Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 29 MAR 2019 - 16H32

Pio IX, o papa devoto da Mãe do Perpétuo Socorro

Na história dos Missionários Redentoristas, o Papa Pio IX teve um papel importante na devoção mariana. Foi ele quem disse aquela famosa frase: “Façam-na conhecida no mundo inteiro”, quando entregou o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aos cuidados da congregação.

A história dos Redentoristas com Pio IX começou em 1865 quando ele recebeu uma carta do Superior Geral, Pe. Nicholas Mauron, que pedia à Santa Sé que concedesse o ícone do Perpétuo Socorro para ser colocado na recém-construída Igreja do Santíssimo Redentor e de Santo Afonso, que foi erguida no mesmo lugar da antiga Igreja de São Mateus, onde o ícone havia sido colocado em séculos passados.

Reprodução.
Reprodução.


Pio IX decidiu que entregaria o ícone e escreveu uma carta em 11 de dezembro de 1865. Foi nela que escreveu a frase que ainda hoje corre o mundo. 

Outros fatos também recordam a amizade do Papa Pio IX com a Congregação do Santíssimo Redentor. Em 1866, em agradecimento ao papa, o padre Mauron ofereceu uma das primeiras cópias do ícone. Este quadro está atualmente na Cúria Geral dos Redentoristas, em Roma. Com o desejo de expandir a devoção, em 23 de maio de 1871 foi fundada a Confraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Anos depois, em 31 de março de 1876, o devoto da Mãe do Perpétuo Socorro, Pio IX, elevou a irmandade à categoria de Arquiconfraria, dando dignidade papal para esta associação de devotos em todo o mundo, e ele foi inclusive, o primeiro inscrito da Arquiconfraria.

:: Saiba mais sobre a história da Arquiconfraria com o padre Ulysses - ouça a entrevista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.