O redentorista devoto de Santa Teresinha do Menino Jesus

O redentorista devoto de Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu no Vietnã, país do Sudeste Asiático, distante 10 mil quilômetros da França onde nasceu a santa.
A história da jovem sensibilizou tanto o redentorista que ele buscou nela a inspiração para viver a lição do Amor. Foi Santa Teresinha que disse a frase "que eu ame a minha pequenez e minha pobreza". E assim, viveu o redentorista Marcel Van!
Vamos conhecer um pouco mais de sua história!
O missionário nasceu no dia 15 de março de 1928 e morreu durante a Guerra do Vietnã. Ele viveu apenas 31 anos, e dedicou toda sua vida pelo exemplo da santa que também morreu ainda mais jovem do que ele.
A história de Marcel Van com Santa Teresinha começa aos 14 anos, quando ele conseguiu entrar em um seminário dominicano e lá fez a descoberta que mudaria a sua vida para sempre. Ele conheceu o livro “História de uma Alma”, manuscrito autobiográfico de Santa Teresinha. A publicação foi lançada exatamente um ano após a morte de Teresinha, em 30 de setembro de 1898.
É interessante imaginar que a vida de Teresinha ganhou repercussão logo depois de sua morte, e por isso, quatro décadas depois, Marcel pode conhecer a sua história de fé e sua doutrina espiritual.
A devoção de Marcel por Teresa de Lisieux, o outro nome da santa, o levou a viver como ela. Para Teresinha, a vida de santidade se resume unicamente na vivência do amor: “no coração da Igreja, eu serei o Amor”.
:: Descubra o que está representado na Cruz Redentorista
Marcel foi crescendo na devoção com Teresinha e encontrou nela uma amiga e uma irmã para quem poderia confidenciar sua vida. “Que tudo seja feito por amor. Que felicidade! Já não receio tornar-me santo. Encontrei, por fim, o meu caminho de santidade”, disse Marcel não sabendo o que ainda iria enfrentar.
Quando descobriu que queria ser redentorista, não foi nada fácil. Era pobre, não tinha como pagar seu enxoval do seminário, e o conseguiu com muito sacrifício e ajuda de sua família. Demorou alguns anos até que foi para um seminário redentorista. Foi lá que ganhou o nome Marcel: na verdade, ele se chamava Joaquim Nguyen Tan Van.
Algumas outras coincidências marcaram ainda mais a amizade de Marcel e Teresinha: tanto a primeira profissão religiosa quanto a perpétua, ele fez no aniversário de profissão religiosa da sua irmã espiritual, 08 de setembro.

Irmão Marcel Van, que inspirou sua vida na de Santa Teresinha
:: São Geraldo, o "Santo das Mães e das Gestantes"
Depois de passar por vários campos de concentração, acabou sendo mandado para a solitária, vivendo em um quarto escuro sem contato externo. Alguns prisioneiros dizem que Irmão Marcel continuou demonstrando fé, paz e alegria. Ele morreu de tuberculose e beribéri, aos 31 anos, no dia 10 de julho de 1959.
Durante toda a sua vida, sob a direção de Santa Teresinha, de Maria e de Jesus, Irmão Marcel Van tornou-se um pequeno redentor, correspondendo à missão de apóstolo escondido do Amor, pela oração e pelo sacrifício. Aprendeu a transformar o sofrimento em felicidade, introduzindo as almas no amor de Jesus. Escreveu muito, tornando-se, por obediência, um pequeno secretário de Jesus.
Atualmente, por seus escritos e intercessão, do céu continua a sua missão. Da África e da Ásia, da Austrália, do Brasil e da Argentina, dos Estados Unidos e do Canadá, da França e de toda a Europa chegam mensagens daqueles que, graças a Van, descobrem como Teresinha ensinou a seu irmãozinho logo no primeiro encontro que “Deus é Pai e que este Pai é Amor”.

Entenda: O que é uma celebração dos Votos Perpétuos?
Trata-se de uma cerimônia marcada por um simbolismo riquíssimo. Em breve percurso traçaremos os elementos principais do cerimonial.

Descubra o que está representado na Cruz Redentorista
Santo Afonso tinha a sua vocação nos Mistérios da Paixão e Morte

Comunidade Redentorista Ir. Bento é inaugurada em Potim (SP)
Casa acolhe redentoristas da Província de São Paulo, que doaram suas vidas e energias pelo anúncio da Copiosa Redenção