O início do ano é sempre uma oportunidade de recomeço! Nós temos a oportunidade de sermos 365 vezes diferentes. Certa vez, ouvi esse pensamento: “Ninguém é melhor, ou pior do que você. Você é único”.
Entre os bilhões de habitantes do planeta Terra, não existe outro igual a mim ou a você. Portanto, somos únicos e podemos ser quem nós quisermos ser.
Podemos ser inventivos, criativos e originais. Não foi à toa que Santo Afonso propôs como a primeira virtude do ano: a Fé.
A virtude da fé nos leva a contemplar um horizonte de possibilidades. Aqui caberia um neologismo: esperançar. O verbo esperançar é muito mais que a compreensão que temos da palavra esperança, pois não se trata de uma atitude passiva de aceitação.
Esperançar é correr atrás, acreditar e buscar. A virtude da fé tem muito do esperançar. Ela me projeta para frente, me faz crer e ir em busca daquilo que eu acredito.
O versículo bíblico que orienta a virtude da fé, foi retirado do evangelista São João:
“Eu sou a luz do mundo” (Jo 8,12)
A fé é a luz que ilumina a nossa vida, que nos possibilita enxergar além das trevas do medo. Ter fé é ter dentro de si uma luz radiante, que ilumina os lugares mais encobertos do nosso coração. Foi o que disse Jesus no Evangelho de Mateus:
“Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa” (Mt 5,15)
Quando temos a luz da fé, nossa missão é tornar o mundo e a sociedade mais esclarecidos e iluminar todos os que estão a nossa volta.
Leia MaisFortaleça sua fé com quatro devoções redentoristasComo a fé conduziu a vida de São Clemente HofbauerA fé é muito mais que um sentimento, ela está ligada a integridade do nosso ser. A fé não está associada somente à dimensão da oração, ela é parte integrante da nossa vida. Como nos ensina São Geraldo Majella:
“A fé é vida e a vida para mim é fé!”
Nossas atitudes devem corresponder com a fé que professamos, e a fé que professamos deve se manifestar nas minhas atitudes e vivências. Caso contrário a fé se torna uma convulsão ideológica, ou um fazer exagerado. As Escrituras descrevem a fé como:
“A certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem” (Hb 11,1).
Tanto as Escrituras como a Tradição da Igreja reconhecem a fé como um dom gratuito de Deus, necessário para a salvação. A fé é muito mais do que apenas acreditar. Ela é a forma para tocarmos o divino e alcançarmos o sobrenatural. Certa vez, disse Madre Tereza de Calcutá:
“A força mais potente do universo é a fé”
A fé não é um porto seguro, ou mesmo, um amuleto que nos dá segurança. Pelo contrário, a fé nos desinstala e nos provoca. O inquietar da fé nos leva a perceber que ela é muito mais do que um simples acreditar. Ela é um agir.
Leia Mais3 frases de São Geraldo Majella cheias de resiliência e fé Intercessão de Aparecida é insubstituível no caminho da féA fé é um esvaziar-se de si, para deixar-se preencher por Deus! Basta olharmos para os patriarcas na fé.
Todos foram homens e mulheres desinstalados, sempre em movimento. Eles nos revelam que a inércia não é própria dos homens de fé.
O texto bíblico escolhido por Santo Afonso para orientar a virtude nesse mês, apresenta Jesus Cristo como luz do mundo. Somente o brilho ofuscante da misericórdia de Deus pode banir as trevas do pecado.
Dizemos que a fé ilumina e isso é uma verdade, pois nossa fé é em Jesus Cristo. Se Ele é luz, só pode iluminar e o irradiar luminoso de seus ensinamentos só pode aclarar as ideias. Não nos esqueçamos do que nos aconselhou G. K. Chesterton:
“Quem acende uma luz é o primeiro a se beneficiar da claridade”
Todo começo é luminoso! O início de um novo ano, quando se desvela no horizonte, traz uma infinidade de possibilidades, fazendo surgir em nossos olhos um brilho e renovando a nossa esperança.
Essa luz interior que vem da fé é a esperança de que tudo dará certo. Como nos lembra Santo Afonso:
“Sem a oração não há luz. Quem tem os olhos fechados não pode ver o caminho que conduz a pátria”.
Sob a luz da fé, iniciemos o ano como pessoas virtuosas, que desejam crescer gradualmente na santidade cristã.
Oração
“Amadíssimo Redentor meu, ó, vida da minha alma,
creio que Sois o único bem digno de ser amado.
Creio que Sois o mais fiel amigo da minha alma,
porque só Vós quisestes, pelo meu amor,
morrer consumido de dores.
Creio que, nesta vida e na outra,
não há felicidade igual a de Vos amar
e fazer a Vossa vontade”.
CAS Santo Afonso inicia atividades em novo endereço, no bairro Casa Verde
Unidade mudou-se para um espaço mais amplo na Zona Norte de São Paulo
Igreja Santa Cruz em Araraquara (SP) celebra festa em honra de sua titular
Neste ano, a igreja traz o tema "Santa Cruz, luz e esperança para nossa vida!", para marcar de forma especial as reflexões do novenário e da festa em honra da Santa Cruz.
3 versículos bíblicos que inspiram os Missionários Redentoristas
No mês da bíblia, separamos três versículos bíblicos que inspiram os Redentoristas em sua missão na Congregação do Santíssimo Redentor.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.