Por Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R Em Palavra Redentorista Atualizada em 13 FEV 2020 - 14H29

Querida Amazônia: uma carta de amor

A Exortação Apostólica pós-sinodal do Santo Padre, o Papa Francisco, intitulada "Querida Amazônia" é uma carta de amor à toda a Igreja presente neste  território. 

Apesar da decepção daqueles que esperavam de Francisco uma palavra sobre a ordenação sacerdotal de homens casados e sobre o acesso das mulheres ao diaconato, o documento mostra os grandes sonhos do Pontífice e o seu olhar profundo sobre a região amazônica, indicando caminhos concretos para uma ecologia humana que leve em conta os pobres, para a valorização das culturas e para uma Igreja que seja verdadeiramente missionária e com um rosto amazônico.

A.Ecclesia
A.Ecclesia
Documento traz olhar profundo do Papa Francisco sobre a região amazônica


Reduzir a reflexão e ação apenas a alguns pontos isolados como se esperava é
reducionismo e não pode acontecer. É importante que cada um dos ouvintes acesse as redes sociais e leia o documento na íntegra, vendo a sua riqueza e profundidade.

Leia MaisPapa lança encíclica "Querida Amazônia"É importante lembrar também que temas como a ordenação de homens casados não podem ser tratados em acontecimentos ordinários, ou mesmo num Sínodo como o que foi realizado. Isso precisa ser tratado num Concílio, que é o organismo mais importante da Igreja, pois mexe substancialmente em sua estrutura.

O documento pós-sinodal é fruto da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, que viveu o tema: "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral", ocorrido em outubro de 2019, depois de um longo processo de preparação. 

Numa coincidência oportuna, mas ao mesmo tempo triste e de extremo significado, no dia 12 de fevereiro, dia em que foi divulgado o documento, recordamos a morte da Irmã Dorothy Stang, assassinada em 2005, num assentamento no Pará. Essa casualidade nos diz que é preciso fazer de tudo para que a sua morte não tenha sido em vão!

:: 7 tópicos importantes sobre os 15 anos de morte da Ir. Dorothy Stang


Escrito por
Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R. (Arquivo redentorista)
Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atua na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Palavra Redentorista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.