São Geraldo Majella passou seus últimos anos de vida em Caposele, na Itália, e Materdomini estava destinada a se tornar o local dos episódios mias marcantes relacionados à santidade do notável Irmão Redentorista.
Após um breve período em Nápoles, Geraldo foi chamado para servir como Irmão na Comunidade de Materdomini em Caposele, onde foi designado a atuar como porteiro.
Mesmo durante o exercício de sua atividade, ainda assim ajudava os pobres, provendo a eles o que era necessário.
Deus recompensava a generosidade de São Geraldo com milagres: a amassadeira era reabastecida sozinha com pães novos e mais abundantes; às vezes a sopa aumentava conforme era distribuída aos pobres; o celeiro vazio se enchia de mais grãos. De acordo com Padre Caione, superior daquela casa, o Senhor ajudava Geraldo.
.:: Conheça a profissão dos Santos da Congregação ::.
Enquanto distribuía o pão, o Santo não deixava de instruir aqueles pobres nas coisas de Deus, e muitas vezes outras pessoas se aglomeravam entre os pobres, ansiosas para ouvir seus ensinamentos, e várias conversões foram realizadas dessa maneira.
Certo dia, enquanto distribuía sopa aos pobres, pediu a um cego, sempre presente naquela hora, que tocasse em sua flauta a canção de Santo Afonso. Assim que o cego tocou a flauta, Geraldo entrou em êxtase, causando espanto e admiração em quem presenciou a situação.
Entretanto, a saúde do Irmão Redentorista estava se deteriorando, mas ele jamais deixou de cumprir qualquer uma de suas obrigações.
Doente, retornou a Nápoles por ordem de um superior, acompanhou os padres missionários até Calitri e, finalmente, com a saúde em declínio, voltou a Caposele, onde, impossibilitado de se dedicar a qualquer outra coisa, foi encarregado a supervisionar algumas construções.
Apesar da fraqueza, fez algumas viagens curtas para pedir doações e visitou Senerchia, Oliveto e Contursi, mas, exausto, não conseguiu prosseguir e retornou a Materdomini, de onde nunca mais partiu.
Febres intensas e hemorragias frequentes o atingiam, e ele foi colocado na cama por obediência. Devido ao seu estado, a morte era iminente, e recebeu a Comunhão, mas disse que ainda não morreria.
Ele de fato viveu mais um mês, e quando se sentiu próximo da morte, desejou comungar pela última vez e sua alma foi recolhida para perto de Deus na noite de 15 de outubro de 1755.
A notícia de sua morte se espalhou rapidamente por toda a região e causou profundo luto no povo. No dia seguinte, as pessoas foram até à igreja de Materdomini para ver o santo irmão pela última vez.
Todos tinham uma palavra de louvor para o jovem irmão e todos recordavam as virtudes e os benefícios recebidos dele.
Com a morte de Geraldo, os milagres não cessaram; pelo contrário, aumentaram, até que seu túmulo se tornou o centro das mais diversas graças.
Devido a essa sucessão de milagres, os Superiores da Congregação Redentoristas se viram impelidos a pedir a glorificação do Irmão Geraldo, e por isso se dedicaram com grande empenho a reunir documentos e escritos, investigando suas virtudes a fim de completar o processo canônico.
Quando todo esse trabalho, que durou vários anos, foi concluído, eles solicitaram ao Papa Pio IX que elevasse Majella às honras do altar.
Pio IX não poderia responder de outra forma aos insistentes apelos dos padres, bispos e de todo um povo, senão o declarando Venerável em 11 de setembro de 1847.
Nessa ocasião, foi realizado o reconhecimento canônico de seus ossos, que ainda hoje são venerados no atual Santuário de Materdomini, e o humilde quarto do Santo foi transformado em oratório.
Após alguns anos, em 29 de janeiro de 1893, ele foi proclamado beato pelo Papa Leão XIII; E finalmente, Papa Pio X o canonizou durante cerimônia na Basílica de São Pedro em 11 de dezembro de 1904, enquanto o mundo católico ainda celebrava o 50º aniversário da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Maria.
Relembre a visita da TV Aparecida ao Santuário de Materdomini!
Fonte: sangerardomaiella.it
Conheça o endereço dos Missionários Redentoristas em Roma
Casa Geral dos Redentoristas integra um cenário marcado por nobreza, arte e mudanças urbanas que atravessam séculos no coração romano. Clique e saiba mais!
A santidade da presença: o caminho do Beato Pedro Donders
Testemunho de fé e compaixão cristã, o "Apóstolo do Suriname" revelou o coração da missão redentorista: permanecer com os esquecidos e anunciar a Copiosa Redenção
Após Estágio, 30 jovens são aprovados para o seminário
Após o Estágio Vocacional, a equipe de formadores aprovou 30 jovens para ingressar na formação redentorista. Os novos seminaristas serão acolhidos ainda em 2026.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.