Por Redentoristas Em Redentoristas

Província encerra ano dedicado ao apóstolo do Sertão goiano

A Igreja do Santíssimo Redentor em Trindade (GO) celebra neste domingo (24) o encerramento de um ano dedicado à pessoa do venerável Pe. Pelágio Sauter. Desde o dia 15 deste mês a comunidade viveu uma novena em honra deste que é considerado o Apóstolo de Goiás por seu incansável trabalho missionário nestas terras. 

Segundo o padre Bráulio Pereira, coordenador da comissão do Ano Devocional ao Pe. Pelágio, o objetivo da novena foi pedir ao Pai Eterno a bênção de que todo o povo goiano possa ter a honra de ver o missionário canonizado pela Igreja. 

Pe. Pelágio Sauter foi um missionário redentorista que com seu empenho e humildade marcou a evangelização católica em Goiás. Ele chegou ao estado por volta de 1914, e viveu ali 47 anos, onde morreu em 23 de novembro de 1961. Destes anos, foi Trindade (GO) o local em que o sacerdote mais viveu, trabalhou e se dedicou a ajudar o próximo. A Igreja Santíssimo Redentor guarda os restos mortais do padre tão querido pelos goianos e trindadenses.

Felipe Guimarães.
Felipe Guimarães.
Igreja do Santíssimo Redentor onde estão os restos mortais do Padre Pelágio Sauter.


De acordo com Pe. Bráulio, o Pe. Pelágio percorria os povoados da região de Trindade, Campinas (na época não tinha Goiânia, Inhumas e Goianira, município que ele fundou, Inhumas e Guapó levando a Palavra de Deus e muitas outras coisas. “Ele visitava as comunidades, ia sempre a cavalo, buscando evangelizar, mas também educar. Ele incentivava o teatro e ensinava as pessoas a cantarem. Além de todo o apostolado como sacerdote, ele também envolvia as pessoas nessa dimensão criativa”, explica.

Leia MaisO que Santo Afonso nos ensinou com sua morteSão Geraldo, o homem que se fez santoConheça o redentorista que foi diretor espiritual de um santo papaA fama de santo de Pe. Pelágio começou quando ele ainda era vivo. Justamente por visitar tantas famílias, ajudar a resolver conflitos que chegavam a envolver a polícia e, principalmente, rezar pelos enfermos, muitas pessoas receberam graças através da sua intercessão. “A presença dele na vida das pessoas e das famílias é uma coisa muito importante, pois ele visitava os doentes e atendia as pessoas nas suas diversas demandas familiares”, destaca Pe. Bráulio.

Diante de tamanha fama de santidade e popularidade, em 1997 foi pedido à Sagrada Congregação das Causas dos Santos que se instalasse o processo de sua beatificação e canonização, o que foi concedido. O processo já venceu várias etapas e continua tramitando no Vaticano. No dia 7 de novembro de 2014, Papa Francisco proclamou o padre Venerável. O título representa uma das etapas mais trabalhosas e exigentes da causa de canonização e abre os caminhos para continuar o estudo sobre sua santidade.

Para que o Pe. Pelágio seja canonizado é necessário passar por quatro etapas. O que os missionários da província pedem é a união dos devotos em oração. “Ainda resta a beatificação, quando Deus providenciar, pela intercessão de Pe. Pelágio, algum milagre. É o sinal divino de que ele já está está no céu. Um segundo milagre faria com que o Pe. Pelágio fosse considerado santo, de que ele pode ser invocado pela Igreja a nível universal, como um verdadeiro modelo e intercessor”, ressalta Pe. Bráulio.

O dia 23 de novembro é data especial para os goianos com o aniversário de morte do Venerável Padre Pelágio Sauter. 

Felipe Guimarães
Felipe Guimarães
Fiéis rezam na igreja do Santíssimo Redentor em Trindade (GO).


Fonte: Província de Goiás.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...