Notícias

Pio IX, o papa devoto da Mãe do Perpétuo Socorro

Escrito por Elisangela Cavalheiro

16 MAR 2022 - 08H30 (Atualizada em 16 MAR 2022 - 10H29)

Reprodução.

Na história dos Missionários Redentoristas, o Papa Pio IX teve um papel importante na devoção mariana. Foi ele quem disse aquela famosa frase: “Façam-na conhecida no mundo inteiro”, quando entregou o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aos cuidados da congregação.

A história dos Redentoristas com Pio IX começou em 1865, quando ele recebeu uma carta do Superior Geral, Pe. Nicholas Mauron, que pedia à Santa Sé que concedesse o ícone do Perpétuo Socorro para ser colocado na recém-construída Igreja do Santíssimo Redentor e de Santo Afonso, que foi erguida no mesmo lugar da antiga Igreja de São Mateus, onde o ícone havia sido colocado em séculos passados.

Pio IX decidiu que entregaria o ícone e escreveu uma carta em 11 de dezembro de 1865. Foi nessa carta que ele escreveu aquela famosa frase que virou lema para os redentoristas ("Façam-na conhecida no mundo inteiro!"). 

Leia MaisOrações a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 3 pedidos de São João Paulo a Nossa Senhora do Perpétuo SocorroOutros fatos também recordam a amizade do Papa Pio IX com a Congregação do Santíssimo Redentor. Em 1866, em agradecimento ao papa, o padre Mauron ofereceu uma das primeiras cópias do ícone. Este quadro está atualmente na Casa Geral dos Redentoristas, em Roma.

Com o desejo de expandir a devoção, em 23 de maio de 1871 foi fundada a Confraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma  associação para fiéis devotos. 

Anos depois, em 31 de março de 1876, o devoto da Mãe do Perpétuo Socorro, Pio IX, elevou a irmandade à categoria de Arquiconfraria, dando dignidade papal para esta associação em todo o mundo, e ele foi inclusive, o primeiro inscrito da Arquiconfraria.

:: Saiba mais sobre a história da Arquiconfraria com o padre Ulysses - ouça a entrevista

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...