Notícias

Como um diretor espiritual pode ajudar na escolha vocacional?

Escrito por Redentoristas

07 JUN 2021 - 11H05 (Atualizada em 24 SET 2021 - 08H55)

A12

Você precisa de orientação para entender melhor os planos de Deus para você? Gostaria de conversar com alguém sobre sua vocação? Neste vídeo, vamos te apresentar a figura do diretor espiritual, que aqui vamos identificar como acompanhante espiritual.

Confira a reflexão completa no vídeo ou continue lendo abaixo!

O desejo de eternidade inquieta o coração humano e o faz estar em uma constante busca pelo sentido da vida, por um diálogo com o Criador e com as pessoas, cujo objetivo principal é a buscar a felicidade e a realização pessoal. Em uma sociedade marcada pela virtualidade, pelo indiferentismo tanto religioso quanto social, o ser humano sente no coração o desejo da realização pessoal plena, ou seja, a busca pela sua vocação. Diante de tantas vozes deseja escutar uma voz que lhe orienta a dar os passos necessários para se realizar como pessoa e conseguir ser feliz, mas, uma felicidade que vá além das aparências, da virtualidade. Ou seja, uma felicidade plena.

E o que me traz a verdadeira felicidade e me realiza plenamente como pessoa, como ser humano?

Esta é uma dúvida comum para muitas pessoas. E vou te dizer uma coisa: não se consegue crescer espiritualmente aquele que não cresce humanamente. Quando você percebe que não consegue caminhar sozinho, uma boa ideia é procurar um acompanhante espiritual para tentar encontrar o sentido da sua vida, da sua existência.

Qual o papel do diretor espiritual e como ele pode te ajudar na escolha da sua vocação? Já te respondo!

O acompanhante espiritual também é conhecido com o nome de diretor espiritual. Prefiro acompanhante, pois o processo é feito em conjunto, é um caminho a ser descoberto e trilhado durante o percurso.

Dúvidas VocacionaisNão consigo descobrir o que quero da vida. O que fazer? Quero ir para o seminário: como preparar minha família?Isso só será possível se o acompanhado de fato abrir o coração para aceitar a iniciativa de Deus que coloca em sua alma o desejo do encontro do sentido de sua vida, o desejo de eternidade. Muitas vezes, durante o processo de discernimento, o acompanhado precisará deixar Deus mudar os seus planos, seus projetos, suas certezas, ou melhor dizendo, o acompanhado irá confrontar suas seguranças e certezas em vista de um crescimento humano e espiritual.

O desejo de eternidade irá fazer o coração se aquecer e, a exemplo dos discípulos de Emaús, mudar a direção de sua vida. Abrir os ouvidos do coração e da alma para escutar a voz de Deus nas pequenas coisas do dia a dia, no contato com as pessoas, na leitura da realidade que o circunda, ou seja, dialogar com Deus.

O papel do acompanhante espiritual é fazer o acompanhado, a exemplo de Abraão, reconhecer a visita divina em sua vida e dizer, a exemplo de Samuel: “fala Senhor que teu servo escuta”. Às vezes, o acompanhado, com a ajuda do acompanhante, até irá travar uma batalha, uma luta com Deus a exemplo de Jacó e, no final desta luta conseguirá a bênção e a companhia divina em seu caminhar que o provoca a mudar suas certezas e convicções.

Caminhar com Deus é encontrar o sentido da vida, da vocação e, assim realizar-se como pessoa humana, ou seja, torna-se cada vez mais humano. Ser humano é a maior graça, a maior bênção que cada pessoa recebe no dia do seu batismo. É a arte de conviver, de acolher e de se deixar acolher.

A função do acompanhante espiritual é levar o acompanhado a reconhecer, no corriqueiro de sua vida, sua vocação cristã de ser promotor da vida, da esperança, da misericórdia, da compaixão. Quando o chamado é para uma vocação específica voltada a um estado de vida, seja ele ao matrimônio ou ao sacerdócio ou a vida religiosa consagrada, o acompanhante irá ajudar o acompanhado a discernir, com total liberdade e generosidade, qual é o melhor caminho a se seguir.

O acompanhante nunca diz é este ou aquele caminho, mas, sim, ajuda o acompanhado a discernir qual é a vontade de Deus, o chamado de Deus para a sua vida para que este responda sua inquietação, seu desejo de busca da eternidade, sua realização como pessoa humana. Quando isso acontece, o coração do acompanhante espiritual se alegra porque conseguiu realizar sua missão de acompanhar uma pessoa na sua busca pelo infinito, pelo sentido da vida, pela sua realização completa, por encontrar e viver a vocação/o chamado de Deus à santidade, ou seja, viver constantemente junto de Deus.

Gostou? Que tal procurar alguém que possa te orientar, te acompanhar nesse caminho?

Se você chegou até aqui, queremos te dizer que o Secretariado Vocacional Redentorista vai trazer todo mês reflexões sobre o universo da vocação respondendo dúvidas e inquietações. Quer acompanhar? Acesse A12.com/duvidasvocacionais. Aproveita e envia a sua dúvida pra gente! 

Até a próxima! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...