Por Redentoristas Em Redentoristas

Seminário discutiu identidade e missão dos irmãos religiosos na Igreja

A Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB) promoveu entre os dias 07 e 09 de outubro o IV Seminário Nacional de Irmãos, na cidade de Curitiba (PR). Participaram 115 irmãos de 28 institutos e congregações de todas as regiões do Brasil, dentre os quais sete irmãos redentoristas. 

Irmãos redentoristas de Sao Paulo presentes no IV Seminário Nacional

Dois acontecimentos recentes nortearam este Seminário. O primeiro foi a publicação, pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, do documento Identidade e Missão do Irmão Religioso na Igreja”. O segundo o Seminário Latino Americano de Religiosos Irmãos, que ocorreu na semana anterior a este encontro, na Guatemala, que contou com a participação de 49 Religiosos Irmãos da América Latina e Caribe e que teve como lema “Ser Irmão: o bioma da fraternidade”. A preparação do Seminário levou em consideração as prioridades da CRB Nacional para o triênio 2016-2019, entre elas, as relações humanizadoras e solidárias (fraternas) dentro da Vida Religiosa Consagrada.

 

"...a vocação consagrada dos irmãos se caracteriza pela força da fraternidade dentro e fora de nossas comunidades", disse Irmão Viveiros. 

"Com boas reflexões, trabalhos em pequenos grupos e partilha de experiências, os irmãos puderam aprofundar o tema, compartilhar a riqueza dos diversos carismas e crescer na consciência de que a vocação consagrada dos irmãos se caracteriza pela força da fraternidade dentro e fora de nossas comunidades", contou Irmão João Batista de Viveiros, C.Ss.R. 

O aprofundamento da questão da identidade fraterna dos Religiosos Irmãos e da sua missão na Igreja foi seguido pelo levantamento de três questões atuais. A primeira questão diz respeito ao itinerário formativo; a segunda abordou a reflexão teológica e a inserção do Religioso Irmão na missão da Igreja local; como terceira, foi tratado o status jurídico dos Religiosos Irmãos nos Institutos Religiosos Clericais.

:: Quem é o Irmão Missionário Redentorista?

A exemplo dos Seminários anteriores, o evento oportunizou um momento para viver e celebrar a alegria da vocação dos Religiosos Irmãos como graça e chamamento ao seguimento de Jesus.

"Todos nós, Religiosos Irmãos, somos chamados a ser sinal visível de fraternidade em todos os âmbitos da nossa vida: na vida de cada fraternidade particular, nas experiências de missão intercongregacional, na Igreja, na sociedade onde nos inserimos, até a fraternidade com toda a criação, da qual somos parte. É esse o nosso compromisso, é esse o nosso dom, é essa a nossa missão particular na Igreja e no mundo", escreveram os participantes na Mensagem Final do encontro.

Foto oficial do IV Seminário Nacional
Foto oficial dos participantes do IV Seminário Nacional de Irmãos (CRB Nacional).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.