Notícias

Santo Afonso Maria de Ligório é celebrado no Santuário Nacional

Fundador dos Missionários Redentoristas nos inspira até hoje a propagar a devoção a Nossa Senhora e a vida de oração

Escrito por Alberto Andrade

01 AGO 2023 - 09H55 (Atualizada em 01 AGO 2023 - 11H37)

Luiz Oliveira - A12

A Igreja Católica celebra hoje (1º) a memória de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor e Doutor da Igreja desde 1871, por sua grande missão de evangelização, do anúncio da misericórdia de Deus e do amor a Maria.

Leia MaisLadainha a Santo Afonso Maria de LigórioSanto Afonso Ligório e o Papa FranciscoE para recordar os 236 anos do falecimento do Santo, na manhã desta terça-feira houve a Missa Solene no Altar Central da Casa da Mãe Aparecida, presidida pelo Superior Provincial Padre Marlos Aurélio, C.Ss.R., concelebrada por Dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R., bispo emérito de Coari (AM), Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, acompanhado de padres e irmãos redentoristas.

"Verdadeiramente, somos uma família missionária! Temos um pai comum, Santo Afonso nos inspira em nosso trabalho, em nossa vida, na nossa doação pelo Reino! Esta festa não é só dos Redentoristas, é uma festa de um Santo e Doutor da Igreja, que tem muito que nos inspirar em nossa caminhada cristã! Admirar Santo Afonso é querer reafirmar esse sentimento de comunhão com a Igreja. Por isso queremos pedir que, na festa de hoje, iniciando o Mês Vocacional em nosso Brasil, Santo Afonso alcance de Deus muitas e santas vocações!", disse Padre Marlos.

Luiz Oliveira - A12
Luiz Oliveira - A12


O Superior Provincial em sua homilia destacou três características da vida e da missão de Santo Afonso, nos convidando a viver estas qualidades para a fé que exercemos diariamente.

"Como primeiro traço, Afonso foi um homem de fé, profundamente unido a Deus a partir de uma vida espiritual e de oração! Ele colocava sempre como grande ideal se conformar com a vontade de Deus, realizar o que Deus queria para ele em sua vida!"

Padre Marlos também falou de outra grande qualidade de Santo Afonso: ser missionário mesmo antes da própria vocação religiosa.

"Ainda leigo, Afonso visitava doentes, participava dos oratórios, saía da zona de conforto para mover-se a novos desafios. Desafios nos amadurecem! Santo Afonso se torna padre aos 30 anos, mais ainda inquieto, funda um grupo missionário na Igreja, por causa das necessidades e carências do povo de Deus em ouvir uma palavra de animo e de esperança!

E em 1732 surge a Congregação, que tem como principal meta evangelizar anunciar a Copiosa Redenção para os mais abandonados e necessitados! Ser missionário é viver a vocação cristã, em qualquer lugar onde estivermos podemos viver esta dimensão repartindo o que experimentamos da misericórdia de Deus e esta Redenção ao mundo que vivemos hoje, iluminar a sociedade das trevas e das mentiras com o Evangelho".

Luiz Oliveira - A12
Luiz Oliveira - A12


E algo pioneiro na época e realizado pelo fundador dos Redentoristas
foi a escolha evangélica em sempre auxiliar os pobres e mais necessitados.

"Assim foi na vida de Jesus, dos Santos e também de Afonso! Não é um serviço social ou uma caridade, mas a motivação que nos levar a solidarizar com nossos irmãos e irmãs! Precisamos levar a estes, esse amor preferencial, esse amor concreto de Deus, que tem sensibilidade ao sofrimento humano, para quem está em situação de vulnerabilidade".

Luiz Oliveira - A12
Luiz Oliveira - A12


Ao fim da celebração, Padre Catalfo fez questão de anunciar, neste dia tão especial, a programação da Novena e Festa da Padroeira 2023, que tem início no dia 3 de outubro, disponível em a12.com/padroeira. 

“A grande novidade é que queremos celebrar com vocês, romeiros, aqui na Casa da Mãe Aparecida daqui a dois meses! Santo Afonso nos ensina que uma das grandes alegrias do ser cristão é cantar as Glórias de Maria. Por isso, venha rezar conosco no Santuário Nacional e viva a alegria de ser Família dos Devotos! Que Nossa Senhora nos abençoe sempre!”.


Igreja celebra a vida de Santo Afonso Maria de Ligório

Afonso nasceu em Marianella, na Itália. Muito incentivado pelos pais a estudar sempre, com 12 anos entrou para a faculdade de Direito, formando-se aos 16 anos.

Em 1723, decidiu pela vocação religiosa, abandonou a carreira de advogado e ingressou nos estudos teológicos. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 21 de dezembro 1726, aos 30 anos. O fundador da Congregação do Santíssimo Redentor escreveu 123 publicações sobre Teologia e Espiritualidade, das quais 21.500 impressões foram traduzidas para 72 países.

Afonso foi ordenado bispo de Santa Ágata dos Godos, aos 66 anos. Anos mais tarde, faleceu em 1º de agosto de 1787 em Pagani, na Itália. O Redentorista foi canonizado pela Igreja em 26 de maio de 1839, proclamado Doutor da Igreja em 1871 e Patrono dos Confessores e Moralistas em 1950.


Acompanhe a Santa Missa em honra a Santo Afonso

:: Acesse a12.com/vocacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...