Notícias

Aparecida celebra a 11ª Romaria do Padre Vitor Coelho de Almeida

Em 2022, completam-se 35 anos de falecimento do Servo de Deus

Escrito por Mário Pereira

12 JUL 2022 - 12H00 (Atualizada em 13 JUL 2022 - 09H24)

CDM/Santuário

O Santuário Nacional de Aparecida celebra, entre os dias 20 e 23 de julho, a 11ª Romaria do Padre Vitor Coelho de Almeida.

Em 2022, completam-se 35 anos de falecimento do Servo de Deus, que nos deixou aos 87 anos, no dia 21 de julho de 1987, em plena atividade apostólica em Aparecida.

:: Conheça aqui a história e vida de santidade de Pe. Vítor Coelho

A Romaria em homenagem ao Redentorista nascido em Sacramento (MG), foi realizada pela primeira vez em 2012, na celebração de 25 anos de sua morte. Desde então, os quatro dias de oração a Padre Vitor atraem cada vez mais devotos, incluindo o Tríduo de Preparação, onde são revelados o carisma e as obras do "Apóstolo de Aparecida".

O processo de Beatificação do Pe. Vitor Coelho de Almeida está em Roma, na Congregação para a Causa dos Santos, e necessita de três decretos para ser concluído. O primeiro é o da Heroicidade das virtudes, que torna o Servo de Deus um Venerável. Depois, o Super Miro, que se refere ao ato de aprovação de um milagre atribuído à intercessão de Padre Vitor - esse está em análise. Por fim, o Decreto de Beatificação, assinado pelo Papa. 

Comissão para o Patrimônio Histórico - CSSR
Comissão para o Patrimônio Histórico - CSSR
Padre Vítor com sua imagem de Nossa Senhora Aparecida em gravação de programa.


Para falar sobre a causa do Apóstolo de Aparecida, o vice-postulador, Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R., concedeu uma breve e elucidativa entrevista, na qual também destaca o tema da 11ª Romaria do Padre Vitor e o legado do saudoso redentorista na cidade de Aparecida (SP). Confira:

Processo de Beatificação do "Apóstolo de Aparecida"

"O processo de beatificação do Pe. Vítor Coelho de Almeida foi aberto em 12 de outubro de 1998. A fase diocesana foi concluída em 30 de agosto de 2006 e, desde então, o processo está seguindo em Roma, na Congregação para a Causa dos Santos. Com a graça de Deus, tudo está indo bem. Toda a documentação exigida já foi entregue e passará por várias instâncias, ficando sob a responsabilidade da Postulação Geral em Roma acompanhar e agilizar o processo junto à Congregação para as causas dos Santos".

Tema da 11ª Romaria do Padre Vitor Coelho de Almeida

"As Romarias anteriores destacaram de diversas formas a missionariedade do Servo de Deus em favor do mais pobres e abandonados. Pe. Vítor fez parte da equipe missionária antes de ir para a evangelização no Santuário Nacional e Rádio Aparecida. O missionário itinerante, após recuperar-se do forte abalo causado pela tuberculose, continuou viajando pelo país com a Imagem de Nossa Senhora e foi presença em muitos lares e comunidades pelas ondas da Rádio Aparecida.

Foi olhando para essa vida doada em favor do anúncio do Evangelho que, neste ano, escolhemos destacar a espiritualidade do Pe. Vítor Coelho de Almeida. Para isso, escolhemos três pontos significativos de sua pregação. O primeiro se refere ao amor com que Pe. Vítor falava da Santíssima Trindade, colocando em destaque a espiritualidade do encontro e da comunhão. O segundo se refere ao empenho do Pe. Vítor para levar o povo a viver como Igreja a partir da espiritualidade eclesial e santidade cotidiana. Reservamos o último ponto para aprofundar a espiritualidade mariana e a devoção filial à Nossa Senhora Aparecida que o Servo de Deus transmitiu com amor e afeto até o último dia de sua vida.

Com esses três pontos centrais, queremos que o povo de Deus viva mais profundamente sua fé a partir do grande testemunho de santidade deixado por Pe. Vítor. Em tempos tão difíceis como o que estamos atravessando, a espiritualidade de Pe. Vítor nos ajuda a abrir o coração ao amor manifestado pela Santíssima Trindade, a viver a santidade cotidiana como Igreja em caminho, sempre confiando na proteção materna de Maria". Leia MaisPadre Vítor: sua visão eclesial a partir do povo e para o povoPadre Vítor Coelho, uma vocação assumida

Legado e devoção do Servo de Deus em Aparecida (SP)

"Aparecida como um todo faz parte do legado e da obra de Pe. Vitor e de tantos outros Missionários Redentoristas de ontem e de hoje que trabalham incansavelmente para acolher bem os devotos da Senhora Aparecida na capital Mariana da Fé.

O centro de eventos, localizado próximo ao centro de apoio ao Romeiro, leva o nome de Pe. Vítor Coelho de Almeida em memória da acolhida que o Servo de Deus oferecia a todos os devotos. A Rádio Aparecida, localizada logo abaixo da Passarela da fé, é também legado de Pe. Vitor. A assim hoje chamada Rede Aparecida de Comunicações é a realização do sonho de Pe. Vítor de dos missionários de seu tempo, cujo objetivo é levar o Evangelho e a devoção a Nossa Senhora Aparecida de modo sempre novo ao coração do povo de Deus. A praça da Basílica Histórica foi um grande campo missionário de Pe. Vítor, onde dedicou muito de seu tempo para tirar foto com os Romeiros.

Ao lado da praça está o Memorial Redentorista. Ali o romeiro encontra um espaço de oração, onde pode visitar a capela que abriga os restos mortais do Servo de Deus e de tantos outros missionários redentoristas que anunciaram ardorosamente a Copiosa Redenção. Há um espaço dedicado à exposição de alguns objetos utilizados por Pe. Vítor, seu orquidário, além de contar com a presença missionária para bênçãos e pequenas catequeses.

Nós, da Vice-Postulação, desejamos a todos uma abençoada Romaria! Que juntos possamos manter vivo o testemunho missionário e a espiritualidade do Servo de Deus Pe. Vítor Coelho de Almeida.

Confira a programação da Romaria do Padre Vitor de 2022:

Tema Geral: Pe. Vitor Coelho, Espiritualidade Missionária para uma Igreja em Saída

Dia 20 (quarta-feira) – Missa das 9h - Tema: Pe. Vítor e a Santíssima Trindade: Espiritualidade do encontro e da comunhão

Dia 21 (quinta-feira) – Missa das 9h - Tema: Pe. Vítor e a Igreja: Espiritualidade eclesial e a santidade cotidiana

Dia 22 (sexta-feira) – Missa das 9h - Tema: Pe. Vítor e Nossa Senhora: Espiritualidade mariana e a devoção filial

Dia 23 (sábado) – Dia da Romaria - Missa das 9h

As celebrações poderão ser acompanhadas ao vivo, por meio da TV Aparecida, Rádio Aparecida, Aparecida Ao Vivo e pelas redes sociais dos Missionários Redentoristas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...