Notícias

41ª Romaria dos Familiares Redentoristas 2023: uma só família

Momento de encontro, conhecimento, partilhas de experiências vocacionais, de vida e construção de laços

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

04 DEZ 2023 - 11H15 (Atualizada em 04 DEZ 2023 - 16H27)

João Pedro de Oliveira / A12

No começo da década de 1980, a então Província Redentorista de São Paulo hoje Província Nossa Senhora Aparecida, em uma forma de agradecimento a Deus por seus familiares que os incentivava e rezava por suas vocações organizou a primeira romaria dos familiares dos redentoristas.

Momento de encontro, conhecimento, partilhas de experiências vocacionais e de vida, de construção de laços e amizades, ou seja, verdadeiramente começava a se construir uma grande família. Entre nós filhos de Santo Afonso temos uma bela expressão que resume toda a beleza deste encontro: “A família de um redentorista é a família de todos os redentoristas”.

O encontro caiu no gosto de nossas famílias a tal ponto que no dia do seu encerramento nossos familiares já começam a se planejar para participar do encontro do próximo ano e, parafraseando o salmo (cf. Sl 130,6) podemos dizer como o vigia espera pela aurora a família redentorista espera pelo seu encontro. 

São grandes amizades, que atravessam várias gerações, construídas a tal ponto que as famílias de muitos daqueles Missionários que participaram das primeiras edições e que gastaram todos os seus dias em prol do anúncio do Evangelho e, agora estão juntos de Deus Pai no lugar que Jesus preparou para eles (Jo 14,1-6).

Mesmo assim seus familiares continuam participando do encontro. Por isso, estamos alegremente celebrando este ano a 41ª edição da Romaria e Encontro dos Familiares Redentoristas com o tema: “Vocação: graça e missão”.

João Pedro de Oliveira / A12
João Pedro de Oliveira / A12
Momento de oração no 41º Encontro dos familiares Redentoristas


São pais, mães, irmãos, sobrinhos, amigos que se encontram e trocam inúmeras experiências e conhecendo um pouquinho melhor o carisma e a espiritualidade da família redentorista começam a dizer, somos também filhos de Santo Afonso.

Percebem a beleza, a alegria e o sorriso que faz da vida do missionário uma grande festa por estar a cada momento da sua vida junto de Jesus, uma festa que vem da alegria, da audácia missionária, da criatividade e da vida de comunidade redentorista que, embora seja muito diversa, com múltiplos modos de pensar e agir, com suas qualidades e defeitos, com suas realizações e dificuldades, testemunha a beleza do ser família, de se abrir para acolher, conviver e cuidar de uma outra pessoa, totalmente diferente, mas que partilha os mesmos sonhos e os mesmos ideais.

Leia MaisFamílias de Redentoristas participam de romaria e encontro em AparecidaPor isso, no sorriso fácil daquele Missionário Redentorista, que antes de ser missionário é filho, irmão, tio, tranquiliza e alegra seus familiares pois percebem que somos verdadeiramente realizados, verdadeiramente felizes.

Desde o início do processo formativo dos futuros missionários redentoristas se é incentivado a participação dos familiares em todos os momentos do longo período de formação, desde os primeiros estudos, profissão religiosa, temporária e perpétua e, para os clérigos, as ordenações diaconal e presbiteral.

Lembramos sempre que a família é aquele lugar onde todos se conhecem profundamente que, mesmo sem o pronunciar palavras verbalmente, mas com a troca de olhares, o semblante ou o modo como se respira, conhecem-se e apoiam-se mutuamente, as vezes com palavras, as vezes apenas com o silêncio divino que se aproxima de quem ama e demonstra a forma mais profunda de se amar.

João Pedro de Oliveira / A12
João Pedro de Oliveira / A12
Momento de comunhão, Sup. Provincial Padre Marlos Aurélio e Reitor do Santuário de Aparecida, Padre Catalfo


Alguém que ama se torna capaz de doar-se totalmente ao outro a exemplo de Jesus que se doou totalmente para nos salvar. O Missionário Redentorista tanto em sua família de sangue quanto em sua comunidade religiosa, procura a cada instante viver sua amizade e filiação divina, mediante a graça batismal de todos os cristãos e sua consagração religiosa, a alegria, fruto do Espírito Santo, de ser vocacionado a santidade e, mediante seu testemunho de vida, possa tocar e cativar o coração de inúmeros jovens para que vivam este grande desafio de ser família, família redentorista.

Essa alegria é tão grande que nossos familiares percebem e dizem que se fossemos para começar tudo de novo começaríamos sem a menor sombra de dúvida, e, por isso, rezam tanto pela nossa perseverança vocacional quanto para que surjam muitas, boas e santas vocações redentoristas em suas famílias como também na família de tantas outras pessoas.

Venha ser um Missionário Redentorista, venha fazer parte de uma família feliz, que reza, trabalha, partilha e anuncia o Evangelho, por palavras e exemplos, a cada pessoa procurando a todo momento viver sua vocação a santidade.

Em Jesus, Maria, José, Afonso e Teresa, 

Pe. João Paulo de Oliveira Ramos, C.Ss.R.


Qual a sua vocação? Venha descobrir. Deus te chama!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...