Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 13 ABR 2020 - 11H26

Tempo de viver Igreja doméstica e união da vida religiosa

A pandemia do coronavírus trouxe um tempo diferente para a Igreja Católica diante da necessidade do isolamento social. 

Nessa realidade, as igrejas que são espaços da vida em comunidade e da vivência dos sacramentos, precisaram buscar alternativas para não deixar de manter contato com os seus fiéis e fazer com que todos não perdessem a referência vital de sua fé com as suas portas fechadas.

No interior de São Paulo, na cidade de Araraquara, a igreja de Santa Cruz, que é a mais antiga comunidade da Província Redentorista fora de Aparecida, seguiu o exemplo de muitas igrejas e não teve dúvidas na hora de apostar ainda mais nas redes sociais e na Web TV que já existia.

Reprodução.
Reprodução.
Igreja de Santa Cruz em outra data.


O reitor da igreja,
padre João Batista de Almeida, percebeu nessa situação o fortalecimento da fé dentro das casas e nas famílias. 

"A pandemia do coronavírus colocou toda a humanidade numa situação inusitada. Nunca vivemos essa situação antes e, para nós da Igreja Católica, é uma oportunidade de vivenciarmos um aspecto muito importante do nosso ser cristão católico, que é a Igreja doméstica. Isso, pelo fato de não podermos encontrar as outras pessoas e termos que viver quase que isolados dentro das nossas casas", assinalou o missionário.

A família chamada de Igreja doméstica é lugar privilegiado de encontro com Cristo.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, "é no seio da família que os pais são, 'pela palavra e pelo exemplo [...], os primeiros arautos da fé para os seus filhos, ao serviço da vocação própria de cada um e muito especialmente da vocação consagrada'".

Por outro lado, padre João Batista reflete que a vida da comunidade religiosa também se aprofunda durante este período, tanto para fortalecer os laços já existentes, como para organizar a missão que precisou ganhar novos contornos. 

"Como muitas famílias, que tem mais tempo de se encontrar e se reunir, a nossa família religiosa, os sacerdotes nas paróquias e nas suas casas, continuam sua missão de serem pastores e sacerdotes do povo de Deus. E muitos tem cumprido sua missão através de meios de comunicação, com celebrações, aconselhamento e, principalmente, por meio do contato nas redes sociais", disse o missionário. 

Reprodução.
Reprodução.
Missa de Páscoa transmitida ao vivo com a presença de religiosos da comunidade.



Segundo padre João, os
quatorze missionários da comunidade se alternam para rezar pelo menos três vezes ao dia através da Web TV e das redes sociais. Os padres também mantém o programa de rádio "Amigos da Santa Cruz" que pode ser ouvido pelo aplicativo da igreja. 

"O povo tem participado ativamente e percebemos isso pela sua resposta nas redes sociais. Temos notado que um grande número, milhares de pessoas, que estão conosco e muitos deles são amigos nossos, frequentam a nossa igreja e tem até pessoas de outros estados e mesmo de outros países. Este é um momento ímpar para a nossa Igreja e para nós porque está abrindo um horizonte para perceber que temos muitos outros meios de chegar até o povo de Deus, além da nossa união ao redor do altar, da Palavra e da Eucaristia", acredita padre João Batista.  

A  Igreja Santa Cruz comemora em 2020 os seus 100 anos de presença redentorista na cidade. A data central da comemoração ocorre em 21 de  setembro.  

:: Primeira comunidade redentorista no interior de SP vai completar 100 anos


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...