Por Thamara Gomes Em Notícias Atualizada em 29 AGO 2019 - 13H57

Como descobrir o melhor caminho pra mim na vida religiosa?

A vida religiosa é muito rica e apresenta grande diversidade. Cada congregação ou instituto traz consigo uma missão. Ajudar os pobres, evangelizar através da educação, cuidar das mulheres que sofrem, comunicar a Palavra de Deus através do rádio e da tv, estes são apenas alguns exemplos.

Ao começar a conhecer todas essas possibilidades, alguns jovens podem se sentir um pouco perdidos. Qual o caminho a seguir? Qual o carisma tem mais a ver comigo? Junto a que família religiosa serei feliz e realizado? Redentorista, Franciscano ou Salesiano? 

Vamos te ajudar a perceber melhor tudo isso!

Thamara Gomes
Thamara Gomes

“Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo,
há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo.
Há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.”
(I Cor. 12, 4-6)

Para nos ajudar a refletir, vamos recorrer ao Documento Final do Sínodo dos Bispos, com o tema ‘Os jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional’.

Leia MaisO que são os votos de pobreza, castidade e obediência?Este documento nos apresenta que é necessário percorrer o caminho do discernimento vocacional. Neste caminho, deve ser levado em consideração tudo aquilo que se passa no coração de cada pessoa. Nos textos bíblicos, emprega-se o termo 'coração' para indicar a interioridade do indivíduo, onde a escuta da Palavra que Deus nos dirige constantemente se torna critério para avaliar a vida e as decisões tomadas. (Cf. Sl 139)

É importante descobrir qual a identificação tenho com a pessoa de Jesus e com o Projeto do Reino de Deus. Por exemplo, pense aí: me identifico com Jesus que se aproxima dos pobres? Com Jesus pregador ou com Jesus orante?

Este questionamento já vai te ajudar a começar a perceber um possível caminho.

:: Como posso ter certeza de que Deus me escolheu?

Faça uma profunda experiência da vida de Jesus. Assim, certamente você vai descobrir sua verdadeira vocação.

Depois disso, comece a conhecer congregações em que o carisma e a missão te dão abertura para vivenciar isso. Procure se identificar com o Projeto de Deus vivido por esta família religiosa e perceber e se isso te fará feliz. Sem medo, deixe-se conhecer e aproveite para descobrir esta grande riqueza da vida religiosa que é a diversidade de carismas.

:: Qual a diferença entre freira, irmã e madre?

O dom da Vida Consagrada, tanto contemplativa como ativa, é um jubiloso testemunho e só tem valor profético se é vivenciado na gratuidade do amor.

“É Feliz quem a Deus se confia.” (Salmo 1)

Ir. Marilene Bonfim
Irmãs Dominicanas da Beata Imelda

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...