A Igreja católica nos Estados Unidos é imigrante desde o início. Entre os homens e mulheres imigrantes canonizados deste país, estão as santas Francisca Xavier Cabrini, Rosa Duchesne e Teodora Guerin e o santo João Nepomuceno Neumann, missionário redentorista. Este último foi o primeiro homem canonizado do país, enquanto Santa Francisca, a primeira mulher.
Estes santos foram também pessoas que viajaram para a América em busca de algo, no caso deles, no campo da evangelização. Por mais de 200 anos, as pessoas tem ido à América para perseguir os ideais que aquela grande nação representa.
A verdade é que a Igreja na América é composta de imigrantes, porque a própria América é composta de imigrantes. Além dos americanos nativos, este país foi povoado por muitas pessoas que vieram da Europa e África, da Ásia e da América Latina.
São João Neumann foi para o país para se tornar padre, para servir ao povo, e inovou ao construir um serviço de escolas católicas e fazer-se próximo dos imigrantes. Viveu os últimos 24 anos de sua vida entre eles.
Leia MaisSão João Neumann, missionário que transmitia piedade e prudênciaSão João Neumann: homem comum que fez coisas extraordinárias São João sempre manteve seu cuidado com o homem comum e o pobre, edificando o Reino de Deus no meio deles. Este foi o chamado de São João quando se tornou bispo. Ele precisou trabalhar frente à reação anticatólica que começou a atingir a Filadélfia por multidões de protestantes que se opunham à imigração irlandesa e alemã, mas isso não o impediu de fundar novas igrejas que atendessem a esses grupos.
Padre José Ulysses da Silva, missionário redentorista, destaca que o santo redentorista fez da sua vida uma doação para o outro.
"São João fez da sua vida uma necessidade de evangelizar. Foi para os Estados Unidos e lá ia ao encontro dos enfermos, dos idosos, dos imigrantes. Mesmo em lugares onde não existia igrejas, ele ia a pé, caminhava longas distâncias para visitar os que necessitavam, passando até por perigos imensos. Foi um missionário e não um mercenário. O mercenário quer tudo pra si, o missionário quer ajudar o outro, quer que o outro cresça. E assim foi São João Neumann", afirma o religioso.
Na atualidade, os missionários redentoristas contam com diversos serviços de atenção ao migrante, entre eles, o Centro João Neumann, localizado em Sunset Park, no Brooklyn, bairro de Nova Iorque.
fast_forward Veja esta matéria: The New York Times entrevista padre redentorista que trabalha com imigrantes nos EUA
O santo e os papas
O santo Papa João Paulo II visitou a Igreja de São Pedro e rezou diante do túmulo do santo, e o Papa emérito Bento XVI ganhou do então presidente Barack Obama e sua esposa Michelle Obama, uma estola usada pelo santo.
O corpo de São João Neumann que permanece em um caixão de vidro no altar da igreja teve suas vestes trocadas várias vezes depois de sua morte, a primeira vez no ano de 1860, depois em 1903, 1962, 1989 e 2008.
São João Neumann se tornou cidadão americano em abril de 1848.
Oração pelos imigrantes a São João Neumann
Deus da Jornada, por intercessão de São João Neumann, patrono dos imigrantes,
rezamos por aqueles que deixam as suas pátrias ansiando por liberdade e novas oportunidades.
Que eles O reconheçam como seu companheiro de viagem e encontrem uma acolhida à sua espera.
Fazemos esta oração em nome de Jesus. Amém.
:: A oração de João Paulo II a São João Neumann
Fonte: Com informações do Santuário Nacional na Filadélfia e outras fontes.
Mais de 50 jovens participam de retiro vocacional em Aparecida
Ao todo, 53 jovens participaram do Retiro Vocacional realizado entre os dias 04 e 06 de julho, em Aparecida (SP).
Padre Redentorista foi confessor do Rei das Duas Sicílias
Missionário Redentorista, Celestino Maria Cocle, era muito próximo da família real de Nápoles. Conheça sua história!
Missionários Redentoristas no Festival da Esperança de Kaunas
Evento nacional do Ano Jubilar na Lituânia contou com bênção do Papa Leão XIV. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.