Notícias

O redentorista devoto de Santa Teresinha do Menino Jesus

Devoção do missionário por Teresa de Lisieux o levou a viver como ela

Escrito por Elisangela Cavalheiro

11 MAR 2024 - 16H00 (Atualizada em 11 MAR 2024 - 17H01)

Shutterstock.

O redentorista devoto de Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu no Vietnã, país do Sudeste Asiático, distante 10 mil quilômetros da França onde nasceu a santa.

A história da jovem sensibilizou tanto o redentorista que ele buscou nela a inspiração para viver a lição do Amor. Foi Santa Teresinha que disse a frase “que eu ame a minha pequenez e minha pobreza”. E assim, viveu o redentorista Marcel Van! 

Vamos conhecer um pouco mais de sua história! 

O missionário nasceu no dia 15 de março de 1928 e morreu durante a Guerra do Vietnã. Ele viveu apenas 31 anos, e dedicou toda sua vida pelo exemplo da santa, que também morreu ainda mais jovem do que ele. 

A história de Marcel Van com Santa Teresinha começa aos 14 anos, quando ele conseguiu entrar em um seminário dominicano e lá fez a descoberta que mudaria a sua vida para sempre. Ele conheceu o livro “História de uma Alma”, manuscrito autobiográfico de Santa Teresinha. A publicação foi lançada exatamente um ano após a morte de Teresinha, em 30 de setembro de 1898.

É interessante imaginar que a vida de Teresinha ganhou repercussão logo depois de sua morte, e por isso, quatro décadas depois, Marcel pode conhecer a sua história de fé e sua doutrina espiritual.

A devoção de Marcel por Teresa de Lisieux, o outro nome da santa, o levou a viver como ela. Para Teresinha, a vida de santidade se resume unicamente na vivência do amor: “no coração da Igreja, eu serei o Amor”.

:: Descubra o que está representado na Cruz Redentorista

Marcel foi crescendo na devoção com Teresinha e encontrou nela uma amiga e uma irmã para quem poderia confidenciar sua vida. “Que tudo seja feito por amor. Que felicidade! Já não receio tornar-me santo. Encontrei, por fim, o meu caminho de santidade”, disse Marcel não sabendo o que ainda iria enfrentar.

Quando descobriu que queria ser redentorista, não foi nada fácil. Era pobre, não tinha como pagar seu enxoval do seminário, e o conseguiu com muito sacrifício e ajuda de sua família. Demorou alguns anos até que foi para um seminário redentorista. Foi lá que ganhou o nome Marcel: na verdade, ele se chamava Joaquim Nguyen Tan Van.

Algumas outras coincidências marcaram ainda mais a amizade de Marcel e Teresinha: tanto a primeira profissão religiosa quanto a perpétua, ele fez no aniversário de profissão religiosa da sua irmã espiritual, 08 de setembro.

Reprodução.
Reprodução.
Irmão Marcel Van, que inspirou sua vida na de Santa Teresinha

Depois de alguns anos vivendo como irmão religioso, Marcel foi enviado para Hanói, no Vietnã e lá viveu os últimos anos de sua vida. Durante a Guerra do Vietnã, Marcel acabou sendo preso e sofrendo inúmeros interrogatórios. Na prisão ele escreve: “Só me resta o amor e, com o amor, uma vontade heroica. Sou a vítima do amor e o amor é toda a minha felicidade, uma felicidade indestrutível”.

:: São Geraldo, o “Santo das Mães e das Gestantes”

Depois de passar por vários campos de concentração, acabou sendo mandado para a solitária, vivendo em um quarto escuro sem contato externo. Alguns prisioneiros dizem que Irmão Marcel continuou demonstrando fé, paz e alegria. Ele morreu de tuberculose e beribéri, aos 31 anos, no dia 10 de julho de 1959.

Durante toda a sua vida, sob a direção de Santa Teresinha, de Maria e de Jesus, Irmão Marcel Van tornou-se um pequeno redentor, correspondendo à missão de apóstolo escondido do Amor, pela oração e pelo sacrifício. Aprendeu a transformar o sofrimento em felicidade, introduzindo as almas no amor de Jesus. Escreveu muito, tornando-se, por obediência, um pequeno secretário de Jesus.

Atualmente, por seus escritos e intercessão, do céu continua a sua missão. Da África e da Ásia, da Austrália, do Brasil e da Argentina, dos Estados Unidos e do Canadá, da França e de toda a Europa, chegam mensagens daqueles que, graças a Van, descobrem como Teresinha ensinou a seu irmãozinho logo no primeiro encontro que “Deus é Pai e que este Pai é Amor”.

.:: O poema de Santa Teresinha a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...