Notícias

Tríduo: Santuário Nacional celebra a força das palavras de Pe. Vitor

A 11ª Romaria do Missionário Redentorista e Servo de Deus será celebrada de 21 a 23 de julho na Casa da Mãe

Escrito por Guilherme Gomes

20 JUL 2022 - 10H32 (Atualizada em 20 JUL 2022 - 11H27)

Rian Torres

Leia MaisPe. Vitor e a Santíssima Trindade Pe. Vitor Coelho de Almeida e o êxodo por uma vida mais digna

O Santuário Nacional de Aparecida iniciou, nesta quarta-feira (20), as celebrações em memória aos 35 anos de falecimento do Missionário Redentorista Padre Vítor Coelho de Almeida, também conhecido como Apóstolo de Aparecida.

O início do Tríduo em preparação para a 11ª Romaria do Servo de Deus foi no Altar Central da Casa da Mãe, na missa das 9h, e contou com um Santuário Nacional lotado de romeiros e fiéis.

A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Gilberto Paiva, C.Ss.R., biógrafo do Servo de Deus, e teve como convidado especial o Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R, vice-postulador da causa de beatificação do Padre Vítor Coelho, além de outros concelebrantes missionários da Congregação Redentorista.

Rian Torres
Rian Torres


Em
2022, completam-se 35 anos de falecimento do Servo de Deus, que nos deixou aos 87 anos, no dia 21 de julho de 1987, em plena atividade apostólica em Aparecida. O sacerdote foi um dos incentivadores da fundação da Rádio Aparecida, permanecendo à frente do projeto por 36 anos.

O clérigo, que faleceu aos 88 anos, ficou conhecido no meio radiofônico através do programa “Os ponteiros apontam para o infinito” e pela criação da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, rezada ao final de cada missa na Basílica.

Padre Gilberto Paiva conversou com o A12 antes do início da celebração e falou sobre a importância de iniciar o Tríduo em celebração ao Padre Vítor.

A importância é, de modo especial, para aqueles que o conheceram, para aqueles que ouviram seus programas na rádio, onde ele esteve com a imagem de Nossa Senhora. Recordar a vida, a obra de um dos nossos Missionários Redentoristas que fez a diferença. Diferenciou-se na busca e na vivência da santidade. Queremos reverenciar essa obra evangelizadora”, disse o presidente da celebração.

O Apóstolo de Aparecida está em processo de beatificação em Roma, na Congregação para a Causa dos Santos. O Pe. Anísio Tavares, que acompanha a causa como vice-postulador desde 2019, também conversou com o A12 e falou sobre a importância das homenagens para o Servo de Deus.

Rian Torres
Rian Torres
Padre Anísio Tavares colabora na causa de beatificação desde 2019



A importância é manter viva a memória do Padre Vitor Coelho no coração do povo brasileiro, que o tem com grande estima. Para nós, celebrar a espiritualidade do Padre Vitor, espiritualidade missionária para uma Igreja em saída, é de suma importância no contexto da Igreja que o Papa Francisco está pedindo: uma Igreja Missionária, refletiu o Missionário Redentorista.

Durante sua homilia, o Pe. Gilberto Paiva utilizou a 1ª leitura da Santa Missa, do início do livro do profeta Jeremias, para contextualizar a importância de combater a idolatria e a corrupção:

Jeremias confiou na graça de Deus e pôde levar o projeto de denunciar e profetizar contra a idolatria, contra a corrupção do templo. Vocês estão percebendo que ultimamente, nós padres, somos muito criticados quando falamos de política na Igreja. Eu evito falar. Mas quando políticos caem nessa história de ficar falando de religião, ‘Deus acima de tudo’, é uma lástima, atrapalha tudo. Jeremias foi capaz de apontar o dedo e dizer que estavam errados. Ele teve problemas, mas não perdeu a esperança de mudar o povo”, refletiu Pe. Paiva.

Ao final da Santa Missa, antes da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, os fiéis presentes na celebração foram convidados a realizarem a oração pela beatificação do Pe. Vitor.

Oração pela beatificação do Padre Vítor Coelho de Almeida

Deus, Pai de bondade e misericórdia,

que concedestes ao Padre Vítor Coelho

o dom de anunciar a Palavra da Salvação com piedade e unção,

Concedei-me a graça de seguir o seu exemplo de fé e confiança

na misericórdia de Deus e na intercessão de Maria, sua Mãe,

para obter minha conversão pessoal.

Peço, ó Trindade Santa, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida,

a beatificação do vosso servo fiel, Pe. Vítor Coelho, para vossa maior honra e glória.

Peço-vos ainda, com profunda fé e confiança, que me concedais,

pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida e de seu servo, Pe. Vítor Coelho,

a graça particular de que tanto preciso (mencionar a graça desejada).

Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

.:: Confira na íntegra o início do Tríduo em memória ao Pe. Vitor Coelho:

Romaria

Desde 2012, o Santuário Nacional acolhe a romaria intitulada com seu nome. Fiéis de diversos locais do Brasil fazem a peregrinação à Basílica de Aparecida em ação de graças pelo tempo de missão que o sacerdote dedicou em vida.

Este ano, a 11ª Romaria acontece dos dias 20 a 23 de julho. Durante os 4 dias de atividades, as celebrações eucarísticas ocorrerão às 9h da manhã, no Altar Central. Estarão presentes o biógrafo oficial do Padre Vítor Coelho, padre Gilberto Paiva, o vice postulador da causa, padre Anísio Tavares, e o pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento, de Sacramento (MG), cidade natal do Apóstolo de Aparecida, padre Ricardo Alexandre Fidelis.

Toda a programação pode ser acompanhada de casa pela TV Aparecida, Rádio Aparecida, canal do Santuário Nacional no YouTube, plataforma Aparecida Ao Vivo, aplicativo Aparecida e também pelas redes sociais do Portal A12.

.:: Padre Vítor, Vida Santa: inspire-se na vida do Servo de Deus

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.