Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias

Partilha Missionária: um irmão em missão além-fronteiras

É com muita alegria que, neste mês missionário, recebo o convite de partilhar um pouco sobre a minha experiência trabalhando como irmão junto ao Governo Geral da Congregação Redentorista, em Roma. Me chamo Fernando Batista Cordeiro, tenho 31 anos, sou de Telêmaco Borba, uma cidade no interior do Paraná, e pertenço à Província de Campo Grande (que engloba o Mato Grosso do Sul e o Paraná).

arquivo pessoal
arquivo pessoal


Desde outubro de 2019 trabalho em Roma, mais precisamente na Cúria Geral da Congregação. Aqui exerço duas funções: Secretário pessoal do Padre Geral e Vice Secretário Geral. De forma resumida, trabalho com as questões documentais e estatísticas da congregação, registro e controle dos documentos de confrades, províncias e conferências; além da elaboração de documentos históricos e de consultas.

A comunidade aqui da Casa Geral é muito diversa e também muito grande. Na realidade, em número, superamos muitas províncias. Somos aproximadamente 75 confrades de todo o mundo, na sua grande maioria padres, já que somos apenas 3 irmãos morando aqui. Nossa comunidade reúne basicamente todas as culturas que temos em nossa congregação. É muito revigorante estar em um lugar onde existem tantas culturas diferentes, mas que vivem o mesmo Espírito de Santo Afonso.

arquivo pessoal
arquivo pessoal
Parte da comunidade redentorista que reside na Casa Geral, em Roma.


Quando cheguei, um dos maiores desafios foi adaptar-me ao ritmo das coisas, primeiro em função da língua, e depois do modo como as coisas são feitas aqui na Itália (os Italianos tem um jeito só deles de trabalhar). Além disso, foi difícil me adaptar à saudade da família, dos amigos e da nossa própria terra. Mas quando colocamos à nossa frente a missão que nos foi confiada, conseguimos superar as dificuldades e amadurecer como pessoa e como religioso.

Leia MaisSuperior Geral envia mensagem para o Dia Mundial das MissõesVirtude do Mês: Recolhimento de Espírito O que pode me impedir de ser padre? Salve a Padroeira do Brasil, Mãe do Redentor!Revista redentorista celebra os 70 anos da Rádio AparecidaTrabalhar diretamente com o Governo Geral é compreender como e para qual direção nossa congregação quer seguir. O trabalho burocrático é o mais pesado, obviamente, mas além desse há uma preocupação constante sobre o futuro. Principalmente durante este tempo de pandemia, já olhando para o mundo como um todo e para a mudança que ainda está acontecendo. Durante este período que ficamos fechados em casa, senti que houve um grande esforço de compreender e refletir o que isso significa para nós enquanto congregação.

Enfim, estar aqui pertinho do Governo Geral me ajudou a compreender melhor o papel do redentorista no mundo, e como cada cultura em cada pedacinho do planeta busca viver essa identidade de modo autêntico e dinâmico. Aqui é como o coração da Congregação, que pulsa e alcança todas as comunidades, procurando mostrar a elas as direções e as conversões necessárias para manter-nos fiéis ao nosso carisma e à nossa missão.

arquivo pessoal
arquivo pessoal
Igreja de Santo Afonso, em Roma.


Ser Redentorista é uma busca constante em continuar a obra do Redentor, seja nas comunidades, seja em nós mesmos. Ingressar em nossa congregação é estar sempre em processo de descobrimento e de amadurecimento. Ser irmão redentorista, é estar a serviço do povo de Deus e anunciar o evangelho. Parecem sim, ideais simples, mas são esses os mais desafiadores de se realizar.

Sou muito feliz por ter sido escolhido para essa vocação, e ainda mais feliz por ter aceito. A todos aqueles que refletem sobre ingressar em nossa congregação, saibam que os desafios virão, mas com fé, oração e um coração sincero e aberto ao chamado de Deus, a recompensa virá e cada esforço feito será multiplicado por cem. Seja um Missionário Redentorista!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...