Notícias

Virtudes Redentoristas: abnegação de si mesmo e amor à cruz

Abnegação é um ato de renúncia, de esvaziamento total, como nos mostrou Jesus. Amar a cruz significa orientar tudo em nós para fazer a vontade divina.

Escrito por Thamara Gomes

03 DEZ 2025 - 08H15

Luiz Gustavo de Oliveira/A12

Abnegação é renúncia. Trata-se de um submeter-se ao plano de Deus e não se pôr no centro dos próprios interesses. Abnegar-se é um ato de esvaziamento integral: pensamentos, intenções, ações, bens e apegos.

Na cruz, Jesus mostra-nos o que é o estado de esvaziamento total, fazendo-se nada. Amar a cruz significa orientar tudo em nós para que tudo se oriente na vontade divina.

“Cristo pregado numa cruz. Essa é a palavra de amor mais eloquente. Não se trata de algo superficial, não é puro sentimento, não é uma alienação espiritual. É amor”. (Dilexit nos, n. 46)

:: Não há vocação sem cruz

Nas palavras do Santo Evangelho (Mt 16, 24-25), Jesus diz a seus discípulos:

“Aquele que quiser seguir-me renuncie a si mesmo, carregue sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; mas quem perder a vida por causa de mim há de encontrá-la”.

A VIRTUDE DA ABNEGAÇÃO DE SI MESMO E O AMOR À CRUZ NA CONGREGAÇÃO REDENTORISTA

O fim de nossa Congregação é tornar-se semelhante a Jesus Cristo, humilhado e desprezado. (S. Afonso – Tanóia, 1798)

Leia MaisConheça a história dos 4 Santos RedentoristasVocação é amor Os Redentoristas, seguindo contentes a Cristo Salvador, participam de seu mistério e anunciam-no com evangélica simplicidade de vida e de linguagem, pela abnegação de si mesmos, pela disponibilidade constante para as coisas mais difíceis, a fim de levar aos homens a Copiosa Redenção (Const. CSSR, n. 20).

Baixe gratuitamente o subsídio "Orar com o Redentor" do mês de dezembro
e reze pelas vocações redentoristas!

Baixar subsídio

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...