Notícias

Vocação Religiosa: vida consagrada feminina

As “Irmãs”, como são mais conhecidas, animam a vida da Igreja nas mais diversas realidades.

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

24 NOV 2023 - 06H00

Shutterstock

A vocação consagrada feminina é uma opção para as jovens solteiras que assumem por toda a vida os Votos religiosos no carisma da instituição escolhida (freiras). São inúmeras as Congregações e os Institutos que assumem os diversos carismas a serviço do Evangelho. As “Irmãs”, como são mais conhecidas, animam a vida da Igreja nas mais diversas realidades.

Como na vida religiosa masculina, as Irmãs vivem em comunidade, partilham seus bens como faziam os membros da comunidade de Jesus e vivem a castidade, a pobreza e a obediência.

Leia Mais“Maria: Mãe das Vocações”: Vocação Religiosa O Ser da Vocação Religiosa
Uma jovem, ao sentir-se vocacionada, deverá fazer um tempo de acompanhamento para aprofundar o discernimento até chegar a uma escolha amadurecida, e assim iniciar a formação inicial.

Ao ingressar na formação como aspirante à vida religiosa, a moça entra para a vida em comunidade e vai aprofundar os estudos sobre o carisma, a missão e a espiritualidade.

Após algum tempo de estudos, entra para a etapa do Noviciado para radicar sua opção de vida e, ao final, professa os Votos de Castidade, Pobreza e Obediência. A partir desse momento, ela torna-se oficialmente membro com direitos e deveres definidos. Assim, começa o seu trabalho mais intenso nos ofícios que sua instituição oferece.

Depois de alguns anos, será acolhida perpetuamente naquela instituição e segue por toda a vida sendo testemunha viva de Jesus Cristo.

:: Qual a diferença entre freira, irmã e madre?


Leia também: Vida Consagra
da Masculina 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...