Foi divulgada, nesta quarta-feira (19), a mensagem do Papa Francisco para o 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações que será celebrado no dia 11 de maio, IV Domingo de Páscoa.
A mensagem do Pontífice tem como tema “Peregrinos de esperança: o dom da vida” e nela o Papa afirma que “a vocação é um dom precioso que Deus semeia nos corações, um chamado a sair de si mesmo para trilhar um caminho de amor e serviço. E cada vocação na Igreja — seja laical, seja ao ministério ordenado, seja à vida consagrada — é sinal da esperança que Deus nutre pelo mundo e por cada um dos seus filhos”. O Papa Francisco faz um convite aberto e dirigido aos jovens: sejam peregrinos de esperança, doando generosamente a vida.
Leia MaisAtitudes quaresmais para perceber a vocação3 orações vocacionais para rezar no dia a diaO Santo Padre diz ainda que hoje muitos meninos e meninas sentem-se perdidos em relação ao futuro, e no fundo experimentam uma crise de identidade, que é uma crise de sentido e de valores que a confusão digital torna ainda mais difícil de atravessar. A injustiça para com os fracos e os pobres, a indiferença do bem-estar egoísta e a violência da guerra ameaçam os projetos de vida que os jovens cultivam no seu íntimo.
Por isso, o Papa Francisco pede que os membros adultos da Igreja, especialmente os pastores, auxiliem os jovens no caminho vocacional, para que eles possam ser protagonistas, ou melhor, coprotagonistas com o Espírito Santo, da própria vocação.
No documento, o Pontífice destaca 3 etapas do caminho vocacional:
ACOLHER
Olhem os jovens santos e beatos que responderam com alegria ao chamado de Deus, como Santa Rosa de Lima, São Domingos Sávio, Santa Teresa do Menino Jesus, os Beatos — que em breve serão Santos — Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, e muitos outros. Cada um deles viveu a vocação como um caminho para a felicidade plena, na relação com Jesus vivo.
Quando escutamos a sua palavra, o nosso coração arde (cf. Lc 24, 32) e sentimos o desejo de consagrar a vida a Deus! Desejamos, por isso, descobrir de que modo, em que forma de vida é possível retribuir o amor que Ele primeiro nos dá.
DISCERNIR
A descoberta da própria vocação passa por um caminho de discernimento. Este percurso nunca é solitário, mas desenvolve-se no seio da comunidade cristã e com ela.
Leia Mais A missão do Irmão RedentoristaConheça a oração do Papa Francisco pelas vocaçõesO mundo nos induz a fazer escolhas precipitadas e a encher os dias de barulho, impedindo a experiência de um silêncio aberto a Deus, que fala ao coração. Tenham a coragem de parar, de escutar e de perguntar a Deus o que Ele sonha para você. O silêncio da oração é indispensável para “interpretar” o chamado de Deus na própria história e para dar uma resposta livre e consciente.
ACOMPANHAR
Nesse horizonte, os agentes pastorais e vocacionais, especialmente os conselheiros espirituais, não tenham medo de acompanhar os jovens com a esperançosa e paciente confiança da pedagogia divina. Sejam para eles pessoas capazes de escuta e respeitoso acolhimento; pessoas em quem podem confiar, guias sábios, disponíveis para os ajudar e atentos a reconhecer os sinais de Deus no seu caminho.
A vocação não é um tesouro que fica fechado no coração, mas cresce e fortalece-se na comunidade que crê, ama e espera. E ninguém pode responder sozinho ao chamado de Deus, todos temos necessidade da oração e do apoio dos nossos irmãos e irmãs.
Não nos cansemos de pedir ao Senhor novos operários para a sua messe, certos de que Ele continua a chamar com amor.
Fonte: Vatican News
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Padre Achilles Desurmont: Vida, Obra e Legado Redentorista
Conheça a trajetória do sacerdote francês que foi Superior da Província Francesa por 22 anos e fundador da revista "La Sainte Famille" (1875). Clique e confira!
São Geraldo Majella e o Natal do Nosso Senhor Jesus Cristo
A mística intimidade de São Geraldo com o Menino Jesus: das brincadeiras na infância ao milagre das chaves perdidas. Conheça essas histórias de fé e humildade
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.