Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 31 MAR 2020 - 09H46

Pio IX, o papa devoto da Mãe do Perpétuo Socorro

Na história dos Missionários Redentoristas, o Papa Pio IX teve um papel importante na devoção mariana. Foi ele quem disse aquela famosa frase: “Façam-na conhecida no mundo inteiro”, quando entregou o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aos cuidados da congregação.

A história dos Redentoristas com Pio IX começou em 1865 quando ele recebeu uma carta do Superior Geral, Pe. Nicholas Mauron, que pedia à Santa Sé que concedesse o ícone do Perpétuo Socorro para ser colocado na recém-construída Igreja do Santíssimo Redentor e de Santo Afonso, que foi erguida no mesmo lugar da antiga Igreja de São Mateus, onde o ícone havia sido colocado em séculos passados.

Reprodução.
Reprodução.
Pio IX foi o primeiro devoto inscrito na primeira associação dedicada à devoção.


Pio IX decidiu que entregaria o ícone e escreveu uma carta em 11 de dezembro de 1865. Foi nessa carta que ele escreveu aquela famosa frase que virou lema para os redentoristas. 

Leia MaisOração de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro contra a Covid-19Ouça especial da Rádio Aparecida sobre Nossa Senhora do Perpétuo SocorroOrações a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 3 pedidos de São João Paulo a Nossa Senhora do Perpétuo SocorroOutros fatos também recordam a amizade do Papa Pio IX com a Congregação do Santíssimo Redentor. Em 1866, em agradecimento ao papa, o padre Mauron ofereceu uma das primeiras cópias do ícone. Este quadro está atualmente na Casa Geral dos Redentoristas, em Roma.

Com o desejo de expandir a devoção, em 23 de maio de 1871 foi fundada a Confraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma  associação para fiéis devotos. 

Anos depois, em 31 de março de 1876, o devoto da Mãe do Perpétuo Socorro, Pio IX, elevou a irmandade à categoria de Arquiconfraria, dando dignidade papal para esta associação em todo o mundo, e ele foi inclusive, o primeiro inscrito da Arquiconfraria.

:: Saiba mais sobre a história da Arquiconfraria com o padre Ulysses - ouça a entrevista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.