional acolhe missa da Assembleia Provincial Redentorista
Missa foi presidida pelo Pe. Edvaldo Araújo, C.Ss.R., e marcou momento de unidade e reflexão na Assembleia Provincial. Saiba mais!
Assembleia Provincial analisa planejamento de vida comunitária
Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida analisam textos sobre o Governo das Comunidades Locais e o planejamento da vida em comunidade. Saiba mais!
Artistas entre os Irmãos: a história do brasão redentorista
O brasão da Congregação Redentorista teve origem em um desenho do Ir. Vito Curzio. Como ele, outros irmãos redentoristas também se destacaram nas artes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.