Por Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R Em Palavra Redentorista Atualizada em 21 JUL 2020 - 09H13

3 dicas para ser um Bom Comunicador da Palavra de Deus

“Não me envergonho do Evangelho” (Rm. 1,16)

A Igreja nasce, funda-se e vive da Palavra. Uma Igreja Missionária é uma Igreja forte na escuta da Palavra. Os que ouvem a Palavra e a praticam são Bem-Aventurados, são pessoas com: pé no chão, olhos na Bíblia, coração na comunidade, cabeça em Deus.

Estas características são fundamentais na escola do Discipulado, isto é, naqueles que aprendem da Palavra e dela se alimentam. Tudo foi escrito para termos esperança. Deus tudo criou pela Palavra.

Na vida cristã a Palavra deve estar no princípio de tudo: no início do dia, no começo das reuniões, no princípio do trabalho, na abertura das celebrações, orações e pregações, como referência daquilo que cantamos em nossas liturgias, e ainda, no princípio das Pastorais.

Nataly Oliveira
Nataly Oliveira
Na vida cristã a Palavra deve estar no princípio de tudo



Isto nos faz perceber a necessidade da
Animação Bíblica da Pastoral de toda a vida da Igreja. Seremos um povo mais Bíblico, levaremos a Palavra no anúncio missionário, rezaremos melhor e seremos Profetas da vida, construindo o Reino. Com esta sensibilidade nos tornaremos “homens e mulheres da Palavra”, o que nos encorajará para sermos “homens e mulheres de Palavra”.

Irmanados por esta Convicção e Alegria, precisamos nos debruçar sobre as Escrituras para sermos Bons Comunicadores da Palavra. Para tanto, são necessárias algumas dicas fundamentais. Entre muitas, vamos destacar três:

ORAÇÃO - Na intimidade com Deus e no diálogo de amor filial com o Pai, aprofundamos nossa experiência espiritual, crescemos na fé e confiamos na realização do projeto Divino em nós. A pessoa de oração é gente de bem, cheia do Espírito Santo e tem sua vida cristã penetrada pela Palavra de Deus, por meio da qual entramos em contato familiar com o Senhor. Assim, escutaremos sua mensagem, vamos discernindo sua vontade e comunicaremos a Palavra revelada do Pai que é Jesus, através da Leitura Orante da Bíblia, parte integrante da nossa Prece e Meditação. Num ritmo frenético que vivemos, a escuta da palavra, garantirá interioridade e profundidade em nossa caminhada.

:: Quer saber como fazer a Leitura Orante da Bíblia? Clique e saiba mais

REFLEXÃO/ESTUDO - Todo comunicador da Palavra é Profeta que cativa, fala e trabalha em nome de Deus. É necessário estar em busca da sabedoria constantemente, procurando crescer, cultivar-se, aprender. A capacitação é uma catequese em continuação que nos fará sentir fome e sede da Palavra. O conhecimento dos Livros Sagrados nos fará enxergarmos melhor a nós mesmos; buscando espelhar a nossa vida na Palavra, que ensina a humanidade a viver humanamente e santamente.

:: Como crescer na leitura da Palavra de Deus?
:: Leia a Bíblia Online de Aparecida 

AÇÃO MISSIONÁRIA/EVANGELIZAÇÃO - Todo discípulo da Palavra é Missionário. Uma tarefa importante é animar e educar as pessoas para a consciência missionária. A missão nos transformará! Pelo Batismo somos chamados a Evangelizar na prática da caridade e através de boas ações. São gestos de fé que se transformam em atos concretos de amor fraterno. A força da missão é o testemunho da vida, que vem do coração que arde de amor pelo Evangelho e pela pessoa humana, que precisa conhecer o Evangelho do Senhor. Quem se deixa impulsionar pela Palavra, convencerá os corações desta Boa-Notícia, que é dinâmica, viva e eficaz!

Riccardo De Luca - Update / Shutterstock
Riccardo De Luca - Update / Shutterstock
Papa Francisco é um líder que testemunha a vida, que vem do coração e arde de amor pelo Evangelho


Com a força da Palavra, que precisa ser explicitamente proclamada em todos os ambientes e “até os confins da terra”, seremos melhores, pois Ela é a essência que nos recria a cada dia!

A sombra passa, a erva seca e a flor murcha, mas, a Palavra permanece!

“Com Maria, em família, revestir-se da Palavra!” Olhemos para Nossa Senhora, a melhor e mais perfeita Discípula da Palavra e, comunicaremos com alegria esta mensagem que salva e liberta.

:: Tema da Novena da Padroeira 2020: ‘Com Maria, em família, revestir-se da Palavra’

:: Como adquirir o livreto da Novena da Padroeira com segurança e economia


Escrito por
irmao-alan-redentorista cssr (Juan Ribeiro / Divulgação TV Aparecida)
Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R

Missionário Redentorista, membro da Província de São Paulo, formado em pedagogia, já foi diretor de colégio, é apresentador da TV Aparecida e atualmente ocupa o cargo de diretor de programação na mesma emissora.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R., em Palavra Redentorista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.