Com o tema: “Vocação: graça e missão” e o lema: “corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), a Igreja no Brasil, na Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, rende graças a Deus pelas inúmeras graças e bênçãos recebidas neste ano que rezou com maior intensidade pelas vocações.
Vocação é um chamado específico de Deus, para cada pessoa, para assumir o seu modo de ser e agir, para fazer conhecido e amado o seu Filho Jesus, que por meio de palavras e exemplos contidos nos santos evangelhos, transmite a cada pessoa, a beleza de ser filho, a beleza de ser chamado e escolhido por Ele (Mt 22) para edificar o Reino de Deus, um reino de paz, de justiça, de diálogo, de fraternidade, de cuidado, de escuta, de dedicação do tempo necessário para ser um agente transformador da vida daqueles que mais precisam.
Em um mundo ferido por tantas desigualdades todo vocacionado a santidade é chamado e escolhido por Deus para viver as bem-aventuranças (Mt 5, 1-12), a ter a sensibilidade do bom samaritano (Lc 10, 25-37), a ter a coragem do filho pródigo (Lc 15, 11-32) e reconhecer-se necessitado do perdão que vem da proximidade do Pai Misericordioso.
Para se colocar os pés a caminho é necessário ter sensibilidade com aquilo que acontece ao seu redor, perceber os sinais dos tempos, a proximidade de um Deus que está sempre conosco do nascer ao pôr do sol.
Para tal, precisa-se ter a coragem de deixar que o óleo da caridade encha as nossas lâmpadas e como pessoas vigilantes e prudentes (Mt 25, 1-13) deixemos a luz de Cristo iluminar todos os nossos passos, com isso, a exemplo dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35), o coração de cada batizado se tornará um coração inflamado de amor, a exemplo do coração de Jesus, e se colocará a caminho trabalhando e multiplicando os inúmeros dons, carismas e talentos que o Espírito Santo lhe confiar (Mt 24, 14-30).
Sendo fiel e perseverante as inspirações do Espírito, colocar-nos-emos a caminho, como discípulos missionários que ao ouvirem a voz do seu Senhor apressadamente colocam-se de pé e a caminho, vivendo a justiça do Reino, procurando viver a alegria de Jesus no contato próximo com todos que não são apenas seus semelhantes mas seus irmãos, parte de sua carne, e, assim, perceber que toda a obra da criação, que lhe foi colocada por Deus aos seus cuidados (Gn 1-2), o fará viver alegremente sua vocação a santidade.
Leia MaisRezando pelas vocações terceiro ano vocacional no BrasilTerceiro Ano Vocacional começa oficialmente em 20 de novembro de 2022Por isso, o terceiro ano vocacional da Igreja no Brasil procurou criar em todos os batizados a cultura vocacional ao refletir que todos somos vocacionados a santidade, ao cuidado pelo bem comum, corresponsáveis pela obra da criação e chamados a viver a justiça do Reino de Deus, colocando os dons e talentos a serviço, em prol da construção de um mundo melhor, onde todos possam crescer com a multiplicidade de pensamentos, ideias e ideais.
Rezamos para que o Senhor nos dê a coragem, a audácia, a sabedoria e a força (1Cor 12, 4-11) de abraçar as diversas vocações específicas (vida religiosa consagrada, vida presbiteral, matrimônio) além, das vocações as diversas pastorais e movimentos das comunidades e paróquias as quais pertencemos.
Seja nos grupos de jovens, coroinhas, acólitos, leitores, ministros da sagrada eucaristia que visitam e levam uma palavra de conforto a tantos enfermos, catequistas, músicos, grupos de oração e de reflexão bíblica, etc.
Ora, foi um ano intenso de oração e reflexão, no qual procuramos colocar os talentos confiados por Deus a serviço do próximo antes que eles viessem ao nosso encontro pedir algo. Não tenhamos medo de sermos agentes transformadores da sociedade.
Não ter medo de ser criativo e ousado na construção de uma sociedade mais justa e fraterna (Is 41, 8-10), de ser pessoas do perdão, da misericórdia e do cuidado, de ser audaz em assumir o modo de Jesus para si para que o exemplo e o testemunho de vida de cada batizado seja um incentivo vocacional.
Ser sensível e amável a exemplo de Jesus com o cego Bartimeu (Lc 18, 35-43) , com Lázaro (Jo 11), com a mulher adultera (Jo 8, 1-11), nunca perdendo a oportunidade de se fazer o bem não olhando a quem se faz. Se pudéssemos resumir todos os anos vocacionais em uma única expressão, a qual mostrará a beleza do chamado de Deus a todos para serem santos como Ele é santo, poderíamos dizer:
O ano vocacional tem como objetivo mostrar a cada pessoa a beleza do ser humano, plenamente humana e, assim santa pois, o óleo da caridade, do amor, manterá a chama da sua fé sempre acesa e, assemelhando-se a Cristo, não ter medo de colocar-se sempre a caminho uma vez que, a palavra de Deus aquece o coração.
Em Jesus, Maria, José, Afonso e Teresa,
Pe. João Paulo de Oliveira Ramos, C.Ss.R.
Santuário da Lapa celebra setenário de Nossa Senhora da Soledade
Festa da co-padroeira da “Igreja de Pedra e Luz” conta com a presença de padres convidados para as pregações. Confira a programação!
8 momentos da presença redentorista na Rede Aparecida de Comunicação
Rede celebra o aniversário de 73 anos da Rádio Aparecida, de 19 anos da TV Aparecida, e de 14 anos do Portal A12. Confira a lista!
5 personagens bíblicos para inspirar sua vocação
Conheça as histórias de Rute, Samuel, João Batista, Paulo e Maria.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.