Religioso, Missionário Redentorista e indígena, com muito orgulho. Este é o Frater Valdir Santos, da Vice-Província de Manaus. O jovem de 27 anos nasceu em São Gabriel da Cachoeira, uma cidade localizada no noroeste do estado do Amazonas, próximo à fronteira com a Colômbia.
Valdir é de origem indígena, sua família é descendente do Povo Dessana, uma tribo que habita a região do Alto Rio Negro. Desde 2010, o jovem reside em Manaus. Inicialmente, ingressou no seminário diocesano mas fez a opção pela Vida Redentorista e hoje é juniorista da Congregação do Santíssimo Redentor, está no último ano do curso de teologia.
“Sou um indígena. Mesmo diante dessa realidade, eu abracei, na minha liberdade, minha vocação. Minha família hoje tenta me acolher da mesma forma que eu acolhi a vida religiosa. Para o meu povo é um privilégio ter um religioso oriundo desta comunidade, é uma alegria grande saber que nós também, enquanto povo indígena, podemos contribuir com a Igreja”, relata o Missionário Redentorista.
Frater Valdir é descendente do Povo D...maisFrater Valdir é descendente do Povo Dessana, tribo indígena do Amazonas.menos Frater Valdir Cruz e Irmã Eliana Cruz...maisFrater Valdir Cruz e Irmã Eliana Cruz em Manaus.menos Frater Valdir Cruz e Olívia Maria em ...maisFrater Valdir Cruz e Olívia Maria em Manaus.menos
1/3
- Foto: Naine Carvalho
- Foto: Olívia Maria
- Foto: Ir. Eliana Cruz
Frater Valdir lembra que, na cultura indígena, é muito importante dar continuidade à tradição familiar. Por isso, ele faz questão de preservar também sua cultura e se sente orgulhoso de ser presença do Redentor também em sua comunidade de origem.
“Eu sendo o primeiro filho dos meus pais, era esperado que eu continuasse a linhagem, que eu fosse um pagé, mas hoje eu assumi um outro compromisso. Por isso, mesmo vivendo numa comunidade religiosa, nas férias, quando eu tenho oportunidade de visitar os meus pais, sempre faço um momento de partilha com eles. Assim, meu pai ainda tem a oportunidade de transmitir a mim aquilo que ele acredita, aquilo que ele vive. E eu também a eles”, explica o juniorista.
JUMIRE
Ao lado do Frater Sandro Duda, ele conduz e orienta as atividades da Juventude Missionária Redentorista na unidade de Manaus. Os dois participaram do Congresso de Lideranças da JUMIRE, realizado na capital Amazonense. Para Valdir, este foi um momento importante de confraternização e interação entre os jovens, onde ele também pôde apresentar um pouco de sua cultura.
“Trabalhar com a juventude é desafiador sim, mas ao mesmo a JUMIRE me ajuda muito nesse processo de desenvolvimento na dimensão humana. É uma forma de eu me identificar como jovem, indígena, religioso, complementando essa diversidade de valores e de vida presente no mundo hoje.”
Frater Valdir deixa um recado a todos os jovens e vocacionados redentoristas:
“Ser Missionário Redentorista é viver com verdade sua identidade, sem esquecer aquilo que você é, independente de onde você estiver. Seja no Amazonas, seja no Acre, em São Paulo. Ser Redentorista é ser feliz anunciando o Redentor.”
Seja um Missionário Redentorista!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.