Redentoristas

Santuário Nacional celebra missa em honra a Santo Afonso

Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor inspira há 235 anos os Missionários Redentoristas

Escrito por Guilherme Gomes

01 AGO 2022 - 10H32 (Atualizada em 01 AGO 2022 - 12H16)

Rian Torres

Leia MaisLadainha a Santo Afonso Maria de LigórioRevista Redentorista celebra 70 anos da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo SocorroOs Missionários Redentoristas estão em festa para a celebração litúrgica de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor.

Foi no Altar Central da Casa da Mãe, nesta segunda-feira (01), que aconteceu a Missa Solene em honra a Santo Afonso, presidida pelo Bispo Emérito de Coari (AM), Dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R., ao lado de outros Missionários Redentoristas concelebrantes.

O momento de recordação dos 235 anos de falecimento do Santo, considerado Doutor da Igreja, também é tempo de rememorar a inspiração do primeiro Missionário Redentorista.

Padre Marlos Aurélio, C.Ss.R, Superior Provincial, falou com o A12 sobre a importância de Santo Afonso.

Para nós, Redentoristas, é um dia de rendermos ação de graças pela vida valiosa e valorosa de Santo Afonso. Afonso significa justamente isso: nobre, valoroso. Então ele fez jus a isso tendo origem numa família nobre. Mas, sobretudo, nobre porque ele foi alguém que dedicou sua vida às pessoas e que marcou a história fundando esse grupo missionário na Igreja, que somos nós, os Missionários Redentoristas”, falou Pe. Marlos Aurélio.

Rian Torres
Rian Torres
O Presidente da Missa foi o Bispo Emérito de Coari (AM) e Missionário Redentorista Dom Joércio Gonçalves Pereira


Na sacristia do Santuário Nacional, enquanto se preparava para a Missa Solene,
Dom Joércio falou sobre o sentimento de celebrar Santo Afonso e poder continuar sua obra evangelizadora:

Alegria poder celebrar um homem que viveu na sua época comprometido com o anúncio da boa nova do evangelho. E aqui, no Santuário, através dos meios de comunicação, dar continuidade a essa obra tão querida de Santo Afonso”, disse o Bispo Emérito.

A celebração no Altar Central contou com animação do Pe. Henrique Maciel, C.Ss.R., e homilia do aniversariante do dia, Pe. Eduardo Ribeiro, C.Ss.R., que também falou da alegria para os Missionários Redentoristas de celebrar Santo Afonso.

Quero cumprimentar e agradecer meus queridos e amados confrades nesse dia tão feliz para nós, em que celebramos nosso pai fundador, Santo Afonso Maria de Ligório. Hoje, nós pedimos a intercessão de Santo Afonso e que nos ajude a viver esse carisma tão bonito que nos faz felizes. Obrigado, confrades, pela convivência e pelo amor. Somos irmãos do coração”, falou o Pe. Eduardo no início da sua homilia.

.:: Veja a Santa Missa na íntegra:

Santo Afonso Maria de Ligório

Afonso Maria de Ligório nasceu em Marianella, cidade próxima a Nápoles, na Itália. Desde muito novo, seus pais o incentivaram a estudar. Com 12 anos entrou para a faculdade de Direito, formando-se aos 16 anos. Em 1723, decidiu que iria ser sacerdote, abandonando a carreira de advogado e ingressando nos estudos teológicos. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 21 de dezembro 1726, aos 30 anos.

Em 9 de novembro 1732, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, mais conhecida como Redentorista. Escreveu 123 publicações sobre Teologia e Espiritualidade, das quais 21.500 impressões foram traduzidas para 72 países.

Afonso foi ordenado bispo de Santa Ágata dos Godos, aos 66 anos. Anos mais tarde, faleceu em 1º de agosto de 1787, na cidade de Pagani, na Itália. O fundador da Congregação Redentorista foi canonizado pela Igreja em 26 de maio de 1839, proclamado Doutor da Igreja em 1871 e Patrono dos Confessores e Moralistas em 1950.

.:: 7 fatos marcantes na história de Santo Afonso de Ligório

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.