Por Thamara Gomes Em Notícias Atualizada em 23 JUL 2019 - 11H15

Conheça o frater Valdir, redentorista indígena

Religioso, Missionário Redentorista e indígena, com muito orgulho. Este é o Frater Valdir Santos, da Vice-Província de Manaus. O jovem de 27 anos nasceu em São Gabriel da Cachoeira, uma cidade localizada no noroeste do estado do Amazonas, próximo à fronteira com a Colômbia.

Naine Carvalho
Naine Carvalho
Fr. Valdir é descendente do Povo Dessana.

Valdir é de origem indígena, sua família é descendente do Povo Dessana, uma tribo que habita a região do Alto Rio Negro. Desde 2010, o jovem reside em Manaus. Inicialmente, ingressou no seminário diocesano mas fez a opção pela Vida Redentorista e hoje é juniorista da Congregação do Santíssimo Redentor, está no último ano do curso de teologia.

“Sou um indígena. Mesmo diante dessa realidade, eu abracei, na minha liberdade, minha vocação. Minha família hoje tenta me acolher da mesma forma que eu acolhi a vida religiosa. Para o meu povo é um privilégio ter um religioso oriundo desta comunidade, é uma alegria grande saber que nós também, enquanto povo indígena, podemos contribuir com a Igreja”, relata o Missionário Redentorista.

De pai pra filho

Frater Valdir lembra que, na cultura indígena, é muito importante dar continuidade à tradição familiar. Por isso, ele faz questão de preservar também sua cultura e se sente orgulhoso de ser presença do Redentor também em sua comunidade de origem.

“Eu sendo o primeiro filho dos meus pais, era esperado que eu continuasse a linhagem, que eu fosse um pagé, mas hoje eu assumi um outro compromisso. Por isso, mesmo vivendo numa comunidade religiosa, nas férias, quando eu tenho oportunidade de visitar os meus pais, sempre faço um momento de partilha com eles. Assim, meu pai ainda tem a oportunidade de transmitir a mim aquilo que ele acredita, aquilo que ele vive. E eu também a eles”, explica o juniorista.

Naine Carvalho
Naine Carvalho
No Encontro de Lideranças, Fr. Valdir teve a oportunidade de apresentar sua cultura aos jovens.


JUMIRE

Ao lado do Frater Sandro Duda, ele conduz e orienta as atividades da Juventude Missionária Redentorista na unidade de Manaus. Os dois participaram do Congresso de Lideranças da JUMIRE, realizado na capital Amazonense. Para Valdir, este foi um momento importante de confraternização e interação entre os jovens, onde ele também pôde apresentar um pouco de sua cultura.

“Trabalhar com a juventude é desafiador sim, mas ao mesmo a JUMIRE me ajuda muito nesse processo de desenvolvimento na dimensão humana. É uma forma de eu me identificar como jovem, indígena, religioso, complementando essa diversidade de valores e de vida presente no mundo hoje.”

Frater Valdir deixa um recado a todos os jovens e vocacionados redentoristas:

“Ser Missionário Redentorista é viver com verdade sua identidade, sem esquecer aquilo que você é, independente de onde você estiver. Seja no Amazonas, seja no Acre, em São Paulo. Ser Redentorista é ser feliz anunciando o Redentor.”

Seja um Missionário Redentorista!


Com colaboração de:
Ir. Eliana Cruz - Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino
Olívia Maria - Juventude Missionária Redentorista SP

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...