Fundada em 18 de março de 1968 pelos Missionários Redentoristas, a Rádio Educadora nasceu na cidade de Coronel Fabriciano (MG), com o propósito de ser voz de evangelização, informação e integração para o Vale do Aço mineiro.
Desde seus primeiros anos, a emissora destacou-se não apenas pela programação religiosa, mas também pelo jornalismo comprometido, cobertura esportiva e valorização da cultura local.
Ao longo de mais de cinco décadas, colecionou conquistas como o Troféu Mineiro 97, o Microfone de Prata da CNBB e, recentemente, a Medalha Rodrigo Neto da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano.
No dia 9 de maio de 2025, a Rádio Educadora iniciou um momento histórico — sua reinauguração, agora transmitindo na frequência FM 91.7, após anos de trabalho desempenhado por várias mãos.
A mudança para o FM não é apenas técnica, mas simbólica — “Praticamente temos uma nova rádio para seguir nossa missão de comunicar”, celebra o Padre José Wilker, C.Ss.R., diretor da Rádio Educadora.

A qualidade do áudio, agora mais limpo e estável, garante também maior abrangência, já que muitos aparelhos não captam mais AM.
A transição, que demandou modernização de estúdios, equipamentos e até a relocação da torre de transmissão, foi um desafio enfrentado com determinação. Pe. Wilker ainda destaca o entusiasmo acompanhado pelo nervosismo diante de uma grande modernização para a Rádio:
“Confesso que, quando se aproximava a data da reinauguração, achei que não iríamos conseguir. Mas a graça de Deus veio em nosso socorro”.
Mesmo com tantas mudanças, o coração da Educadora permanece o mesmo. O missionário redentorista ainda destaca o que podemos esperar para o futuro da Educadora:
“Sem sombra de dúvidas, uma rádio mais próxima dos ouvintes, uma linguagem mais clara, mais compreensível e comprometida com a verdade. Vamos continuar sendo a sua companhia de todas as horas”.
Em entrevista ao Portal A12, Padre Vanderlei Sousa, C.Ss.R., ex-diretor da Rádio Educadora (2010 – 2014) e atual diretor da Rádio Aparecida, contou sua experiência à frente das rádios pertentes a Rede Aparecida de Rádios.
“A Rádio Educadora, no Vale do Aço, se caracteriza como uma escola de formação de comunicadores. Ao longo desses anos que trabalhei, tive a oportunidade de contato com profissionais que por lá passaram, profissionais que continuam lá, mas sempre com aquela escola, aquela fundamentação que a Rádio Educadora lhes deu de serem profissionais éticos, profissionais competentes.”
De acordo com Padre Vanderlei, pelo fato de o rádio ter um lugar de destaque na vida do ouvinte, é preciso entender a responsabilidade que os profissionais da comunicação carregam e a passagem que o missionário teve pelas duas rádios pertencentes a Rede Aparecida de Rádios trouxe essa consciência e responsabilidade.

Por meio do empenho dos Missionários Redentoristas, a Rádio Educadora leva voz, esperança e evangelização desde 1968, seguindo o legado da comunicação afonsiana.
Rádio Redentorista em Varsóvia completa 34 anos
Rádio Maryja celebra 34 anos em Toruń com Missa solene presidida pelo Cardeal Müller, reunindo milhares de ouvintes e líderes locais. Clique e confira!
Presidente da Uneser compartilha mensagem de Natal
Jonival Côrtes compartilha uma mensagem sobre o verdadeiro espírito do Natal: nascimento, amor, fraternidade e a importância da união. Clique e confira!
São Carlos de Foucauld e o Santuário do Perpétuo Socorro
Conheça a profunda devoção de São Carlos de Foucauld a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desde sua consagração em 1896 até a inspiração de sua obra
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.