Quando pensamos e falamos em vocação, logo vem a Pessoa de Deus Pai que, assim como escolheu os profetas “desde o ventre materno” (Cf. Jr 1,5) olha para cada um de nós e nos escolhe para uma missão específica. Além disso, também se realça a Pessoa de Deus Filho, Nosso Santíssimo Redentor, do qual assumimos a missão de anunciá-lo e anunciando-o nos tornamos continuadores da Redenção, que na Cruz foi por Ele consumada.
Diante de tudo que foi posto até agora, nesta nossa reflexão, cabe a cada um de nós nos perguntarmos: Onde se encontra a ação e a própria Pessoa do Espírito Santo no âmbito da realidade vocacional?
Nos Evangelhos, vemos que Jesus envia seus discípulos para anunciar a Boa-Nova e batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Cf. Mt 28,19).
No entanto, esta missão que Jesus dá aos seus discípulos só tem seu início após o evento de pentecostes, após o envio do Espírito Santo sobre eles. Do mesmo modo, assim também é em nossa vida, esta realidade muitas vezes volta a se repetir. E é o Espírito Santo quem nos impulsiona a dar o nosso sim, é por meio d’Ele que temos a coragem e a disposição de “gastar os nossos dias” pela causa do Evangelho e do próprio Reino de Deus.
Leia MaisComo discernir a ação do Espírito Santo em mim?O Espírito Santo é quem nos ajuda, enquanto pessoas disponíveis a responder ao chamado de Deus, a ir percebendo para qual missão somos chamados, para qual estado de vida Deus me chama a dar o meu sim e é o mesmo Espírito Santo que nos fortalece em nossa vocação e em nossa missão.
Durante todo o processo de discernimento vocacional e vivência, devemos nos abrir à ação do Espírito Santo para que Ele vá agindo em nós e nos ajudando a nos encontrar vocacionalmente, de modo que vivamos bem ao responder o chamado que Deus nos faz e, ao mesmo tempo, nos realizarmos enquanto pessoa.
Muitas vezes nos fechamos à ação do Espírito Santo e buscamos ouvir somente a voz da nossa própria vontade. Diante disso passamos a viver de forma negativa, como pessoas infelizes e sem realização, como resultado de um estado de vida que foi assumido por nós sem buscarmos o devido discernimento.
Dessa maneira, devemos estar atentos ao apelo do Espírito Santo e com Ele buscarmos um verdadeiro discernimento, para que possamos entender qual é o chamado que Deus nos faz, nos transformando em anunciadores e construtores do Reino de Deus, que aqui começa e tem sua plenitude na vida eterna.
Fr. Caio Oliveira Bueno, C.Ss.R.
Comunidade Redentorista São José
Alfonsianum I
São Paulo/SP - Ipiranga
Conheça a devoção a Nossa Senhora da Soledade em Bom Jesus da Lapa (BA)
Romaria é a segunda maior da cidade do oeste baiano. Saiba mais!
O que significa a Festa da Exaltação da Santa Cruz?
A Cruz é símbolo de nossa fé e sinal de nossa redenção em Jesus Cristo. Saiba mais!
Governador e religioso: conheça a história do Padre Francesco Margotta
Redentorista entrou para a Congregação fundada por Santo Afonso aos 49 anos após conhecer Santo Afonso. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.